Gerência de Projetos

Ξ 2 comentários

Tecnologia da Informação IMPORTA

publicado por Paulo Lenzi

A pergunta “Tecnologia da Informação importa?” sem sombra de dúvida aquece os ânimos quando esta questão é debatida entre os defensores do uso de tecnologia como o fator fundamental para se buscar ou ampliar competitividade e os defensores do uso da tecnologia como um complemento de uma estratégia maior.

O debate se divide em dois grupos:

  • Os que acreditam que o mundo muda e sempre avança quando se investe em tecnologia da informação.
  • Os que acreditam que a tecnologia da informação pode colaborar com o crescimento antes de adotá-la.

É o confronto da TI como promessa de futuro com a TI como ferramenta de futuro.

Como ferramenta ela:

  • analisa custos envolvidos,
  • altera processos,
  • mede esforços a serem empregados e benefícios a serem auferidos e,
  • planeja a sua implementação.

Como promessa definida, divulgada e evangelizada pelos fornecedores de TI e por usuários que se apropriam dela para serem ou se sentirem inovadores. A transformação da TI em ferramenta de futuro é defendida por usuários que se apropriam dela quando conseguem transformá-la em resultados.

A promessa de futuro conta com uma grande aliada chamada “Estratégia de Marketing” e a ferramenta utiliza a divulgação de resultados práticos para conscientizar os usuários de TI e seu grande aliado é o conceito “Gestão de Investimento”.

Gestão de Investimentos que transforma TI em negócios.

Sem sombra de dúvida, a tecnologia da informação tem desempenhado um papel importante e fundamental na evolução do mundo nos últimos 50 anos, mas o seu uso de forma consciente, planejada e contínua amplia a possibilidade de obtenção de melhores resultados.

A relevância desta pergunta é que ela, independentemente do lado de cada interlocutor, força a uma resposta que consiga quantificar e qualificar os reais benefícios obtidos pelos investimentos em tecnologia da informação realizados quer por empresas, quer pela própria sociedade.

A TI deve ser analisada no contexto interno das empresas e de cada sociedade e seus relacionamentos com o ecossistema a que pertencem, ou seja, uma TI que soluciona problemas internos e que permite a interação com a sociedade que faz parte.

Atualmente, a TI pode ser considerada como:

  • Infraestrutura ou serviço: quando estiver disponibilizada remotamente ou em larga escala,
  • “Commodity”: quando seu uso é uma obrigação ou necessidade.

Sem sombra de dúvida, o mundo mudou com o uso de TI e obriga a todos a adotá-la ou, no mínimo, avaliá-la.
Neste momento, fazer uma pausa e re-analisar os acertos e erros cometidos com TI é importante.

Enfim, “Tecnologia da Informação IMPORTA”.

Gostaria de sua opinião, participe. Eu me baseei no livro Does IT Matter? e recomendo sua leitura.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formado pela Universidade São Francisco, em administração de empresa com ênfase em analise de sistema, pos-graduação em Administração. Sócio-proprietário da Consultoria ROLEN INFORMÁTICA implantação, customização e treinamento nos modulo do sistema ERP da TOTVS (MICROSIGA). Estou no mercado de consultoria desde 1992, tendo passado por várias empresas de diversos segmentos.

Paulo Lenzi

Comentários

2 Comments

  • Com toda certeza, Tecnologia da Informação IMPORTA. O investimento em TI, tem se tornado cada vez mais uma grande necessidade a todos os agentes e departamentos de trabalho. Uma vez que se investe na mesma e se obtem um resultado relevante, ali acontece a satisfação de quem investiu, a qualificação de quem foi atingido pelo investimento e automaticamente, o investidor passa a explorar cada vez mais suas possíveis formas de crescimento a partir da TI para que seus objetivos de lucros em seus negocios sejam aumentados e alcançados.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.