Gerência de Projetos

Ξ 2 comentários

Kick off meeting ou fogueira de vaidades?

publicado por Alberto Parada

Kick off meeting ou fogueira de vaidades? Kick off meeting, expressão da língua inglesa, significa reunião de começo, dar o pontapé inicial e, corporativamente, é usada para marcar o início de um projeto ou de uma operação, um marco que simboliza que o contrato entre as partes está selado e que os trabalhos podem começar.

Protocolarmente apresentam-se os times, definem-se os modelos de comunicação e interação entre as empresas ou departamentos. Nela é normal encontrar desde os mais humildes dos colaboradores até aqueles executivos responsáveis pela assinatura dos cheques ou que receberão a culpa por não ter entregue o combinado.

Normalmente, o que deveria ser uma reunião com ares de confraternização torna-se uma oportunidade única de aparecer, afinal não é todo dia que se consegue um “palanque” com tantas pessoas influentes para te ouvir.

Os técnicos abrem sua caixa de ferramenta e começam a pronunciar seu extenso e indecifrável vocabulário, questionam tudo, a proposta, a solução, o tempo, a quantidade de informações e a velocidade com que elas são ditas podem ser comparadas à de um narrador de corridas de cavalos.

Os gestores médios presentes, sentindo-se em desvantagem, iniciam seus discursos, apresentando suas experiências no prefácio e são contundentes em dizer que já fizeram diversos projetos muito mais extensos e críticos que aquele que se inicia. Aproveitam, ainda, para mostrar seu profundo conhecimento em todos os tipos de metodologia existentes, chegando ao ponto de explicar em detalhes o lado bom e o ruim de cada uma.

Do outro lado da mesa todos estão muito impacientes e ansiosos para mostrar que também são profundos conhecedores dos assuntos e que seu planejamento é inabalável; aproveitam o menor descuido para tomar a palavra e iniciar o processo de respostas e demonstração de vaidades. Tanto de um lado como do outro a retórica parece não ter fim e, pior, nenhuma faz qualquer sentido.

Depois de algumas horas de desfile e a tentativa frustrada de alguns participantes mais lúcidos acabarem com os debates, conclui-se, talvez por obra divina, que aquele fórum definitivamente não é o lugar correto para discutir detalhes operacionais. Isso não quer dizer que as discussões tivessem terminado por falta de assunto e muito menos porque se chegou a alguma conclusão útil.

A percepção para cada lado é diferente, o cliente sai da reunião com a sensação que poderá modificar a seu bel prazer tudo que quiser, desde o planejamento até os produtos, claro que diminuindo o tempo de entrega e aumentando-se o escopo. Por outro lado, o time do fornecedor fica com a sensação terrível que acaba de começar mais um projeto problema.

A verdade é que os dois estão errados e qualquer conclusão precipitada será muito prejudicial para ambos, pois em tempo de execução, ou seja, no mundo real tudo é muito diferente. Caberá aos responsáveis pela relação saberem conduzir com maestria cada item de divergência, porque tudo que é lindo e possível na teoria apresenta, na maioria das vezes, sérios problemas para serem operacionalizados.

[Crédito da imagem – ShutterStock]

Autor

Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Alberto Parada

Comentários

2 Comments

  • E eu vou ter que voar até a Colombia só pra participar de um kick off!!

    • Colômbia é linda , aproveita e passa no caribe colombiano.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes