Segurança da Informação

Ξ Deixe um comentário

Segurança da Informação ≠ Cibersegurança

publicado por Gilberto M. Castro

Com a grande e rápida evolução das tecnologias o nosso mundo está se tornando cada vez mais digital, ou será que já é? Hoje é comum encontrarmos três pessoas em uma mesma casa conversando entre si por aplicativos de mensagem instantânea, ou ainda, é mais prático solicitar um lanche, almoço ou jantar pelo smartphone, sem enfrentar filas ou ter que lavar a louça e ainda ganhar descontos pelo app. Indo mais além, é possível personalizar seu próprio carro pelo aplicativo de celular antes de comprá-lo. Tudo isso já acontece no nosso dia-a-dia e é tão automático e comum que não nos damos conta que estamos imersos nesse mundo sem volta, nos tornamos tecnologicamente dependentes.

Essa imersão acaba nos deixando sem a percepção do mundo real em relação ao digital, muitos incidentes de segurança acabam acontecendo no mundo real e migrando para o digital, e vice-versa, é muito comum encontrar os termos cibersegurança e segurança da informação com o mesmo sentido ou em contextos errôneos.

A cibersegurança é uma parte da segurança da informação, ela é responsável pela segurança digital, ou seja, ela protege os ativos de informação no ciberespaço por meio do tratamento das ameaças potenciais que podem pôr em risco a informação processada, armazenada e transportada pelos sistemas de informações interligados. Quando a informação é transmitida digitalmente a cibersegurança é quem cuida da Integridade, Disponibilidade e Integridades (CID) dessa informação.

Já a segurança da informação envolve o gerenciamento dos ativos de informação, on-line e off-line, que hoje, como sabemos, são os bens mais importantes em qualquer empresa, são eles quem manterão a continuidade dos negócios assim como pode ser pela falta deles que uma organização pode vir a ruína, por meio de um incidente de segurança, por exemplo. A aplicação desse gerenciamento tem por objetivo gerenciar as medidas de segurança necessárias para prever, contornar, e mitigar os riscos e os impactos de um possível incidente relacionado a segurança da informação.

A SI é a gestão global dos ativos de informação de uma organização, é ela que vai gerenciar como serão aplicados os requisitos necessários para a garantia da segurança das informações de uma empresa, e um desses requisitos necessários para essa garantia será a cibersegurança.

  •  
    3
    Shares
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Gilberto M. Castro

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.