Redes & Telecom

Ξ Deixe um comentário

Múltiplas placas de rede no Windows

publicado por Fabio Hara

Se você trabalha com ambientes Windows Server muito provavelmente já deve ter se deparado com servidores ou estações com mais de uma placa de rede. Este é um cenário mais comum para servidores, pois muitas vezes você deseja ter uma rede segmentada para backup, outra para gerenciamento, para acesso à internet, etc. Para quem trabalha com ambientes virtualizados então faz mais sentido ainda, pois é comum dividir segmentos de rede.

Um dos principais sintomas que acontece quando se tem mais de uma placa de rede em um servidor é que, após a inclusão da nova placa, o servidor começa a apresentar um comportamento estranho. Dentre os principais sintomas temos:

sintomas que acontece quando se tem mais de uma placa de rede em um servidor

Os sintomas podem variar um pouco, pois podem afetar vários sistemas e aplicações em servidores que tenham mais de uma placa de rede. De forma geral este é um dos tópicos que tem causado muitas dores de cabeça para administradores de rede e consultores.

Entendendo como o Windows gerencia as placas de rede

Às vezes você precisa pensar um pouco como se fosse o sistema operacional se quiser entender alguns comportamentos e efeitos que ocorrem no mesmo. Pensando um pouco do ponto de vista do Sistema operacional temos o cenário mais comum que é ter apenas uma única placa de rede. Normalmente esta placa serve para atender requisições dos clientes (para acessar algum serviço disponível na máquina) e também para que o próprio servidor possa consultar autenticação (ou um controlador de domínio).

Assumindo que um servidor possa ter várias placas de rede precisamos entender que por padrão você não especifica para o sistema operacional que uma determinada placa serve para atender requisições de cliente, outra para backup (caso exista), outra para autenticação, etc. O Windows usa o que chamamos de Binding Order, que define entre todas as placas de rede existentes em uma máquina qual será a ordem de pesquisa para contactar um controlador de domínio. Isto significa que, se você tiver um servidor com várias placas de rede, o Binding Order vai enumerar dentre estas placas qual delas ele vai pesquisar (em sequência) para contactar um controlador de domínio.

Na imagem abaixo você pode ver que possuo várias placas de rede (inclusive adaptadores Wi-Fi)

possuo várias placas de rede

Para Poder mudar a sequência de Binding Order da máquina basta apertar a tecla ALT nesta mesma tela, e o menu será habilitado. Clique em ADVANCED

Binding Order

 

Binding Order

Nesta tela você pode mudar a sequência de Binding Order. A regra é simples: A placa de rede que é usada para acessar a rede do Controlador de Domínio DEVE estar sempre em primeiro. As demais placas não fazem efeito.

Olhando na imagem acima fica mais fácil entender o conceito de Binding Order: caso o Windows tenha necessidade de fazer qualquer consulta ao controlador de domínio então ele vai consultar a primeira placa de rede listada. Caso não consiga ter resposta vai ocorrer um time-out e em seguida vai para a próxima paca listada a seguir. O Binding Order NÃO É para especificar qual placa tem maior velocidade, pois muita gente acha que esta sequência deve-se deixar a placa que tenha maior velocidade, e não é para isso.

Obs: você pode mudar a sequência de Binding Order sem a necessidade de reiniciar o servidor (exceto se algum serviço não foi carregado, daí é recomendado reinicializar o serviço afetado ou até mesmo o servidor)

Agora que você entendeu que é possível configurar uma sequência de pesquisa para múltiplas placas de rede então fica mais fácil entender o motivo de esclarecer isto neste artigo. Por padrão a última placa de rede instalada em um servidor entra no topo da lista de Binding Order. Quando você instala um servidor normalmente você configura apenas uma das placas para que possa colocar a máquina como membro de domínio. Entretanto em seguida normalmente você instala uma placa de rede adicional (como por exemplo uma rede de backup) e após ter feito isso o servidor começa a apresentar alguns dos sintomas listados no início de artigo.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Um dos primeiros MVPs (Most Valuable Professional) de infraestrutura do Brasil, além de MCTS, MCITP, MCSA, MCSE, MCITP e MCT, com mais de 14 anos de experiência no mercado de infraestrutura de redes Microsoft. Atuou em muitos cases da Microsoft e hoje ocupa a posição de Especialista em Infraestrutura e Virtualização no time de Comunidades Técnicas da Microsoft Brasil. Sua missão é contribuir com os profissionais e comunidades de IT Pros a explorar as funcionalidades e recursos da plataforma Microsoft. Bom, este é o mini-cv formal do Fabio Hara. O mini-cv “informal” do Hara-san (como é mais conhecido) seria: Hara-san costuma jogar partidas lendárias de Gears of War, Call of Duty MW2, Halo:Reach, etc, nas horas de folga com seus amigos. Além disso curte bastante jogar tênis (apesar de jogar mal) e escutar um bom rock anos 80/90. Grande apreciador do Home-brewing, graças aos conhecimentos que foram aprendidos com o Dalai Lama dos Portais Colaborativos Sagrados(Roberval Ranches – mesa). Tambem gosta de treinar Aikidô, e sempre que possível costuma treinar regularmente. Certa vez me perguntaram: “Hara, o que você faz na Microsoft?”. Na epoca eu disse que divulgava novas tecnologias, produtos, etc. Hoje eu posso dizer que não é bem isso. Minha resposta hoje é: “Eu ajudo você com informações e conteúdos que te ajudem a ganhar dinheiro, ser reconhecido e voltar mais cedo para casa para ficar com a sua familia” Site: http://www.fabiohara.com.br/ Twitter: http://Twitter.com/fabiohara Bom, o Hara tambem fez uns videos bacanas no Youtube. Segue alguns deles: Fabio Hara usando Surface – parte 1 Fabio Hara usando o Surface – parte 2 Fabio Hara usando o Surface – parte 3 Fabio Hara usando o Surface – parte 4 final Container do Azure – via Fabio Hara / parte 1 Container do Azure – via Fabio Hara / parte 2

Fabio Hara

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.