Tecnologia Social

Ξ 1 comentário

Maturidade e Profissionalismo nas Redes Sociais

publicado por Paulo Carmo

Finalmente chegamos ao final de um ano bastante produtivo e porque não dizer por demais rico em termos de Inovação e mudanças, não tão somente no tocante ao tema Comunicação e Marketing mas também quanto ao Relacionamento e Engajamento nas chamadas novas Mídias. Muitos termos surgiram, alguns deles nem são tão novos assim, como Co-Participation, Transmidia, Convergência, CrowdSourcing , CrowdFunding, Open-Innovation, entre outros tantos.

Neste momento, passada a bolha do modismo inicial do surgimento das chamadas novas redes sociais, se apresenta um cenário cada vez mais maduro e mais profissional, claramente percebido pela ampla divulgação de cases de sucesso no Brasil e no mundo. Mas o tema Maturidade e Profissionalismo será posteriormente tratado em novo artigo que estarei publicando já no início do ano de 2012.

Particularmente acredito, no entanto, que teremos um evento Campus Party 2012 (#cpbr12) com temas, assuntos diversos e discussões muito mais relevantes e com conteúdo muito mais adequado, uma vez que tivemos um ano de muitos eventos mas com conteúdo muito abaixo do esperado ou até mesmo irrelevante (muito mais do mesmo dizem alguns !). Incrível notar em um ambiente onde tanto se discute sobre Inovação, mudanças e tendências, surjam sempre e apenas os mesmos chamados “Especialistas”, com o mesmo conteúdo repetitivo e vazio, sorriso amarelo e piadas sem graça, em total desalinhamento com o conceito mas básico de Curadoria de Conteúdo.

Críticas surgiram no sentido de ditar algumas regras de conduta já ultrapassadas, carregadas ainda de alguns preconceitos de relacionamento não somente nas redes sociais mas também cara-a-cara, em um mundinho apequenado pelas mesmas opiniões sobre um tema que está apenas surgindo e ganhando dimensões antes nunca imaginadas.

Exemplo disto são todas as transformações políticas e sociais trazidas pela chamada “Primavera Árabe” em torno do Egito, Líbia, Tunísia e todo o mundo Árabe. A Ética então foi fator até então pouco discutido neste cenário, merecendo pouco ou mesmo nenhum destaque diante dos interesses financeiros existentes, não fosse o lançamento recente do livro Etiqueta 3.0 (editora Évora) da Escritora, Consultora e amiga @ligiamarqs, o qual eu aqui recomendo desde já a sua leitura.

Acredito fortemente que o próximo passo na evolução natural do tema redes sociais serão todos os aspectos ligados à Gestão do Conteúdo e do Conhecimento Corporativo nas empresas, com todos os seus riscos e benefícios ligados à Inovação e Colaboração.

Sinceramente, espero e aguardo um ano de 2012 muito mais proveitoso em termos de Inovação e evolução das Tendências não só ligadas à Tecnologia mas também Comportamentais e Humanas, além daquelas ligadas ao Empreendedorismo. Que caiam as máscaras e prevaleçam os talentos acima de tudo. Que as Empresas possam adotar as novas Tendências enquanto mudança cultural, colhendo todos os benefícios de negócios inerentes como também objetivando maior produtividade, colaboração e motivação de todos contidos no Organograma.

Que as Marcas se relacionem cada vez mais com os seus advogados de Marcas (Brands-Lovers) reforçando sua presença não mais apenas com propagandas intrusivas, mas sim com Paixão, Relacionamento e Engajamento, buscando sempre a Fidelização.

Que surjam sempre novos Steve Jobs (Apple), Mark Zuckerberg (Facebook), Jack, Julio Vasconcellos (Peixe Urbano), Jack Dorsey (Twitter) entre outras mentes brilhantes, com ousadia e sabedoria, criando sempre novos caminhos e formas diferentes de fazermos as mesmas coisas, mudando os nossos hábitos diários.

Amém !

Não deixe de consultar ainda o recém lançado livro “Etiqueta 3.0” (autores @ligiamarqs e @hegel72) editora Évora, contendo importantes dicas de comportamento e etiqueta nas mídias sociais.Também disponível pelo site de conteúdo colaborativo do mesmo livro (www.etiqueta3ponto0.com.br).

Desejo, de coração, ótimas Festas de final de ano à todos!

Nos vemos em 2012.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

- Professor do Curso de Pós-Graduação em "Gestão Estratégica da TI" na Universidade FEI - SP (Campus Tamandaré - Liberdade) nas disciplinas de "Governança de TI" e "Marketing em Redes Sociais". - Consultor Especialista em Governança de TI e Social Media Marketing pela EGV Consultoria (www.egvconsultoria.com.br). - Palestrante em Governança de TI, Social Media e Gestão de Projetos (PMO). Twitter: @pacarmo / @EGVCONSULTORIA Linkedin: http://br.linkedin.com/in/paulocarmo Facebook: http://www.facebook.com/pages/EGV-Consultoria-de-TI/101861886542995?created A EGV Consultoria (@egvconsultoria) atua em projetos de GaaS (Governance as a Service, Gestão de Projetos e PMO, palestras e projetos de Comunicação via Mídias Digitais).

Paulo Carmo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.