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A solução de backup adotada por seus clientes é a ideal? Veja!

publicado por Luís Montanari

Com a quantidade de dados que empresas de todos os portes e segmentos produzem diariamente, o backup deixou de ser apenas uma forma de garantir cópias do seus arquivos e se tornou estratégia de segurança de dados. Tanto o armazenamento quanto a recuperação precisam ser feitos de forma totalmente otimizada e segura.

Nem todos os gestores e empreendedores, por estarem focados no núcleo de suas empresas, conseguem mensurar com exatidão a importância de um backup para a sua estratégia de negócios como um todo. Diante disso, cabe a você como profissional orientá-lo e oferecer o melhor.

A seguir, detalhamos algumas questões importantes para que você identifique as necessidades dos clientes e, ainda ofereça a melhor solução. Boa leitura!

Qual é a solução de backup adotada pelos seus clientes?

Armazenamento doméstico

É o procedimento mais simples e barato, viável para pequenos empreendedores ou profissionais liberais, que não têm orçamento para investir em servidores mais robustos. É o armazenamento feito em dispositivos, como HDs externos, pen drives e cartões de memórias.

Vale ressaltar que esses aparelhos podem ser danificados ou extraviados, além de dificultar a redundância automática. Sendo assim, não podemos considerar essa forma de armazenamento como BACKUP. Isso é por não serem seguros, principalmente para empresas que trabalham com dados ultra sigilosos.

Armazenamento em nuvem

O armazenamento na nuvem de certa forma é a evolução ou migração (depende de como pretendemos demostrar) do Armazenamento doméstico.

O armazenamento na nuvem não demanda dispositivos físicos, pois os dados ficam hospedados em servidores online. Ele elimina riscos de perda por danos ou extravios, mas ainda é preciso atentar-se aos recursos de segurança em relação à proteção de acesso e invasões.

Não podemos considerar um armazenamento como uma solução de BACKUP. Todas as soluções “X Drive” não são soluções de BACKUP.

Assim como no armazenamento interno, o investimento exigido para essa solução é baixo em relação à manutenção de servidores próprios, pois o cliente se exime de custos com manutenções e reparos.

Backup Completo

O backup completo consiste na cópia de todos os arquivos do sistema e não apenas as atualizações. Ele exige uma demanda de armazenamento bem maior (quando comparado aos citados anteriormente), além de mais tempo de transferência de dados, que será afetada pela capacidade de hardware e de conexão.

Uma solução de Backup obrigatoriamente precisa ter Armazenamento Externo(Diferente do local original dos dados), Software especificamente desenvolvido para BACKUP / RESTORE(com recursos avançados de desduplicacao de dados / cryptografia / copias incrementais e diferenciais / etc ).

Trata-se de um tipo de backup que garante sempre a possibilidade de reiniciar o sistema sem preocupação com perdas, pois você sempre terá uma cópia completa para fazer a restauração de todos os dados.

Backup Incremental

É o tipo de backup recomendado para empresas que trabalham com grande volume de dados. O backup incremental é ágil e colabora para um bom desempenho do sistema como um todo.

Esse tipo de solução geralmente é acionado após o backup completo e copia apenas os arquivos produzidos após o último backup. Dessa forma, exige-se menos carga da memória da máquina e agiliza-se todo o processo.

No entanto, o maior entrave do backup incremental fica na recuperação dos dados, pois será necessário fazer a verificação do último backup completo, além da verificação do próprio backup incremental para sincronizar as datas.

Backup Diferencial

O backup diferencial trabalha armazenando somente os arquivos que não estavam no sistema na última atualização. Essa solução tem um custo mais alto que o incremental, por ser mais preciso e contar com uma recuperação mais rápida, pois ela utiliza como referência o último backup completo para fazer a sua recuperação mais recente.

RAID

O RAID é um modelo de redundância de discos independentes e é composto por 11 tipos de arranjos diferentes. O modo chamado de “RAID1” é o mais utilizado. Nele, são utilizados 2 discos, um principal e outro secundário em paralelo, que serve de cópia do primeiro.

Toda modificação feita no disco principal gera uma cópia para o segundo. É um modelo não muito comum por ser suscetível a falhas de hardware, exclusão de arquivos de forma acidental e ataque de vírus.

Infelizmente, observamos que muitos prestadores de Serviços de TI ainda consideram RAID como uma forma de backup. Mas independente do modo, seja RAID1, 2 ou 10, nenhum deles atende às reais necessidades da norma 3x2x1(3 copias, 2 storages diferentes, 1 offsite) de um backup seguro.

Qual é a situação atual da solução de backup do seu cliente?

Para fazer análise correta da solução de backup atual do cliente, você deve analisar algumas variáveis que têm influência tanto no tipo de solução quanto no seu gerenciamento. Nessa fase, algumas questões devem ser levadas. São elas:

Quantas soluções são adotadas?

Os níveis de backup dizem respeito à diversificação das cópias em dispositivos físicos e na nuvem. Em matéria de proteção de perda de dados, é importante ter mais de uma forma de armazenamento, sem perder a segurança.

Qual é a localização dos dados remotos?

Em qual servidor o seu backup está hospedado? Qual é a empresa responsável? Quais são os protocolos e a legislação de segurança que a empresa responsável está inserida fisicamente? É necessário que seja feito todo esse mapeamento.

O fornecedor de serviços de backup deve oferecer a opção de alterar os seus dados da empresa ou até de trocar de fornecedor na nuvem de forma otimizada.

Como funciona o sistema de recuperação de desastres?

Caso aconteça um problema na empresa do cliente, quanto tempo ele demorará para se recuperar? Ele terá perda produtiva ou extravio de dados sigilosos? Esses detalhes são de extrema importância para a adoção da solução de backup gerenciado, garantindo a restauração de dados do cliente.

O processo é automatizado?

Atrasadas frente ao avanço tecnológico, muitas empresas ainda executam o processo de backup de forma manual. Assim, as chances de perdas e de falta de sincronia são grandes.

Ao se deparar com esse caso, você, técnico, deve demonstrar por A mais B o porquê da automação de processos representa a melhor solução para a empresa.

Você sabe lidar com as objeções dos clientes?

Como a área de TI não é vista como parte do núcleo estratégico de muitas empresas, todo investimento para esse setor tende a enfrentar certa resistência. Saiba como lidar com algumas objeções dos clientes e conquiste-os da melhor forma possível.

O cliente falou que o serviço é caro?

Exponha os diferenciais da empresa frente ao mercado e demonstre como a sua solução contribuirá para o negócio do cliente. Reforce a necessidade de adoção de um sistema de backup com recuperação de desastres, sempre como um investimento e não como mais um custo.

O concorrente é mais barato?

Verifique se ele está comparando o mesmo tipo de backup e ressalte a estranheza de um produto tão importante para a proteção de patrimônio ser tão barato. Certifique-se de que o cliente está comparando o custo inicial ou o valor final das soluções das empresas.

Reclamou que orçamento está apertado?

Ofereça alternativas mais flexíveis de pagamento ou procure fazer ajustes para que a solução se adequar ao budget em questão. A negociação de preços não deve gerar prejuízos e deve ter como foco a proteção ideal oferecida ao cliente.

Um dos maiores erros que os prestadores de serviço de TI cometem ao lidar com os seus clientes é não priorizar o núcleo do negócio. A maioria trabalha com foco apenas em consertar máquinas e mantê-las funcionando, mas esquecem de que o objetivo final é o sucesso do cliente.

A análise do backup dos clientes, portanto, é uma fase importante para o oferecimento das melhores soluções e fortalecimento da relação profissional com o cliente. Assim, esse contará sempre com você no seu time.

Gostou das dicas? Então, não deixe de conferir o nosso artigo sobre backup com foco na recuperação de desastres.

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Autor

Graduado em Comunicação Social, o líder dos times de vendas e marketing da ADDEE SolarWinds MSP é pai de duas lindas meninas e apaixonado por política, tecnologia, cerveja e também pelas singularidades das pessoas. Seu maior objetivo profissional é transformar empresas de suporte em verdadeiros MSPs!

Luís Montanari

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