Hoje em dia é comum ouvir das equipes que seu gestor esta distante e comentários do tipo “não lembro a ultima vez que falei com meu gerente”.
Para diminuir esta percepção e evitar uma queda de performance e/ou a desmotivação de seus times o gestor precisa ser participativo no dia a dia, tem que procurar criar um ambiente dinâmico de trabalho e variar as atividades e funções da equipe, de modo que as pessoas não fique estagnadas em suas posições atuais, e oferecendo oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
Algumas ações podem ajudar a melhorar tanto o clima quanto o relacionamento entre gestor e colaborador:
- Enfatizar que a porta da sala esta sempre aberta, cumprimentar a equipe quando chegar no escritório e porque não de vez em quando sair da sala e se sentar no meio da equipe, isso com certeza quebra o “gelo” que possa existir entre gestor e equipe;
- Realizar conversas periódicas com os demais líderes para acompanhar o andamento das atividades e o desempenho das equipes;
Uma ação que considero fundamental neste processo é o Feedback, pois, com ele temos a capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre as nossas atitudes, comportamentos e/ou desempenhos, com o objetivo de reorientar e/ou estimular uma determinada ação individual ou em grupo.
O feedback é uma poderosa ferramenta para:
- Direcionar a atenção das pessoas;
- Incentivar e reforçar o desempenho desejado;
- Encontrar alternativas para mudar o comportamento indesejado e eliminá-lo no futuro;
- Incentivar as pessoas a desenvolverem-se.
O Feedback se realizado da forma correta pode proporcionar muitos benefícios. Dentre eles destacam-se:
- A aproximação entre líderes e colaboradores;
- O planejamento de metas de desenvolvimento em conjunto;
- Mantém a motivação e compromisso;
- Estimula eficácia na comunicação interna;
- Ajusta os objetivos com as metas da organização e da equipe;
- Melhora o clima organizacional.
As empresas e os gestores precisam se perguntar sempre:
- Como esta o Feedback na minha área? Ele é constante?
- Existe um Padrão?
- Conheço o perfil da minha equipe?
- Dedico o tempo necessário para o Feedback?
- A Empresa proporciona ao Gestor tempo para o Feedback?
- A Equipe procurar o Gestor?
- O Feedback dado é sempre o negativo?
- Qual a avaliação da equipe com a minha gestão?
O Feedback deve ser dado de tempos em tempos não precisa esperar por avaliações anuais ou semestrais, ou seja, o feedback tem que ser constante.
Os gestores também precisam estar preparados para receber um feedback da sua equipe, pois, as melhores equipes possuem gestores que estão abertos ao feedback e conseguem analisar qual sugestão ou opinião é mais relevante.
É necessário que de tempo em tempos, os gestores se perguntem: O que minha equipe tem feito de bom recentemente?. Preciso melhorar em algo? Então chamar para um bate papo, ligar ou enviar um e-mail para eles falando sobre o assunto. Tem que tornar isso um hábito.
O gestor tem que ser “protagonista” do bom relacionamento de sua equipe e se aproximar cada vez mais do seu time e acima de tudo que tenham o foco na melhoria e desenvolvimento das pessoas.
Parabéns Marcelo,
Realmente um líber de ter, vivencia, respeito, humildade, equilíbrio para compreender a diversidade de uma equipe, recebendo e dando feedback’s, melhorando a evolução profissional e em certas ocasiões pessoal.
Muito bom Marcelo! Incentivar os líderes a serem melhores a cada dia é muito bom, pois, o benefício é usufruído por muitos profissionais e melhora a vida de todos, inclusive a do Líder!