Carreira

Ξ 1 comentário

Redes Sociais e o Mercado de Trabalho

publicado por Maurício Seriacopi

Muito já foi dito sobre os benefícios do uso das redes sociais, e seus malefícios, especificamente quando feito de forma inadequada e irresponsável. No entanto, parece que algumas pessoas permanecem distantes da leitura ou simplesmente ignoram tais informações.

Recentemente, flagrei o post de um colaborador, de posição estratégica em uma grande instituição em que presto serviços de consultoria, dizendo: “Que reunião chata, acaba logo”, ou seja, exatamente no momento em que participava da mesma.

Engana-se quem acredita em estar isento de observação e avaliação de sua exposição por já estar inserido no mercado de trabalho. A “investigação” ocorre antes, durante e até mesmo após o contrato de trabalho.

Com maior frequência, no entanto, ela acontecesse na busca do profissional e antes da sua contratação. O perfil encontrado numa rede profissional, como é o caso do Linkedin, também é “investigado” em uma rede pessoal, exemplos de Facebook e Twiter, os mais habituais.

Por muitas vezes descobre-se, através desta pesquisa, um posicionamento contraditório, com declarações do tipo “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Deve-se ter muito cuidado e evitar postagens que possam evidenciar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, manifestações de ódio pelas segundas-feiras, de alívio e prazer pelas sextas, referências negativas ao antigo ou atual local de trabalho e às pessoas com quem convive diariamente.

Torna-se cada vez mais fundamental, o cuidado com a imagem. Um eficiente marketing pessoal começa pela coerência na postura e nas atitudes que façam relembrar Pompéia, a mulher de César, cujo comportamento propiciou ao imperador, segundo o historiador Suetônio, cunhar a frase “não basta ser honesta, é preciso parecer”.

Problema de alto nível* só conquista quem faz das próprias atitudes suas maiores porta-vozes.

*Problema de alto nível = quando alguém precisa decidir entre duas ou mais excelentes opções.

Autor

* Maurício Seriacopi é especialista em consultoria a empresas familiares, palestrante, escritor, coach, gestor e consultor empresarial com formação em marketing e gestão empresarial. Fundador Presidente do ITE - Instituto Transformar de Empreendedorismo. Sócio-diretor da M2R2 Consultoria Empresarial Autor do livro "Pensamentos. Criando novas ideias, inovando e aplicando à vida" e diversos artigos sobre empreendedorismo, carreira, gestão de pessoas, motivação, entre outros, publicados no Brasil, Portugal e América Latina.

Maurício Seriacopi

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes