“Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual” – Albert Einsten
Marketing pode ser definido como o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, bem como a estratégia que se será utilizada nas vendas, comunicação e no desenvolvimento do negócio. O propósito claro do marketing é criar valor e satisfação no cliente, sendo uma espécie de ponte para facilitar a geração de negócios. Mas como isso se aplica ao setor de distribuição?
No setor de distribuição, vejo que marketing está muito voltado para o que chamo de “mesmice”. Quantas vezes já ouvi que a única boa ação é o incentivo de vendas (“vamos bolar uma campanha para premiarmos os vendedores e vai dar tudo certo”). Será que só isso funciona? Certamente não.
Com o mundo competitivo e o setor mais ainda, é fundamental pensar fora da caixa e apostar em ações diferenciadas para trazer resultados expressivos. Vejo com bons olhos ações de treinamentos, eventos de integração (seja com funcionários ou clientes) e comunicação. É importante que saibamos nos comunicar com os clientes de forma rápida e eficaz. Melhor ainda se for olho no olho. Aposte também no seu time: treinamentos nunca são demais.
O mais importante recado é “pensar fora da caixa”. Deixe a criatividade fluir. Porém, é essencial que cada ação tenha um ROI (resultado sobre o investimento) bem definido. O processo é sempre saber o objetivo e depois criar o meio para tal. Muitos erros são cometidos pelos fins não estarem claros e bem delineados.
Pense, norteie seus objetivos, defina os resultados que quer e mãos a obra. Agilidade também é fator fundamental para o sucesso do marketing na distribuição.
You must be logged in to post a comment.