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Gerenciamento de Serviços de TI em empresa de pequeno e médio porte é possível!

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Em Dezembro de 2010 fui convidado para ser o Gerente de TI de uma  empresa especializada em Projetos de Iluminação sediada na cidade de Diadema SP, para estruturar a área de TI, TELECOM e Segurança da Informação. Em parceria com a Comissão Especial dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB Secção São Paulo realizei uma campanha interna de conscientização da utilização dos recursos de TI, bem como recomendações e orientações para a utilização de forma mais segura. O leitor da TI ESPECIALISTAS  poderá ter mais detalhes da campanha no link http://www.oabsp.org.br/comissoes2010/crimes-alta-tecnologia/artigos/1a-ata-da-reuniao-do-dia-04-02-2011-da-comissao-de-direito-securitario.

Campanhas como esta, normalmente são feitas em empresas de médio e grande porte, no meu caso busquei uma parceria com a OAB/SP e sem custo algum realizei em uma empresa de pequeno porte.

Com um investimento baixo contratamos uma empresa para fazer um Diagnóstico da TI da empresa, tendo como resultado um Book com todas as informações sobre a situação atual, quanto aos sistemas de informação, sugerindo mudanças e implementações necessárias ao desenvolvimento planejado da área de TI através de um Plano Diretor de TI, para assim tomar decisões e estimativas de orçamento para a área.

Com este Diagnóstico e Plano Diretor de TI em mãos o objetivo era saber:
• Qual a Visão?
• Onde estamos agora?
• Onde queremos chegar?
• Como chegaremos lá?
• Como saber se chegamos lá?

Com uma visão mais clara da TI da empresa conseguimos iniciar um atendimento diferenciado por conhecermos os clientes de TI e os serviços que podíamos oferecer.

Começamos a entender os requisitos do clientes e sua estrutura, mapeamos a infra estrutura da TI e damos início a uma Base de conhecimento.

Os pontos avaliados no Diagnóstico foram:
• Dimensão da rede;
• Instalação física;
• Dimensionamento de equipamentos;
• Sistemas de Rede;
• Rotinas e Procedimentos Administrativos;
• Políticas de uso dos recursos de TI;
• Legalidade de softwares;
• Documentação existente;
• Equipe Interna de TI;
• Sistemas existentes;
• Prestadores de Serviços;
• Plano de Ações;
• Previsão Orçamentária.

Com estas medidas simples e baseadas na ITIL, tivemos um ROI(Retorno sobre Investimento) dentro das expectativas da Diretoria da empresa. Reduzimos gastos na TI e TELECOM em 6 meses, otimista com os resultados pretendemos continuar no próximos meses com as ações de Gerenciamento e Governança de TI adotada em grandes empresas.

Próximo passo no 2o semestre de 2012 é conseguirmos mapear todos os processos de negócios e de TI usando BPMN (Business Process Management Notation) e começar a usar práticas de ITIL e PMBOK.


Anderson Marcelino Pereirahttp://www.amp.eti.br
Anderson Marcelino Pereira – ITIL Manager V2 Especialista em Gerenciamento de Serviços e Governança de TI.

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