E-Commerce

Ξ Deixe um comentário

A importância das mídias sociais para o e-commerce

publicado por Mateus Rosa

Figura - A importância das mídias sociais para o e-commerceO mundo já é virtual. E não podemos mais fugir dessa realidade!

O Comércio eletrônico no Brasil  é um setor que definitivamente, não entrou na lista da crise, tenho observado diversas pesquisas e dados estatísticos, que comprovam  está afirmação, e ainda espera-se um fechamento de 2015 promissor. Em meio à instabilidade econômica que enfrentamos no Brasil, este setor continua crescendo e causando grandes impactos no dia-a-dia da sociedade, possibilitando ao mundo dos negócios oportunidades interessantes para alavancar-se. E a boa notícia é que a internet é um poderoso canal de mídia e nos permite muitas formas para atrair e guiar o seu potencial cliente até o ato da compra. Porém, não há uma fórmula mágica para obter o resultado. É preciso disciplina e consistência nas estratégias de Marketing Digital.

ecommerce

Segundo o índice estatístico T-Inside, que mede o desempenho do comércio online no mundo, o Brasil tende a conquistar a quarta colocação no ranking mundial de vendas online, em 2015.

Possibilitando um mercado macro ambiente para as mais diversas ações de marketing entre elas, a exploração das Mídias Sociais. O Social Commerce – ou Comércio Social – é uma estratégia de marketing para comerciantes de e-commerce potencializar suas mídias sociais como um canal de vendas e relacionamento. Seu principal objetivo é criar uma experiência significativa com os e-consumidores de lojas virtuais e permitir que eles compartilhem suas compras online nas suas redes sociais com intuito de socializá-las com suas conexões. E para que essas ações sejam alcançadas é preciso adicionar na loja virtual as funções que permitem aos usuários comentarem e avaliarem as páginas com informações sobre a mercadoria. Além disso, com a inclusão dos botões como o “Like” e “share’’- do Facebook – outros usuários saberão o número de recomendações de tais produtos, servindo como uma avaliação para estimular novos compradores.

Dentro deste contexto, para implantar uma estratégia de Social Commerce é preciso ter uma boa visão de negócio eletrônico. Não pensar somente ‘no lucro final’, e sim na construção do relacionamento e experiência significativa com os clientes. O sucesso de um comércio eletrônico está atrelado diretamente ao cuidado e gerenciamento desta relação como parte integradora das estratégias da sua loja, que, quando bem administradas, aumentam a probabilidade dos produtos e serviços receberem avaliações positivas, influenciando novos clientes e fidelizando os atuais.

Pensando neste contexto, separei alguns pontos a serem observados para criar uma estratégia de Social Commerce.

  1. Entenda o Ambiente Mercadológico:
    Tarefa importante para identificar como é o posicionamento (reputação) da sua empresa na web; As oportunidades e ameaças; Analise a sua concorrência, suas estratégias e público alvo. A partir desse entendimento, é possível nortear o seu plano de ação.
  2. Defina uma estratégia de Conteúdo:
    O conteúdo é uma das peças chaves no social commerce, mas para definir como gerá-lo é preciso saber se seu consumidor alvo quer se divertir ou quer informação.  A partir disto, defina se o seu canal irá utilizar conteúdo próprio, de parceiros ou terceirizado; Se este conteúdo será fechado, aberto ou pago; Os formatos, abrangência, periodicidade e outras possibilidades. Se você quiser conversão em seus produtos ou serviços, é preciso fornecer boas razões para isso.
  3. Defina os Canais para Publicidade (mídias sociais):
    A Publicidade fortalece seu e-commerce ao tornar público um produto ou serviço. No entanto, planejar a forma que você tornará pública a presença da sua marca no ambiente online é de suma importância. Por isso, defina que formato sua empresa irá divulgar.
  4. Mensure toda sua estratégia e crie relacionamento/engajamento:
    Toda campanha na web deve ser mensurada! Há muitas ferramentas que já auxiliam nessa mensuração, porém todas as plataformas possuem algum mecanismo para interpretação de dados e audiência. Esses dados serão extremamente úteis para as suas futuras ações.

Preocupe-se com vendas, mas também em criar um relacionamento significativo transformando seus seguidores em embaixadores da sua marca.

[Crédito da Imagem: A importância das mídias sociais para o e-commerce – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes