TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Porque a TI não é bem vista pela empresa?

publicado por Leonardo Baez

Caros gestores de TI, quero começar este primeiro artigo discutindo sobre um tema que para mim é o mais importante e o principal fator de insucesso de TI.

Este tema na verdade é uma pergunta:“Porque a TI não é bem vista pela empresa?

Sem rodeios vamos direto ao assunto. TI é a única e principal culpada por isso.

Ai vem à segunda pergunta: “Porque?” – Esta pergunta com certeza é cheia de indignação.

Se analisarmos a história, surgimos a partir de uma classe de profissionais chamados NERDS (Sem nenhuma pejoração a isso), mas todos sabemos que estes não possuíam nenhum trato pessoal. São profissionais que se isolam do contato inter humano, devido ao aprofundamento técnico. Este processo de introspecção ao invés de evoluir, foi sendo levado à frente.

Estes profissionais sempre precisaram ser guiados, devido aos seus objetivos serem sempre técnicos, e como tecnologia sempre foi um artigo de luxo, era necessário alguém que conhecesse bem de dinheiro para administrar estes profissionais. Vem daí a estrutura de TI subordinada ao financeiro.

Como sabemos os profissionais de TI de hoje ainda possuem uma herança vinda dos primeiros NERDS, subjugando e evitando ao máximo o contato com o resto da empresa. Se fazendo apenas necessário quando solicitados, dando a visão de prestadores de serviço interno e se achando dominadores das informações.

Então podemos concluir que como muitos gestores, coordenadores e supervisores de TI vieram desta estrutura, herdaram as mesmas características.

Bem os tempos mudaram e é extremamente necessária mudanças para o bem de TI.

Gestores de TI precisam interagir com outros departamentos e com a alta administração da empresa.

Precisam ser transparentes e participarem ativamente dos negócios da empresa, conhecê-la nos mínimo detalhe e fazer com que toda a sua estrutura de TI funcione com esta mesma visão de negócios.

Temos ai o COBIT e o ITIL para auxiliar em todo este processo de mudança.

Não devemos esquecer de um item muito importante, o marketing, precisamos mostrar para que servimos e porque servimos, mostrar os lucros que a empresa tem com o uso da tecnologia, o que a tecnologia os faz a frente dos concorrentes no mercado, ou o que se deve ser feito tecnologicamente para alcançar ou passar a frente dos concorrentes. Assim a empresa saberá o que fazemos, como fazemos e que estamos ali para contribuir com os objetivos de negócio da empresa.

Caro gestor, quando você for chamado para participar das decisões estratégicas da empresa, é porque você teve sucesso em implementar as mudanças na sua organização, sendo assim, você já será parte importante e crucial na empresa.

Boa Sorte a todos……

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sou profissional de TI com 21 anos de atuação em empresas de porte. Experiência em Gerencia de Projetos, Consultoria e Auditoria de Sistemas, Analise e Planejamento de Processos, coordenação de equipes, gerenciamento e administração de custos e comércio de Serviços. Certificado ITIL, COBIT e PMP. Experiência de 17 anos na realização e organização de Treinamentos Corporativos.

Leonardo Baez

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes