Gestão de Processos

Ξ 2 comentários

IES – Segurança e Qualidade

publicado por Wladimir Gonçalves

A qualidade do ambiente de TI disponbilizado pela sua Instituição de Ensino é suficiente para atendimento a seus alunos, professores e terceirizados?

As Instituições de Ensino Superior, IES, vêm sendo impulsionadas a investir em TI. Muitas Instituições de Ensino Superior disponibilizam acesso a Internet para seus alunos no intuito de pesquisa, capacitação e aplicação em itens referente aos cursos oferecidos. Mas esta disponibilidade é desenfreada e constantemente perigosa quando se trata em segurança da informação a ela relacionada.

Os avanços nos investimentos em TI para IES são significativos quando ha integração administrativa aliada a conscientização dos Dirigentes da Instituição em função de melhoria no ambiente de TI, realizando mudanças estruturais, culturais e de processos alem de melhorar a segurança da informação.

Na área Acadêmica, que compete a ensino, pesquisa e extensão tem se observado investimento tímido com relação a Segurança da Informação, deixando uma grande lacuna nesta área em suas aplicações.

Realizar mudanças são necessárias para coloca-lás em um nível de segurança satisfatório.

Um bom diagnóstico pode sugerir as IES melhor aproveitamento de seu ambiente e fornecer-lhes uma ampla visão do que tem e o que é necessário para atender a demanda atual. O item Qualidade, via de regra, com a implantação da ISO9000 pode responder e melhorar muitos dos procedimentos existentes e formar outros de importância igualmente necessários. Daí partir para Segurança da Informação com outras normas aliadas, falhas que hoje existem podem ser controladas ou até deixarem de existir.

Na verdade, muitos não se importam com a segurança na Web. Só porque algo é importante para nós, não significa que ele é (ou deve ser) importante para todos os outros.

Tenho analisado alguns sites em trabalhos de consultoria e realmente a coisa está feia quando se trata de segurança na WEB. Pelo lado desenvolvimento, se faz o que pode contando até com analisador de códigos e quando vemos o perímetro de segurança tambem é possivel avaliar o quão rapidamente os negócios estão indo na direção oposta da segurança. Aí suscita a pergunta: quando vai chegar o momento certo de gastar  dinheiro com segurança?

Como acontece com qualquer investimento de capital ou despesas operacionais, segurança de aplicações é uma escolha;

Tal qual uma política interna de acesso com suas respectivas punições podem coagir um acesso mais seguro,  combinar medidas preventivas, reativas e proativas para formar um item abrangente em segurança da Informação em outros pontos da IES é de suma importante;

A busca da garantia de qualidade na Educação é bastante singular.

O mal-entendido sobre ISO9000 entre os acadêmicos é muito claro e muitas vezes têm uma visão errônea sobre o padrão de qualidade. A procura da ACREDITAÇÃO para os padrões de educação, mostra o intuito de reforçar a reputação das IES

“Ensinar é uma arte criativa, trata-se de emoção e  compromisso.  Como alguém poderia reduzi-la a um conjunto de

Normas e procedimentos? ”

Para atender ao requisito a norma deve ser apresentada de forma que para os Acadêmicos haja flexibilidade e persuasão.

A ISO9000 nas IES deve ser vista como uma questão de cultura organizacional e atitude.

Portanto, as normas ISO 9000 podem se tornar uma alternativa viável, um  meio de construção de procedimentos para desenvolver um melhor ensino. Pense nisto!.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Wladimir Gonçalves Junior Profissional com mais de 15 anos na área de TI, com ampla vivência na implementação de projetos críticos em infra estrutura de TI e segurança com diversas certificações e cursos internacionais em Segurança da Informação, tais como FIH, MCSO, CISM, Forense Computacional, Microsoft Exchange, Microsoft TCP/IP, ACUNETIX Specialist, PMP, entre outros Integrante de diversos Grupos de Segurança da Informação. blog: http://securityserverinfo.blogspot.com http://sunlit-brasil.blogspot.com http://securityserverinfo.wordpress.com/ website www.securityserverinfo.com.br partner na http://www.sunlit.com.br http://br.linkedin.com/in/wladimirgjr twitter: @w_goncalves http://branchout.com/Wladimir.Gonçalves

Wladimir Gonçalves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.