Governança

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Restaurante ITIL – Estratégia de Serviço – 4/5

publicado por Daniel Ferreira Castro

ITIL - Gerenciamento Financeiro: A fonte de financiamento da TI precisa saber como o seu dinheiro será aplicado e o retorno.  Continuando o artigo anterior (Restaurante ITIL – Estratégia de Serviço – 3/5) seguiremos com o Gerenciamento Financeiro. Tudo gira em torno de custo de oportunidade.  Mas o que é isso?

O custo de oportunidade representa o custo de se abdicar de um investimento real, factível, em detrimento de  outro.  Assim, em um exemplo concreto:

  • O montante necessário para investir em um restaurante for de R$ 1.000.000,00 e a taxa de retorno do investimento for de 18% a.a. ;
  • Títulos do tesouro que rendem 12,65% a.a.
  • Custo de Oportunidade: R$ 1.000.000,00 * 12,65% = R$ 126.500,00

Portanto o Custo de Oportunidade está naquilo que foi sacrificado para se fazer outro investimento.  E a taxa de retorno que o restaurante vai fornecer é a diferença entre a taxa do investimento a ser feito menos a taxa do investimento sacrificado, neste caso é (18,00 – 12,65)% = 5,35%

A fonte de financiamento da TI, para fornecer o financiamento, precisa saber como o seu dinheiro será aplicado e o retorno.  Sem isso o dinheiro ficará aplicado em algo diferente.  É preciso que se justifique o orçamento mostrando o retorno esperado com detalhe e profundidade a contento do financeiro.  Para isso existe o Gerenciamento Financeiro.  Então podemos descrever alguns papéis básicos:

  • Identificar o valor dos ativos associados a sustentação do fornecimento dos serviços e previsões;
  • Assegurar recursos financeiros para entregar os serviços providos pela TI; e
  • Alinhar com a área de negócio e TI para identificar (e subentende-se também que isso ajude a ser documentado e acordado entre negócio e TI) os valores de cada serviço provido pela TI.

Ao se implantar o Gerenciamento Financeiro damos transparência e confiabilidade as informações financeiras fornecidas pela TI.  Imagine novamente o nosso Restaurante.  E você, como Gerente, precisa saber o perfil de consumo de cada prato do cardápio, bem como o uso de serviços de entrega.  Você precisa tomar decisões sobre que pratos podem ser retirados baseado em informações objetivas e confiáveis, do contrário você pode tomar a decisão de retirar um prato que gera uma receita apreciável e deixar outro que talvez gere até prejuízo.   Ou então você precisa renegociar contratos de prestação de serviços de entrega em domicílio.  Com que argumentos você negociará?  É este o papel do Gerenciamento Financeiro.

Quantificar financeiramente permite também que se apresente de maneira objetiva os custos de implantação de novos serviços, ainda que o retorno de algo que ainda não foi implantado seja baseado em expectativas balizadas por critérios estatísticos, séries históricas, pesquisas de mercado, por exemplo.  Pode ser a diferença entre uma resposta positiva ou negativa para a liberação de um investimento.

PerguntaResposta
Quanto custa criar e prover um serviço?Este é o custo de fornecimento do serviço pago pela TI. É o gasto da TI com salas, energia, máquinas, mão de obra…
Qual o valor potencial do serviço?É quanto o cliente enxerga ou ganha com o uso do serviço provido por TI. A complicação aquí se dá pois mexemos com tangibilidade e intangibilidade de valores.
Pode ser medido financeiramente, quando o retorno do serviço é medido diretamente como retorno financeiro ou pode ser medido como satisfação, simplicidade frente ao que se tinha anteriormente, melhoria de imagem corporativa,
auxílio positivo no posicionamento estratégico da empresa…Da mesma forma que TI precisa acomodar oscilações de demanda, o financeiro precisa estar de mãos dadas com TI nesta tarefa.
Para TI agir ela precisa de dinheiro. Iimplantar Gerenciamento Financeiro reduz riscos ao tornar transparente as necessidades financeiras de TI e seus outputs, seus retornos, aumenta a
confiança no planejamento de TI e isso auxilia o planejamento financeiro e surte impacto direto no portfólio de serviços no que tange a sua melhoria contínua para ser mais competitivo e no mapeamento de valores.
Isso delineia já estratégias de como fornecer serviços.
Quanto custa criar um restaurante?Este é o custo de operação. É o gasto com compra/aluguel do espaço, energia, gás, equipamentos de cozinha, mobiliário, decoração, marketing, mão de obra…
Qual o valor potencial do serviço?É quanto o cliente enxerga ou ganha com o consumo daquele restaurante. Ele está ganhando o que com isso? Satisfação? Status? Exclusividade? Utilidade?

Como vimos, valor um serviço não é simples já que mexe bastante com o intangível e, portanto, com o subjetivo.

 [Crédito da Imagem: Gerenciamento Financeiro – ShutterStock]

Autor

Com 16 anos de experiência na indústria de TI, desenvolvendo soluções para diferentes mercados como:B2B, B2C, Finanças e Seguros, por exemplo. Sólida experiência em Arquitetura, Segurança, Cloud Computing e Gerenciamento de Projetos e de Serviços. Responsável pelo gerenciamento e entrega do projeto SIMOC - Simulador de Operações de Guerra Cibernética, ao Exército Brasileiro. Palestrante da TDC2011 sobre Arquitetura em Cloud; Instrutor da Marinha em 2011 - Curso de Padrões de Projeto Enterprise e Melhores Práticas. Formação acadêmica: - Engenharia elétrica com ênfase em Telecomunicações; - MBA em Análise de Empreendimentos - Finanças Cursos, seminários e certificados: - ITIL Foundations V3- Certificado; - Sun Certified Programmer for the Java 2 Plataform 1.4; - BEA Certified Developer: Build Solutions for 8.1; - BEA Certified Developer: Portal Solutions for 8.1; - BEA 8.1 Certified Architect: Enterprise Architecture; - BEA WebLogic Server 9/10 Performance Tuning; - Oracle Soa Implementation Champion; - Oracle Soa Support Champion;

Daniel Ferreira Castro

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