Mercado

Ξ 1 comentário

O que esperar em 2013 com relação a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)?

publicado por Alex Casañas

O ano de 2013 começou, e um dos maiores eventos do mundo da área de Tecnologia, a International CES (Las Vegas 07 a 10 de Janeiro), mostrou as novidades que poderão ser tornar a tendência de tecnologia neste ano. Antes de falarmos do que vem por ai, podemos fazer uma analise baseada em números que acorreram em 2012. As redes sociais se consolidarão, somos mais de 1 bilhão de perfis no Facebook, e todas as semanas surgem produtos, serviços ou novas redes sociais.

Existe uma previsão do Gartner Group que em 2015, 90% de todos os dados serão no formato de vídeo. Na era PC(computador pessoal), tivemos a grande surpresa do advento e explosão de venda exponenciais dos dispositivos portáteis, tablets, smartphones, devices IP e tudo integrado a Internet. Existem estudos do próprio Gartner Group, que o e-mail em 2014, será substituído por alguma ferramenta integrada de e-mail e redes sociais. Estamos em uma nova era, “A era da mobilidade e novos dispositivos”.

Baseado em todas estas informações de 2012, e tudo que as antecederam nos anos anteriores, podemos analisar que 2013 será um ano de muitos lançamentos e novidades para abastecer esta nova era. A tendência de mercado será soluções que unifiquem todos os recursos e aplicativos, nos mesmos devices, com o objetivo de facilitar a colaboração tanto corporativa, quanto às necessidades diárias de consumo de informação. Com relação às necessidades dos negócios, tudo estará relacionado ao aumento da produtividade, competitividade, aumento na participação da empresa em seu segmento, estabelecer um diferencial com relação ao concorrente e agilizar a tomada de decisão.

Os desafios de TIC, serão a integração de todos os sistemas operacionais, quando e como utilizar os recursos de Cloud e Virtualização, e a busca incansável de oportunidades que os recursos de mobilidade podem representar para os negócios. Em 2013, as tecnologias que irão nortear os projetos das empresas devem buscar solucionar todas as questões apresentadas neste artigo.

Não existe solução única ou mágica, o profissional de TI, terá que identificar as oportunidades ao longo do ano. Participar de eventos, demonstrações e testar as tecnologias antes de serem colocadas em prática. O mercado esta muito competitivo, e a mobilidade poderá oportunizar novos e grandes negócios. A chegada do 4G, prometida pelo Governo para 2013 com os grandes eventos (Copa das confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas 2016), proporcionaram novos produtos e serviços. O Governo, também promete uma intervenção maior, com a diminuição da carga tributária sobre a linha de produção dos dispositivos móveis que impulsionaram a era da mobilidade. Independente de todas as projeções, a agenda de 2013 está muito ampla e pode ser a grande mudança já esta acontecendo neste exato momento.

Alguns leitores, provavelmente, já receberam o acesso a este artigo, por uma rede social, fizeram a leitura por um tablet ou smartphone, compartilharam pela sua rede social preferida e arquivaram este documento na Cloud.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Alex Casañas - Perito em Informática, com mais de 18 anos de experiência com Tecnologia da Informação. Trabalhou para empresas como Banco do Brasil(1995), Banco Central(1997), EADINTERATIVO(1999), CISCO/AINET(2004). Foi professor Universitário de Graduação e Pós-Graduação na UNIP(Universidade Paulista, 2002), Anhanguera(FACNET,2004 e JK, 2008), CISCO/UNEB(1999), UPIS(2002), UNICERTO(2003),UNIDESC(FIPLAC, 2002), SENAI(2008), SENAC(2012) e FACITEC(2008, atualmente), para os cursos de Sistemas de Informação, Sistemas para Internet, Negócios para Internet, Redes de Computadores, Segurança de Redes, além de ministrar aulas de assuntos relacionados Gestão e arquitetura da Informação. É formado em Sistemas de Informação, pela UNEB(1998) e possui Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento, pela UFSC(2001). Atua com tecnologias relacionadas com Internet desde 1994. Atualmente é CEO, e diretor de Novos Negócios da AgenciaLan.com.br (Tecnologias voltadas para Internet),

Alex Casañas

Comentários

1 Comment

  • Eu estou a licensiar-me em engenharia informática e gostaria muito me manter informada sobre todas as novidades da TIC(Tecnologia da Informação e Comunicação)

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.