Marketing & Tecnologia

Ξ 1 comentário

Marketing: filosofia fundamental no Distribuidor

publicado por Alberto Rodrigues

Se olharmos para um passado recente, há mais ou menos cinco anos, perceberemos que, no que diz respeito a ações de marketing, os distribuidores de tecnologia sempre foram mais conservadores, evitando inovar.

Porém, graças ao dinamismo cada vez maior do mercado e à busca por novos conhecimentos e oportunidades, este cenário foi mudando e hoje podemos ver ações cada vez mais criativas e ousadas.

Neste período de transformações as empresas passaram a reconhecer o papel vital do marketing para a geração de negócios, elevando o mercado para um nível de maturidade significativo.

As bases para esta transformação foram essencialmente três: construção da marca, geração de demanda e desenvolvimento de canal. A partir daí as empresas passaram a reconhecer o valor cada vez maior desta área nas decisões estratégicas e a desenvolver ações ainda mais segmentadas, de acordo com o tipo de canal.

Atualmente é notável a profissionalização dos departamentos de marketing nas empresas e o crescente investimento em ações segmentadas, garantindo mais assertividade e gerando novas oportunidades.

Porém, ainda há ferramentas pouco exploradas pelos distribuidores e que merecem maior destaque no mercado, a exemplo das redes sociais e dos treinamentos virtuais – facilidades geradas pela Web 2.0 -, que oferecem o diferencial de atingir um número bem maior de pessoas. Sem falar na possibilidade da reaplicação dos mesmos treinamentos quantas vezes forem necessárias, a baixo custo.

Neste novo cenário do marketing, que segmenta canais e atua virtualmente, ainda há muitas barreiras a serem quebradas. Entre elas a necessidade de capacitar e oferecer novas oportunidades de negócios ao canal, sempre de maneira segmentada.

Insisto na segmentação, pois não se pode mais tratar os canais como se todos formassem uma grande massa. Cada canal atua em sua especialidade e tem demandas e interesses diferenciados – e isto deve ser observado em cada ação.

Não é mais possível ignorar a importância de um bom planejamento de marketing para as distribuidoras, afinal o público tem se tornado cada vez mais seletivo e exigente, e ações específicas que atendam a estes anseios são decisivas no sucesso dos negócios em distribuição.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Alberto Marcolino Jerônimo Rodrigues é engenheiro formado pela Universidade Mauá de São Paulo. Alberto é também presidente e co-fundador do Grupo Alcateia, empresa brasileira de distribuição de tecnologia com 25 anos de atuação no mercado. O profissional é Vice-Presidente da ABRADISTI.

Alberto Rodrigues

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.