Carreira

Ξ 4 comentários

Ser Um Lider ou Seguir um Lider

publicado por Samuel Amorim Gonçalves

Este é um tema que passa na cabeça da maioria dos profissionais , desde aquele profissional que esta começando até o profissional que ja está há anos no Mercado de TI. Em todas as empresas de TI existe uma “concorrência” entre os profissionais para chegar ao topo de liderança, gestão ou até mesmo uma diretoria. Os profissionais estão tentando cada vez mais serem qualificados e capacitados a exercerem  uma liderança, porém sempre irá ter um colega de trabalho que também pensa da mesma maneira, se qualifica e se acha apto a exercer esta função. Alguns sonham sempre em ter um cargo de destaque, para outros é apenas consequência do trabalho.

Conquistar um cargo de liderança não signifca apenas ter um cargo de status, mas aumenta a responsabilidade sobre o setor liderado, responsabilidade sobre as pessoas as quais irá gerenciar. É extremamente importante um Lider conhecer sobre gestão de pessoas, processos sobre a área que irá liderar, conhecimento para ajudar na área e muita paciência e discernimento para gerenciar os problemas.

Um dos maiores desafios de um Lider será na gestão de pessoas, como lidar com aquele profissional que esperava a promoção também ou que se acha mais qualificado que você para exercer a função. Um lider sempre precisa estar junto com sua equipe, atuando nos problemas internos, buscando novos desafios e benefícios para sua equipe continuar sempre motivada. O Lider também deve colocar a mão na massa, não apenas gerenciar mas também ajudar com dicas , buscando recursos para melhorar o desempenho e produtividade da  sua equipe .

Seguir um Lider

Talvez uma questão vem a sua cabeça agora, por que eu vou seguir um lider? Quais são os beneficios que isto me traz?

Você que está abaixo de um lider acima de tudo precisa ter respeito pelo Lider da sua equipe, se ele foi colocado nesta posição, é porque ele tem um diferencial e precisa ser respeitado e ele conta com você para manter a equipe com  qualidade e excelência, além disto você é um profissional contratado da empresa e você precisa continuar focado e seguir no seu plano de carreira, trabalhar em suas tarefas diárias. Caso você queira ser um lider no futuro, esta é uma grande oportunidade, pois você terá o seu lider como exemplo tanto para coisas positivas como ver as coisas negativas, porque como ninguém é perfeito e erros  irão surgir.

O profissional precisa estar atento a orientar seu Lider, pois riscos podem surgir caso alguma ação inadequada seja tomada, porque as vezes ele não terá a mesma visão que você que vive dia a dia no projeto, analisando erros e riscos. Nunca pense que seu Lider é um “casca-grossa” porque ele precisa de você e você precisa dele . Se ambos trabalharem em conjunto, discutindo sempre de uma forma positiva, ouvindo e sendo ouvinte, você profissional ganhará com isto, o seu Lider ganhará prestigio, a equipe será muito forte e a empresa ganha com seu projeto sólido e com qualidade.

Líder – Seja parceiro da sua equipe, tendo controle sobre os que possam afetar diretamente seu profissional, dê qualidade para que ele possa exercer sua função, faça reuniões e discuta todos os processos possiveis para que o projeto ocorra com sucesso  e faça a gestão da sua equipe como se eles fossem da sua familia, porque você passará mais tempo com eles do que com seus proprios parentes.

Profissional (seguidor)  – Respeite seu lider acima de tudo, ajude-o a manter o nivel da equipe, aprenda com acertos e com os erros dele, pois se você quer ser lider um dia, precisa aprender também a ser liderado.

“O grande líder é aquele que está disposto a desenvolver as pessoas até o ponto em que elas eventualmente o ultrapassem em seu conhecimento e habilidade.”

(Fred A. Manske)

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

11 anos de trabalho na area de TI sendo 6 anos dedicados inteiramente a area de Qualidade de software. Hoje moro e trabalho nos Estados Unidos com soluções para gerenciamento de produtos Microsoft como SQL Server e SharePoint. Trabalho na area de qualidade de software.

Samuel Amorim Gonçalves

Comentários

4 Comments

  • Caro Samuel
    Bem posto seu artigo. Na verdade, se vc não ajuda seu líder ou tem que tomar o lugar dele ou alguém vai tomar o lugar de voces dois.
    Fico com o provérbio: Melhor ajudar meu chefe cujos defeitos conheço e posso ajudar a se desempenhar melhor do que sonhar com um perfeito.
    Já faz algum tempo, escreveram sobre a liderança situacional. Nem sempre o chefe é líder o tempo todo. Em certos momentos, principalmente em TI, lidera o mais capacitado. Às vezes o subordinado.
    Eu sempre procurei encontrar e seguir um líder. Quando ele não era bom, ou esgotava a capacidade de nos fazer crescer, me mudava para outra oportunidade.
    Siga em frente com seus artigos.

    • Obrigado pelo prestigio Ivan. Com certeza continuarei em frente com artigos para de alguma forma ajudar os profissionais,leitores e passar um pouco da experiencia que tenho adquirido neste pouco mas precioso tempo que tenho trabalhado!
      Obrigado mais uma vez a todos pela oportunidade!

  • Prezado Samuel

    Parabéns, pois está matéria mostra muito a realidade que encontramos nos setores TI, pois ser um lider e diferente de ser um chefe, pois o chefe diz, Vai e resolve e um lider diz Vamos resolver.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes