Marketing & Tecnologia

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Gestão do Conhecimento está altamente atrelado a uma gestão de Marketing de conteúdo

publicado por Carol Merten

As empresas, hoje em dia, estão com um entendimento que o Inbound Marketing é a solução. Um desses motivos é o custo baixo em relação ao marketing tradicional, e o momento econômico proporciona isso, só que elas ainda não perceberam que Marketing de Conteúdo é uma estratégia que faz parte do Funil de Vendas do Inbound Marketing.

Mas o que o mundo corporativo ainda não compreendeu é que o Inbound Marketing é uma estratégia que envolve diversos elementos, como Links Patrocinados, Webinar, Relacionamento através do E-mail Marketing, Blog, Redes Sociais e etc. Percebo que muitas corporações estão entendendo que Inbound Marketing é a mesma coisa que Marketing de Conteúdo, e não é, uma complementa a outra.

Marketing de Conteúdo

Nos últimos tempos as empresas descobriram que investir no Marketing de Conteúdo seria uma maneira de gerar engajamento para suas redes sociais e gerar tráfego para o seu site institucional, mas como você tem gerado este conteúdo? Como este conteúdo está sendo produzido? Porque você está construindo este conteúdo? A ideia é gerar retorno Quantitativo ou Qualitativo?

Algo fundamental para que a sua estratégia de Marketing de Conteúdo funcione é você descobrir como quer ser referenciado e provocar aquele leitor a ter um motivo para lhe mandar um e-mail, solicitando mais informações sobre sua empresa, mas é importante você direcionar o usuário da melhor maneira.

Agora, quando digo que se a empresa não tiver bons talentos e a cultura da empresa não fizer parte desta estratégia ela não terá uma boa estratégia de Inbound Marketing, é porque as áreas de Marketing estão trabalhando com agências para gerar o conteúdo que não provem do seu DNA, do seu conhecimento do seu produto e dos seus processos de negócios, as agências não possuem força e nem know-how para compreender seu serviço, até porque ela atende diversas outras empresas, como ela será especialista no seu negócio? As agências apenas devem gerir estas estratégias, não são elas que possuem o conhecimento técnico e muito menos conhecem a realidade do consumidor (B2B e B2C). As corporações precisam compreender que a estratégia do Marketing de Conteúdo é o meio do caminho do funil de vendas do Inbound Marketing e as áreas de marketing das empresas precisa transitar em outras áreas para  identificar os talentos que possuem conhecimento e transformar esse conhecimento em atração para o produto que você esteja ofertando, e aí você pode pensar em diversos materiais de topo, meio e fim do funil. Este processo envolve pessoas, gestão do conhecimento, produção de conteúdo (eBooks, Webinar, Blog, Infográfico, etc). Quando a área de marketing passa a fazer a gestão deste conteúdo a partir do conhecimento, ela passa ser referência. Por usar o mundo virtual, que é 100% mensurável, ela consegue mapear e gerar leads, e então a força comercial consegue agir mais assertivamente para uma oportunidade e a transação de um negócio, pois o lead virá altamente qualificado. Por exemplo, você criou um eBook sobre Cloud Computing, x, y e z pessoas entraram na sua landing page e baixaram esse conteúdo através de um formulário, você não irá entrar em contato com este consumidor do eBook para falar sobre Colocation, ou irá? Quando usamos o processo de segmentação do lead, você já entrega para a sua força comercial o lead qualificado e realmente interessado naquilo que ele está desejando comprar, porque você já conhece todo o processo de compra, que pode ser acompanhado através de uma ferramenta de automação de marketing.

E ainda usando o exemplo do eBook de Cloud, quem poderá te trazer informações para você construir este material? Sua operação, porque conhece a realidade do produto, o Gerente do produto, porque ele poderá te dizer mais sobre o produto, a área de estratégia da sua empresa, porque ela te dirá qual a estratégia a empresa está adotando, e a área comercial, pois ela poderá te passar se este material está aderente ao público que eles lidam no dia a dia, se realmente é aquela necessidade que eles estão precisando é a dor latente do cliente.

Ou seja, é muito importante ter em mente que se você não tiver bons talentos na empresa você não conseguirá criar bons conteúdos, pois uma agência consegue criar belos conteúdos, agora com o conhecimento técnico que a sua empresa possui ela não conseguirá, e o consumidor esta cada vez mais exigente e a velocidade da informação está cada vez mais rápido, ou seja, ou você otimiza seu processo de produção de conteúdo dentro do seu funil de vendas do Inbound Marketing ou você realmente perderá seus clientes para a concorrência. E qual  o papel da área de Marketing em todo esse processo? É ter certeza que as etapas do funil de vendas do Inbound Marketing estão rodando e realmente se transformando numa máquina de gerar leads qualificados para o seu negócio.

Você ainda possui dúvidas sobre se deve ou não internalizar seu gerenciamento de conteúdo? Pense, o maior valor capital hoje de em dia de uma empresa é o capital intelectual e este você deixará na mão de uma agência?

Aproveite 2018 para repensar um pouco mais sobre o seu marketing digital.

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Autor

Sou uma profissional orientada para resultados, com visão sistêmica e foco em planejamento estratégico. Atuo como consultora de negócios digitais e ofereço aos meus clientes todo conhecimento e know-how adquirido em 17 anos de mercado, provendo serviços e soluções para web com estratégia direcionada em marketing digital. Proporciono as pequenas e médias empresas posicionamento mercadológico no ambiente digital, sempre com foco em resultados, para que o cliente consiga atingir seus objetivos e sua presença online resulte em mais negócios.

Carol Merten

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