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In-app payment já é realidade no Brasil

publicado por Acacio Santana

Figura - In-app payment já é realidade no BrasilPagamentos com cartões de crédito e débito realizados via smartphones ou tablets estão, cada vez mais, no dia a dia dos brasileiros. De acordo com dados da consultoria americana Gartner, as transações por meio de smartphones movimentaram US$ 235 bilhões em 2014, em todo o mundo. Para os próximos três anos, a previsão é de que esse valor triplique e atinja a marca de US$ 720 bilhões.

Essa tendência se concretiza, principalmente, pela facilidade, economia de tempo e conveniência que promovem às pessoas, mudando a forma como bens e serviços são comercializados. Segundo dados da Juniper Research, a compra de bens físicos por meio de dispositivos móveis será responsável por 30% do varejo eletrônicos nos próximos anos.

De uma forma geral, os pagamentos móveis já são realidade no País, por meio da tecnologia in-app payment ou de máquinas mobile POS. Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o volume de transações com cartões alcançou R$ 963 bilhões, com aumento de 15,1% em relação ao volume transacionado no ano anterior. O Brasil tem uma das redes de adquirência mais modernas e capilares do globo. São, ao todo, 4 milhões de terminais.

No Brasil, o in-app payment já está presente em grandes aplicativos do mercado, e sua crescente popularidade é mérito da simplicidade e conveniência proporcionada para seus usuários. No caso da EasyTaxi, o passageiro, que já utilizou o aplicativo para chamar o taxi, realiza o pagamento com um toque na tela do smartphone, sem se desviar da experiência de uso do produto. Do outro lado, o motorista, que também utilizou o smarphone para aceitar a corrida e navegar pelo GPS, recebe a confirmação do pagamento instantaneamente pelo aplicativo. No final do dia, o taxista já tem um relatório pronto, de todas as corridas que ele fez. Além da inegável praticidade da solução de in-app payment, não podemos deixar de mencionar a segurança dessas transações, que vêm como um complemento de toda essa inovação e facilidade.

Em curto prazo, podemos dizer que a solução de in-app payment é uma tendência, não só nos aplicativos e plataformas nativas, como é o caso do Apple Pay e Samsung Pay, mas também em todo o mercado mobile. De acordo com a consultoria britânica Timetric, a penetração da telefonia móvel cresceu para 133,5% no Brasil em 2014 e deve chegar a 153,1% em 2019.

O crescimento da base de smartphones no Brasil também é um dos fatores que influenciam a expansão desse meio de pagamento. Um estudo da GSM Association (GSMA) sobre a América Latina, divulgado em novembro do ano passado, destaca que o País tem a quinta maior base de smartphones do mundo, com 89,5 milhões de unidades ao fim de setembro, ficando atrás apenas de China, EUA, Índia e Indonésia. Esse forte crescimento impulsiona os meios de pagamentos móveis, que dependem da penetração desses produtos na população e da rede de dados cada vez com mais qualidade.

[Crédito da Imagem: In-app payment – ShutterStock]

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Autor

Acacio Santana é CPO da payleven, empresa pioneira em soluções de pagamentos móveis, e responsável pelo desenvolvimento do payleven Connect, solução para in-app payment

Acacio Santana

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