CarreiraMultiplicando lideranças

Multiplicando lideranças

-

Publicidade

Sashimi, muito alem do peixe cru, este prato cada vez encanta e ganha mais adeptos por todo o mundo. Os paladares mais refinados são capazes de distinguir nitidamente as caracteristicas de um peixe de boa qualidade, conservação, textura, aroma, etc. Como atender esse mercado cada vez mais exigente ?

Um pouco de historia:

-Inicialmente os barcos pesqueiros saiam da costa do Japão, pescavam mar adentro e depois de semanas os peixes voltavam congelados em cameras refrigeradas específicas. Saboroso, mas com aquele leve gostinho de congelado.

-Estudos e mais estudos… E se ao inves de congelarmos, colocarmos os peixes em um grande aquário no barco ?  -Muito bom, a maior parte dos peixes chegariam vivos na costa, mesmo após semanas. Muito mais saboroso, mas ainda não o suficiente. Os peixes do aquário, ficavam estáticos por muito tempo, apesar de vivos, a alteração de sabor ainda era perceptivel.

Uma nova solução encontrada, foi colocar um tubarão dentro do aquário, fazendo com que os demais peixes fiquem muito mais atentos e agitados. Pela propria seleção, os mais fracos são  devorados pelo tubarão.

Voltando para a nossa organização, qual o mercado que devemos atender ?

Na maior parte dos casos a resposta será o mercado de nivel mais seletivo e exigente, então precisamos ter os melhores e mais ativos peixes. Tal qual a história, nossa organização precisa estar atenta e com agilidade, sob o risco de sermos devorados.

Ao longo dos anos com gestão de pessoas, percebi que as pessoas de modo geral associam que o tubarão nessa historia toda é o chefe. De fato, um chefe tubarão irá deixar a equipe atenta, agitada, ou melhor dizendo, estressada. Mas nesse ponto é que a organização em alto nivel, necessita ter a visão holística de seus processos, e mais do que nunca ter uma liderança que conduza a equipe a gerar resultados que façam a empresa sobreviver e crescer, diante do tubarão que é o mercado externo. O chefe será sim um tubarão, mas não no sentido de devorar a equipe, e sim um aliado que motive verdadeiramente. Boas lideranças geram novas boas lideranças, não permitindo que lideranças negativas prosperem.

Os tubarões bons e maus, já existem em diversas quantidades, localizações e tamanhos, mas nem todas as organizações conseguem percebe-los em tempo hábil. Colocar mais um tubarão dentro da equipe, nem sempre é a melhor alternativa. Conflitos internos, competitividade entre departamentos, fazem a subtração dos resultados globais.

O foco é o cliente e não os conflitos internos. Neste papel, o líder deve sim fazer com que a equipe tenha o dinamismo necessário, até mesmo para a própria sobrevivência do negócio. A liderança não é única, cada membro da equipe pode e deve assumir uma liderança situacional.

Fazer bem feito o que a organização diz que faz. Parece obvio, mas nem sempre a prática esta alinhada com os objetivos da empresa.

Paulo Tajima
Começou sua carreira como estagiario em Telecomunicações na IBM Brasil, formado na area de exatas com especialização em Eletrônica Digital, complementou seus estudos em Redes, Administração e Gestão Empresarial na Fundação Getulio Vargas. Atuou por 13 anos na IBM como Analista de Sistemas e Especialista em Sistemas e Produtos Assessor, migrando para a Lucent Technologies como Technical Account Manager.  Recebeu inumeros prêmios de reconhecimento por implementações de projetos bem sucedidos no Brasil e Estados Unidos, para redução de custo e melhorias de qualidade, dentre eles (IBM Total Quality Prize, IBM Services Recognition, Excellence in Achievement Award – Avaya Communication) Com ampla bagagem, visão holistica e especialista, continua atuando em multinacionais em todos os segmentos de mercado.

3 COMMENTS

Latest news

De Mainframes a Data Centers Modernos: Como o Passado da TI Molda Nosso Futuro Digital

A história da Tecnologia da Informação (TI) é uma trajetória de inovação contínua – desde os Mainframes operados por...

CMO as a Service: revolucione o marketing da sua empresa de TI! 

Ainda não conhece o CMO as a Service ou não sabe como integrar essa solução na sua empresa? Veja como ter um marketing forte ficou fácil!

Prevenção de Fraudes no E-commerce Global

Este artigo explora as complexidades da prevenção de fraudes globais, o papel de ferramentas como o Sift Science e por que estratégias como o 3D Secure (3DS) precisam ser adaptadas às necessidades específicas de diferentes mercados.

Inteligência Artificial no cinema: revolução ou ameaça?

É inegável que a IA está impactando de maneira definitiva toda a indústria criativa: cinema, música, design, artes visuais, fotografia e arquitetura. No cinema, sua influência é significativa em toda a cadeia produtiva envolvida na criação de um filme. Enquanto os aspectos mais visíveis e controversos da IA estão associados à pós-produção — como efeitos visuais, áudio e trilhas sonoras — seu impacto se estende a etapas cruciais, como roteirização, edição de vídeo, seleção de elenco e até distribuição.
Publicidade

Vender serviços de TI para empresas não é difícil! Aprenda agora!

Criar uma boa estratégia para comunicar e divulgar seus serviços de TI para outras empresas não é difícil. Você só precisa analisar, entender e criar uma estratégia que te faça ser visto como uma opção eficiente e confiável para os negócios. Precisa de ajuda para focar melhor sua comunicação em empresas? Confira as dicas que separamos neste artigo!

Kakau Tech é escolhida para participar do Programa Nvidia Connect, com o objetivo de impulsionar inovações em tecnologia

A Kakau Tech, empresa reconhecida por sua inovação em tecnologia, acaba de anunciar sua participação no programa Nvidia Connect, uma iniciativa que oferece recursos exclusivos para desenvolvedores de software e provedores de serviços.

Must read

De Mainframes a Data Centers Modernos: Como o Passado da TI Molda Nosso Futuro Digital

A história da Tecnologia da Informação (TI) é uma...

CMO as a Service: revolucione o marketing da sua empresa de TI! 

Ainda não conhece o CMO as a Service ou não sabe como integrar essa solução na sua empresa? Veja como ter um marketing forte ficou fácil!
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you