Carreira

Ξ Deixe um comentário

Liderando sabiamente

publicado por Marcelo Oliveira

Figura - Liderando do sabiamenteAtualmente a liderança exerce um papel fundamental nas empresas. Ter lideranças inspiradoras e preparadas é uma questão primordial para as empresas.

Um líder consistente é na verdade agente de mudança e inovação. Líderes iniciam a mudança e gerentes respondem à mudança. Indo de acordo com essa definição, é consistente dizer que os líderes são os mais importantes agentes de mudança e inovação.

Atualmente há uma crescente percepção das empresas sobre a importância da gestão da inovação para a competitividade nos negócios empresariais. Com isso, as empresas estão sempre procurando desenvolver uma visão muito mais abrangente e emergente na exploração de novas tecnologias emergentes nos seus negócios.

Um dos papeis do líder, na liderança contemporânea, é estimular a todos colaboradores para que contribuam com uma das mais importantes características das organizações competitivas. A inovação! A inovação consiste em um processo de mudança de ordem organizacional, técnica, econômica e social que introduz ideias novas, tecnologias e práticas gerenciais melhores e resulta em ganhos, melhorias, lucros e vantagens competitivas para as organizações. A inovação é importante, pois permite às empresas aprimorar seu desempenho, aumentar a sua competitividade, receitas, acessar novos mercados, adquirir novas tecnologias, conhecimentos e aumentar o valor de suas marcas. Por esse motivo, as empresas estão buscando sistematicamente por líderes que fazem a diferença nas suas organizações e com a capacidade de criar novos mercados, novos processos internos, propor rapidamente a sua expansão produtiva e o crescimento econômico além da melhoria continua de como fazer melhor o que já se fazia.

Você, como líder, é responsável por traduzir para equipe a estratégia da empresa.  À medida que você vai direcionando e orientando você gasta menos energia, proporcionando um maior desempenho da equipe e também um nível de excelência. Com isso, você como líder nato, deve mostrar que seus valores estão alinhados aos da organização. Preserve a coerência entra a fala e ação. Não se comporte como um colega, não seja arrogante ou condescendente. Mantenha o equilíbrio.

O líder é responsável por informar aos seus colaboradores se o trabalho deles está de acordo com o que a empresa espera. Não espere que a situação se agrave para poder orientar e ajudar o colaborador no que for preciso na sua função. É preciso monitorar e informar se eles estão indo no caminho certo. É preciso dar feedback. Avalie constantemente, der retorno aos colaboradores. Com sua ajuda, eles saberão o que precisam fazer para melhorar o desempenho.

Todo líder precisa aprender a trabalhar a individualidade. Não dá para uniformizar e tratar toda equipe de forma homogênea. Estude sua equipe. Um bom líder precisa identificar e ressaltar os pontos fortes e amenizar as falhas de seus subordinados. Conheça o que cada membro de seu time tem a oferecer e monitore a evolução de cada um deles. Estabeleça uma relação de confiança, por isso, a solução é ir experimentando aos poucos até adquirir confiança dos profissionais.

Não queira abraçar o mundo. Um dos seus maiores desafios é aprender a priorizar e delegar. Der a oportunidade a si mesmo e aos outros de crescerem profissionalmente. O lideres novos, mais inexperientes, tem uma dificuldade de distribuir tarefas e acabam centralizando e realizando tarefas muito operacionais com receio de que outros não façam direito.

Em resumo, para manter a sua equipe com um nível de excelência e inovadora, proporcione a autonomia e comunique com assertividade os objetivos organizacionais. Eles precisam principalmente de um propósito. Para que haja uma mudança de paradigma, sobretudo, é necessário a confiança mutua. Confie na sua equipe!

Boa sorte, até a próxima!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Marcelo Oliveira, trabalha a mais de 15 anos na área de TI com larga experiência na implantação de Sistema ERP e sistema Workflow. Na diretoria comercial, teve a oportunidade de colocar em prática alguns conhecimentos e práticas em gerir projetos e liderar pessoas. Consultor Sênior e Team Líder de implantação de sistema, responsável pela implementação de novas tecnologias e metodologias de trabalho. Já participou de diversos projetos para empresas de médio e grande porte. É também auditor de sistema de informação, cumprindo com eficiência a intermediação entre a área de Negócio, Fiscal e Área Técnica. Pós - Graduação Gestão Empresarial - Senac - São Paulo. Bacharel - Estatística - Escola Superior de Estatística da Bahia –ESEB. E-mail : oliveiramr3@gmail.com LinkedIn : http://br.linkedin.com/in/oliveiramr Skype: oliveiramr Marcelo R. Oliveira Consultor de Negócios Sênior III & Analista de Negócios Sênior III- Dealernet

Marcelo Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.