Gerência de Projetos

Ξ Deixe um comentário

Acorde! Comunicação é diferencial!

publicado por Rafael Sá Oliveira

De 40.000 e 10.000 anos atrás surgiu o homem de Cro-Magnon e com ele artefatos mais sofisticados, o desenvolvimento da fala e da linguagem, a formação de uma embrionária organização social baseada na comunicação. Desde então, a boa comunicação é fator preponderante para o sucesso pessoal, profissional e intelectual.

Alguém acha que é por acaso que o termo TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) vem sendo utilizado cada vez? A ITIL, o CobiT e, mais declaradamente, o PMBOK, tratam a comunicação como fundamental para o alinhamento de metas, expectativas, requisitos e responsabilidades pertinentes aos projetos, a Gestão e a Governança. Além disso, registram em consonância, que a comunicação inadequada é caminho inegável para ao insucesso de qualquer atividade.

Por esta importância, cabe aos comunicadores seguirem algumas dicas para a comunicação escrita e oral:

Evite erros de português:
Aprimore seu conhecimento sobre a língua utilizada para não cometer erros grosseiros, é fato comprovado que este tipo de acontecimento desvia o foco da comunicação para a linguagem e não para a informação transmitida;

Evite Ordem Indireta:
Exemplo: O carro será lavado pelo Motorista.
Prefira: O Motorista lavará o carro;

Evite dupla negativa:
Exemplo: Não é proibido fumar neste local.
Prefira: É permitido fumar neste local;

Use sempre uma versão afirmativa:
Estudos de Neurolinguística comprovaram que o cérebro humano é muito mais receptivo a informação apresentada em forma de afirmação, o que facilita consideravelmente a possibilidade de aceitação de um projeto, a venda de um produto ou de uma ideia para seu superior;

Evite prolixidade:
Exemplo: Prosopopeia amigável entre estimados.
Prefira: Bate papo entre amigos;

Tenha empatia na comunicação:
Coloque-se no lugar do receptor ao transmitir uma informação, assimilando o fato de que você, por saber do que se trata, pode entender facilmente o que escreveu ou falou mas algum desconhecedor do assunto pode não entender absolutamente nada;

E por último, e não menos importante:

Simplifique:
Sem rodeios, voltas e palavras não usuais.

Lembre-se que o alcance e a eficiência da comunicação é decisivo para o sucesso de suas ações e ideias. Abuse e use deste poder!

Abraço a todos!

Autor

RAFAEL SÁ OLIVEIRA Gestor de TI, com 12 anos em TI, adequado e certificado nas boas práticas da ITIL® , CobiT®, ISO 20000 e Balanced Scorecard , com conhecimento em Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de TI, Administração Estratégica, Gestão de Pessoas e de equipes de alto desempenho, treinamento e capacitação de equipes. ✔ rsobsb.comAbout.meLinkedInTwitter

Rafael Sá Oliveira

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes