Gerência de Projetos

Ξ 1 comentário

Gestão Eficaz: Decisões mais inteligentes

publicado por Danilo Marques

Principio BÁSICO no mundo corporativo são  as decisões nos negócios, uma decisão precipitada pode afetar a estabilidade da empresa para sempre, para se tomar grande decisão é necessário seguir uma metodologia eficaz que reduza a chance de fracasso.

Cada oportunidade aproveitada pode definir o sucesso da empresa ou a decadência da mesma;


As Melhores técnicas para aproveitar ao máximo as oportunidades e tomar grandes decisões,  vem de especialistas na área como Jeffrey Pfeffer,Robert Sutton, Ram Charam, Thomas Davenport e John Hammond .

Vamos ver algumas dicas:

1-      Alinhar os papéis de decisão com as mais importantes fontes de valor;

2-      Assegurar-se de que as decisões são tomadas pelas pessoas certas nos níveis corretos da organização

3-       Por ultimo deixar a equipe atuante auxiliar no processo de decisão, expondo suas opiniões aos demais que tem o poder de “decisão”.

Com esses princípios, sua empresa já pode começar a estudar as melhores saídas para os gargalos que se formão ao longo de decisões mal tomadas e/ou atrasadas.

As empresas ao longo de sua jornada desenvolveram vários métodos para esclarecer os papeis decisórios e alocar responsabilidades, vamos estudar a mais usada segundos os especialistas a Sigla “RAPID” (Recomendar, concordar, executar fornecer input e decidir-“D”).

Para utilizar essa metodologia, as letras em “R.A.P.I.D” correspondem aos cincos papeis críticos na tomada de decisão, são eles:

Recomendar (ou aconselhar), as pessoas neste papel são responsáveis em apresentar uma proposta reunindo input, fornecendo os dados, e  analise adequados para tomar a melhor decisão. (eles devem ter habilidades analíticas, bom senso e inteligência

Acordar (ou concordar). Os integrantes dessa equipe possuem o poder do veto, Sim ou não, sobre a recomendação do grupo anterior, eles devem iniciar um debate entre os 2 grupos para alinhas as informações, se os grupos não chegam a um acordo ou demoram para decidir cabe a quem tem a “D”(decisão) resolver.

Dar Input (ou opinar). Essa equipe é consultada sobre as decisões, eles se envolvem com a implementação daquilo que for decidido, estão interessadas em levar o conselho até o fim, nessa parte do processo se as pessoas certas não estiverem envolvidas aumenta a chance de a decisão resultar em fracasso.

Decidir(tomar a decisão). A pessoa com a “D” é quem toma a decisão formalmente, para o bem ou para o mal, ela quem detém a responsabilidade final, e tem autoridade para resolver impasses durante os processos decisórios.

Promover a Execução(ou executar). A decisão sido tomada, inicia o processo de execução que pode ser um grupo para executar ou na maioria das vezes o mesmo grupo que fez a recomendação executa o processo.

Definir os papéis e designar responsabilidades as pessoas certas são passos essenciais, assim como o processo adequado.

Para finalizar, é importante entender que cada empresa utiliza uma metodologia adequada para a sua realidade e posicionamento da empresa diante a sua área e seus respectivos concorrentes.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Há mais de 10 anos trabalhando com T.I aplicada como ferramenta de negócios. Gerente de Projetos Exerço responsabilidade particular de administrar os recursos em TI. Desenvolvimento Sistema de vendas. Formado em Desenvolvimento de Sistemas pela “Universidade Salesiano Dom Luiz Lasagna” Araçatuba-SP. Cursando MBA Em Gerenciamento de Projetos pela FGV-SP

Danilo Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.