Inicialmente os sites abrigavam apenas conteúdo estático, contido em algumas páginas HTML com links entre elas, o que para época era suficiente. Os sites das empresas acompanharam a evolução da TI e negócio tornando-se sistemas vivos. Hoje em dia, os sites transformaram-se em ambientes mais interativos e passaram a representar uma importante forma do consumidor/cliente conhecer mais sobre a empresa, seus serviços e produtos.
Atualmente, o site deve refletir a imagem da empresa, passando identidade (missão, visão, valores e negócio) e o catálogo de serviços e produtos que a empresa oferece. Entretanto, ainda é muito comum observarmos essa falta de preocupação e de atualização em que produtos e serviços existentes no site não fazem parte do catálogo de serviço/produtos da empresa. Esses novos portais trazem grande visibilidade e quando estão inoperantes ou mal gerenciados podem trazer prejuízos financeiros e incomensuráveis danos à imagem da empresa.
O desenvolvimento de ferramentas de fácil utilização para criação e administração de site fez com que a responsabilidade que antes estava na TI fosse transferida para outros profissionais. Contudo, essa facilidade também trouxe um novo problema, as definições claras de responsabilidade sobre questões importantes como segurança não tem sido bem estabelecidas e, portanto, tem sido negligenciadas. Há uma forte preocupação como o visual, mas a segurança têm sido ignorada. Especialmente pequenas e médias empresas não têm atentado para a esse fato e acreditam que apenas a contratação de um desenvolvedor (normalmente) para publicar o site já é suficiente, não sendo necessária manutenção periódica.
Se um site for comprometido pode gerar impacto até na comunicação corporativa. Por exemplo, no envio de e-mails, a Domain Block List da Spamhaus pode realizar o bloqueio do domínio caso seja detectado que o site está comprometido. Nessa situação, os servidores que consultam esta lista passarão a recusar o recebimento de e-mails do domínio comprometido. Além disso, deve haver garantias que informações sensíveis e confidenciais não estarão disponíveis publicamente, pois em algumas situações através de uma simples busca no Google pode-se ter acesso as mesmas.
Dessa forma, o alinhamento entre as áreas responsáveis pela administração do site é essencial, pois os aspectos visuais (que muitas vezes faz parte da identidade visual da empresa) e de conteúdo são tão importantes quanto garantir que os aspectos técnicos relacionados à segurança sejam considerados.
Assim como em qualquer assunto relacionado à segurança, essas medidas simples não vão transformar o ambiente em 100% seguro, mas com certamente vão evitar grandes transtornos futuros.
[Crédito da Imagem: Site – ShutterStock]
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