Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Scrum, uma solução viável à sua empresa

publicado por Rodrigo Recchia

Figura - Scrum, uma solução viável à sua empresaO Scrum é um framework que faz parte do desenvolvimento ágil de projetos, possibilitando às empresas um retorno de investimento, muitas vezes, mais rápido do que nas metodologias convencionais. Isso o torna, à primeira vista, atrativo para as organizações que buscam alternativas rápidas e eficazes para atender tendências de mercado e ter a capacidade de responder às mudanças.

Um Time Scrum é formado por três papéis. O primeiro é o Product Owner (Dono do Produto), que define os itens que devem ser desenvolvidos para um projeto e tem autoridade, inclusive, em relação à alta gerência. O segundo papel é do Scrum Master, este age como mentor do Dono do Produto facilitando a priorização dos itens que serão desenvolvidos em um projeto auxiliando o Time de Desenvolvimento e difundindo o Scrum na empresa. Como terceiro papel, tem-se o Time de Desenvolvimento, composto de três a nove pessoas, também chamados de desenvolvedores, os quais possuem habilidades suficientes para completar o trabalho a eles destinado em um período, geralmente, de duas a quatro semanas, chamado de Sprint.

Mas afinal, quais os benefícios que uma equipe Scrum pode trazer para sua organização? Essa pergunta tem várias respostas, já que o Scrum pode ser aplicado em projetos dos mais variados tipos e tamanhos. Como exemplo, citamos uma empresa cujo foco é realizar uma campanha para acompanhar as tendências do mercado, ou, então, uma empresa com a necessidade de criar um produto de forma rápida e eficaz para seus clientes.

No framework Scrum, em cada Sprint, ou seja, em cada ciclo de trabalho, o serviço deve estar completo e pronto para ser implementado no mercado. No caso da primeira empresa, uma equipe de três a nove pessoas pode desenvolver uma campanha publicitária em poucas semanas, comprometendo-se com o trabalho e entregando ao solicitante a campanha desejada, sem romper, é claro, a interação com seu patrocinador (sponsor).

Já para a segunda empresa, tem-se a criação de um novo produto, a qual requer mais que quatro semanas de trabalho para a sua finalização. Neste caso, a empresa pode, a cada ciclo, entregar parte do produto a seus patrocinadores e ter dentro de poucos meses um produto completo e comercializável.

Apesar dos exemplos acima, cabe ressaltar que a abordagem deste artigo não é explicar detalhadamente o Scrum, mas sim apresentar duas possibilidades de trabalho para sua aplicação, através de equipes de trabalho auto- organizadas e auto- gerenciadas, de forma a propiciar, assim, um resultado de alto valor agregado para a empresa.

Neste framework, são envolvidos todos os stakeholders do projeto, ou seja, os executivos, a gerência e também o Time Scrum, o qual conta com o Dono do Produto (responsável pelos itens do produto), com o Scrum Master (responsável por facilitar a implantação do Scrum) e com a Equipe de Desenvolvimento (responsável pelo desenvolvimento do produto por completo).

Para a aplicação do Scrum, é importante que se tenha uma avaliação e um estudo de sua implantação em cada caso particular, já que há uma mudança cultural na forma de trabalho, o que exige adaptação dos colaboradores. Independe do tipo de projeto elaborado, o Scrum pode ser uma ferramenta extremamente útil à sua empresa, por trazer resultados completos e com alto valor agregado em um curto espaço de tempo.

[Crédito da Imagem: Scrum – ShutterStock]

Autor

Rodrigo Recchia é gestor de desenvolvimento do produto WMS Store Automação, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor logístico

Rodrigo Recchia

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes