Para driblar a crise, muitas companhias buscam ferramentas que enxuguem os gastos, sem perder a qualidade
Momentos de crise sempre existirão e este momento é um fato no Brasil. Nessa situação, é inevitável e necessário que muitas empresas busquem uma adaptação criativa, na procura de novos caminhos ou até mesmo, na manutenção do mesmo negócio, porém, com uma visão mais econômica e realista quanto à manutenção e permanência no mercado. Quando se fala em inflação, logo vem à cabeça das pessoas o corte de mão de obra, porém, há inúmeras outras maneiras de reduzir gastos, mantendo a qualidade de produtos ou serviços.
O importante é manter-se vivo em meio às dificuldades, pois, se houve uma queda nas vendas ou na máquina que gera lucro às companhias, a meta deve ser mesmo a manutenção de dinheiro em caixa, evitando desperdícios. Para isso, é fundamental um planejamento baseado em perguntas básicas: o que, quando e onde posso economizar, sem perder os atributos da marca.
Um dos setores que normalmente geram muitos gastos é o da telefonia. Mas, você pode se perguntar: como diminuir o número de ligações de uma corporação, se muitas vezes, elas são essenciais para a operosidade e para a abrangência das metas estabelecidas? Para tudo é necessário um estudo: um especialista do ramo de telefonia poderá detectar onde estão os gastos excessivos e fazer um projeto demonstrando como eles poderão ser reduzidos.
Há inúmeras alternativas como os planos ilimitados, que proporcionam um controle efetivo dos custos em ligações. Com o pagamento de uma mensalidade, é possível falar à vontade, sem surpresas no fim do mês. Trata-se de um novo conceito: pagar por chamada simultânea e não mais por tarifas x minutos. Se pesquisar, verá que há planos a partir de R$ 99,00 mensais para fixo Brasil e de R$ 199,00 para fixo e móvel Brasil.
Outra ferramenta interessante é o Faxmail, que recebe o fax enviado direto no e-mail. Dessa maneira, verifica-se a necessidade ou não de impressão. Já nos aparelhos tradicionais, sempre que receber um fax, o mesmo vai consumir bobina ou tinta da impressora.
Um dos maiores consumos em telefonia está nas ligações a cobrar, por serem mais caras e pelo fato de os sistemas de PABX convencionais não permitirem controle. O que fazer: liberar ou bloquear chamas a cobrar? A solução pode ser o PABX IP Asterisk e o serviço do Liga e Retorna onde as ligações a cobrar são bloqueadas, porém, é necessário cadastrar os números liberados para receberem as ligações. Funciona assim: toda vez que ligarem a cobrar, o dispositivo vai identificar se o número está cadastrado e derrubar a ligação. Para números cadastrados, a ferramenta retorna a ligação automaticamente. Dessa maneira, os custos das ligações são daquelas do plano contratado para realizá-las.
Aliás, com o PABX IP Asterisk, dá também para centralizar tudo. Ou seja, não existem mais fronteiras de estados, cidades, países. Todas as ligações entre unidades, filiais ou parceiros são consideradas internas (ramal para ramal) e por isso, não geram custos.
Outra maneira de economizar é a substituição das ligações via 0800 por ferramentas mais baratas e mais modernas como o Clicou Falou, onde um cliente acessa o site, blog, ou qualquer outro meio de comunicação online da empresa que tenha esse dispositivo e com apenas um clique ele tem a possibilidade de receber uma ligação telefônica da companhia sem pagar nada por isso.
Mas, se a solução for mesmo reduzir o quadro de funcionários, sem perder qualidade no atendimento e na comunicação da empresa, com o serviço da URA e o Disparador de Campanhas, é possível substituir a recepcionista ou telefonista. A URA poderá distribuir as ligações para os departamentos ou pessoas diretamente, sem a necessidade de um funcionário. Já o Disparador, poderá substituir a necessidade de ligar para os clientes para obter confirmações de consultas, visitas, agendas, reuniões, entrevistas, entre outros. Ainda há o facilitador de programar de forma automática, utilizando um SMS ou Torpedo de Voz.
Sabendo agir, a crise poderá ser o momento de inovações que trarão benefícios funcionais no desenvolvimento da empresa para a atualidade e também para o futuro, independente do cenário econômico do país. Não existe uma fórmula mágica para as dificuldades, o que existe são boas ações que possam combatê-las.
[Crédito da Imagem: Telefonia corporativa – ShutterStock]