Com o mercado cada vez mais exigente e competitivo, com muitos desafios a cada dia para serem vencidos, metas para cumprir, negócios que necessitam de estratégias mirabolantes para baixar custos e somando-se a tudo isso a falta de profissionais qualificados, as empresas conceituadas estão vivendo uma realidade impar dos últimos 10 anos.
Principalmente com a “sopa de letrinhas”. Senão vejamos algumas delas : API, BPEL, BPM, BPMI, BPMN, BPO, SOA, ESB, CORBA, ERP, UDDI, XML..e por ai vai…
Especificamente quero comentar sobre o SOA e BPM :
Sob o efeito da globalização, as empresas estão encontrando desafios singulares para as suas sobrevivências. É a concorrência, a globalização, clientes incorporando novas empresas, novos negócios, e junto vem as exigências que os negócios necessitam para se manterem na “vitrine”, como é o caso da indústria automobilística que vive momentos tão especiais com modelos de veículos sendo lançados a cada trimestre, por exemplo. A isto o mercado de TI chama de “Menor tempo de vida dos produtos e serviços”.
E cria-se, então, um ciclo entre Clientes/Fornecedores/Parceiros/Legislações/Qualidade/Inspeções/Integrações/Custos até chegar ao consumidor, que é a razão de todas essas mudanças que estão acontecendo dia após dia no mercado e em nossas vidas pois influenciam diretamente noa nossa rotina, como é o caso já exemplificado da indústria automobilística.
E onde entra o SOA e BPM neste ciclo?
Na necessidade para atender o que o mercado está exigindo, as empresas estão propondo novos desafios e apresentando-os às respectivas áreas de TI situações para que criem mecanismos de sustentações.
E as áreas de TI estão se esforçando ao máximo para buscar a perfeição em processos que facilitem ou clareiem os entendimentos das áreas envolvidas (financeira/marketing/vendas/compras/logística, etc…)
A indústria automobilística é o exemplo mais claro que temos hoje em dia, pois senão vejamos: Com os lançamentos de novos produtos, vem o aumento da demanda na fabricação, com isto os prazos encurtam mais e mais devido a vários fatores, principalmente o da concorrência e marketing, porém estas empresas não podem esquecer a qualidade dos produtos/serviços, a disponibilidade destes, a integração com novas tecnologias e de olhos atentos nos custos financeiros, tanto na fabricação quanto nas vendas para o consumidor final.
E existe uma mágica para equalizar todos estes fatores?
Está aberta então uma nova proposta, chamada Arquitetura de TI!
Esta foi criada visando melhorar os resultados produzidos pela TI e andar ao lado, de “mãos dadas”, com o negócio da empresa. Daí, surge então o que conhecemos por SOA , que , traduzindo literalmente descobrimos as palavras mágicas “ Arquitetura Orientada a Serviço”.
A arquitetura SOA é a soma dos esforços de grandes empresas como: Oracle, IBM, Microsoft, SAP e HP que visa estabelecer padrões e tecnologias que facilitam e materializem as possibilidades do reuso das aplicações sem se importar com as plataformas de hardwares e softwares e independe também de linguagens.
Daí surge também o BPM, que podemos chama-lo de “Gestão de Processos de Negócio”, que possibilita a visualização, a automação e a melhoria no que há de mais interessante nos processos de “business” da companhia.
O SOA já está muito presente no dia a dia das empresas. Segundo o Instituto Gartner, em mais de 50% das empresas hoje em dia, o conceito se faz presente mesmo que de forma parcial nas novas aplicações criticas e processos.
Vamos à um exemplo prático da utilização do SOA/BPM.
Uma montadora resolve lançar um modelo novo de automóvel e coloca sua loja um modelo. Alguém que se interesse pelo novo veículo e queira financiá-lo deverá preencher uma série de documentos, entrega-lo ao vendedor e este então despachará os documentos preenchidos para o departamento de cadastro, o departamento de cadastro buscará as informações financeiras sobre o possível cliente, se a ficha cadastral for aprovada pela instituição financeira, segue o fluxo de confecção de contrato até a assinatura. Isto deve demorar pelo menos 10/15 dias, até o possível cliente saber se ele foi aprovado ou não pelas diretrizes da financeira.
Se a concessionária estiver com um departamento de TI “em dia”, com arquitetura SOA e o BPM funcionando e em sincronia com as aplicações, este tempo de resposta poderá ser encurtado para questão de horas, no mesmo dia, isto porque o próprio vendedor poderá fazer as inserções dos dados do candidato, que uma vez estando no ERP da concessionária, estas informações seguem o fluxo com o BPM e coleta as informações sobre a “saúde financeira” do candidato e após, seguindo metodologia própria, aprova ou não a ficha cadastral. E o cliente poderá sair, feliz, com um carro novo no mesmo dia. Simples assim!!!
Este assunto é um pouco mais amplo, porém muito envolvente e o que é mais interessante, não temos como fugir deste cenário SOA/BPM daqui em diante. Assim são também com as companhias aéreas, a indústria alimentícia, a de Telecom, construtoras, etc…
Discutiremos este assunto pormenorizando em outro post para que não fique uma leitura cansativa mas vale a dica : Seja você um gestor de TI, um gerente ou um articulador de negócios que ainda não teve o tempo necessário para ler e “girar na órbita” SOA/BPM, corra e se informe. Com certeza esta dupla irá facilitar muito o seu trabalho dando-lhe visibilidade, facilidade, organização e vida longa na área.
Até o próximo artigo!!!