Carreira

Ξ 7 comentários

Momento delicado na carreira? Incerteza? Já pensou em Coaching?

publicado por Leonardo Corrêa

Comecei a pesquisar sobre coaching em um momento crítico de reflexão sobre meu futuro profissional. Pensava no que faria após concluir o curso de graduação e pós-graduação. Já não tinha mais tanta certeza do que gostaria de estar fazendo daqui a 10 ou 20 anos.

Fiz uma busca utilizando a expressão “consultoria de carreira” e descobri a palavra “coaching”, até então uma novidade, que mudou minha forma de enxergar as possibilidades ao meu redor. Desde então sou um curioso e estudioso do assunto, e pretendo, em breve, fazer o curso de formação.

Estabeleci contato com várias instituições do segmento, mandei e-mails com perguntas e dúvidas, fiz amizade com profissionais da área, comprei livros e participei de palestras.

Quanto mais conheço a teoria, maior certeza tenho de que o coaching, se ainda não é, será uma das mais poderosas ferramentas utilizadas pelos grandes líderes e gestores para ajudar pessoas a descobrir, desenvolver e/ou potencializar habilidades.

Mas o que é coach, coaching, coachee?

“A palavra coaching tem origem francesa. Coach significa carruagem, um veículo para transportar pessoas de um lugar para outro. Por extensão, tem o sentido de guiar pessoas nas suas trajetórias de vida e trabalho. O profissional Coach nada mais é do que um taxista, a pessoa que guia a carruagem. Ele o conduzirá para um alvo, um objetivo.” (http://www.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/artigos/coaching.pdf)

O profissional coach não dá as respostas, e sim, conduz o “coachee”, que é quem contrata o profissional Coach, para encontrar as possibilidades existentes em sua vida que o façam superar uma dúvida. Portanto, a melhor definição para o profissional coach seria: parceiro de desenvolvimento pessoal e profissional.

“Coaching é processo de aprendizagem e transformação que envolve o questionamento, a reflexão e a ação rumo à mudança de comportamento. O intuito do profissional coach é conduzir, inspirar e trabalhar a gestão pessoal por meio do autoconhecimento, identificação de metas e desenvolvimento de competências, para que seus sonhos tornem-se realidade em um período de tempo menor do que o imaginado.

Esta prática ocorre formalmente através de sessões individuais ou grupais, com duração de 40 a 60 minutos, periodicidade semanal ou quinzenal, e prazo a ser definido no decorrer da travessia. Pode ocorrer, também, de maneira mais espontânea, quando alguém precisa da escuta e da troca de idéias sobre caminhos e conquistas. Coaching individual ou coletivo é um caminho que, na prática, revela talentos, integra pessoas, apóia decisões, gera um ambiente saudável de convivência e aumenta a segurança na conquista de resultados.” (http://www.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/artigos/coaching.pdf)

O que o coaching não é?

Coaching NÃO é terapia. O coaching pode até ter efeitos terapêuticos por ajudar na tomada de uma difícil decisão, mas não é uma terapia.

“Terapeutas e psicólogos tendem a examinar o passado, a existência de traumas, transtornos, distúrbios, entre outras questões normalmente verificadas na análise psicológica ou terapêutica. O coach trabalha com foco em resultados futuros. Quando alguém procura um coach, geralmente está em condições psicológicas propícias para iniciar uma profunda reflexão sobre seus projetos de vida e/ou de carreira profissional.” (http://blog.adrianalombardo.com/perguntas-frequentes/)

Em suma, podemos dizer que o coaching utiliza-se de fatos presentes para projetar o sucesso futuro, enquanto a terapia e a psicologia analisam os fatos passados para resolver problemas presentes.

Onde o coaching pode ser aplicado?

Uma pesquisa revela que 80% dos profissionais não sabem o que farão depois da aposentadoria. O profissional coach utiliza ferramentas e técnicas para auxiliar em uma tomada de decisão como essa.

Uma situação muito comum ao se buscar coaching é o atendimento individual ou coletivo para apoiar escolhas importantes na vida das pessoas. Escolhas relacionadas à carreira, a projetos de vida, de realização de metas e outros podem ser compartilhadas e apoiadas por profissionais competentes em coaching.

O renomado Consultor Sênior, Coach Master, Homero Reis define que a vida é um estado de arte, e como tal, devemos buscar a harmonia em tudo que fazemos para alcançar a plena realização pessoal e profissional. Isso implica dizer que os mais diversos assuntos podem motivar a contratação de um profissional coach. Tudo o que não está em harmonia e desequilibra sua vida pode ser tranquilamente trabalhado nas sessões de coach.

Alguns tipos de Coaching

Coaching de Vida é um processo dinâmico de autodesenvolvimento que tem como objetivo facilitar que o cliente encontre respostas assertivas e assuma atitudes inteligentes, que lhe proporcionem satisfação e realização pessoal. Além de facilita a realização de mudanças em sua vida. Superando paradigmas e alcançando sua melhor performance, com o máximo de satisfação pessoal possível.

Coaching Executivo é um processo eficiente que desperta para novas perspectivas, através de técnicas avançadas de liderança (Leadership Coaching) e desenvolvimento de equipes (Team Coaching). Contribuindo para a melhora do desempenho e a lucratividade das empresas (Business Coaching).

Coaching de Relacionamento um processo que possibilita através de técnicas e ferramentas eficientes, a capacidade de solucionar diferenças, promover o desenvolvimento de relações harmônicas, produtivas e inteligentes. Possibilitando uma evolução humana coletiva. Indicada para pessoas que desejam melhorar sua relações cotidianas, integrar-se a equipe, melhorar suas relações familiares e afetivas.

Você pode fazer coaching para elaborar um projeto de aposentadoria, planejar uma mudança de carreira, melhorar seu relacionamento com as pessoas, descobrir um rumo profissional a seguir, aperfeiçoar sua liderança, enfim, são tantas as possibilidades que não conseguiria listá-las aqui.

Existem profissionais especializados em cada segmento ou em um ou mais tipos de coach. Quanto mais horas (sessões) o profissional tiver em seu currículo, mais experiente ele será. É como um aviador que acumula horas de vôo. Quanto mais, sinal de maior experiência!

Pesquise sobre o assunto, converse com profissionais, consulte se a sua demanda pode ser trabalhada em uma sessão de coaching. Bons Coach’s, idôneos, poderão lhe orientar corretamente.

Sucesso para todos!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Analista de Processos de Negócio e Consultor em Análise e Reformulação de Currículos, graduado em Gestão da Tecnologia da Informação com extensão em Formação de Consultores Organizacionais pela FGV. Pós-Graduando em Gestão de Processos de Negócio (BPM) integrado à Engenharia de Software, certificado ITIL Foundation, CobIT 4.1 Foundation.

Leonardo Corrêa

Comentários

7 Comments

  • Leonardo, boa tarde.

    Parabéns pelo texto, muito bem elaborado, claro eobjetivo.
    Continue nesta linha que junto com seu conhecimento irá conquistar muitos leitores.

    Grande abraço
    Fabiana Segatto
    http://www.segattotecnologia.com.br

    • Olá Fabiana,

      Obrigado por prestigiar deixando um comentário. Muito obrigado pelas palavras de incentivo!

      Um abraço,

    • Leandro, excelente. gostaria de conhecer mais. vc poderia indicar um livro para iniciantes que ainda nao sabem que tipo de coaching precisam contratar ? ou para quem pretende conhecer mais do assunto ?

      obrigado

    • Olá Gabriel!
      Bom dia!

      Bom, qualquer profissional Coach poderá lhe ajudar em qualquer situação. O que pode acontecer é que o profissional poderá ter uma atuação mais forte em uma área X ou Y, mas isso não quer dizer que existe um tipo de Coach para cada assunto, entende?

      Se quiser conhecer mais sobre Coach, um livro que me indicaram recentemente e acabo de comprar para ler chama-se “Coaching – A arte de soprar brasas” de Leonardo Wolk.

      Espero ter ajudado!

      Se me permite fazer uma indicação, a profissional Adriana Lombardo tem me ajudado muito a conhecer o Coach como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional.

      O site dela é : http://www.adrianalombardo.com

      Um abraço,
      Sucesso!

  • Parabens!
    Suas informaçoes me tiraram muitas duvidas, uma colega comentou sobre o assunto, falou de palestras e o assunto é muito envolvente, vou continuar pesquisando, mais uma vez parabens!

  • Muito boa a matéria! Vou procurar “Coaching – A arte de soprar brasas” pra comprar 😉

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.