E-Commerce

Ξ 1 comentário

Razões para Considerar Utilização de Estoque Terceirizado

publicado por Marcelo Goberto Azevedo

Muitos lojistas preferem não criar estoques físicos de seus produtos online, criam canais diretos e automatizados com seus distribuidores e fabricantes para solicitar suas compras por demandas. Muitas vezes esse modelo de logística se mostra bem vantajoso e interessante para alguns nichos de mercado, principalmente para o modelo online. Para isso vamos listar algumas razões que devem ser levadas em consideração no momento da adoção desse método, também conhecido como Drop Shipping.

Catálogos Maiores de Produtos

Por não haver necessitar de espaço físico para armazenamento de produtos a venda. É possível manter praticamente um número enorme de produtos a disposição dos possíveis clientes. E aplicando o conceito de “Cauda Longa”, chegamos à equação, quanto maior a oferta de produtos, maiores serão as chances de concretização de vendas.

Disponibilidade Imediata

Muitas vezes um lojista só conseguirá disponibilizar um produto, após a chegada da solicitação de compra, o processo de entrada no estoque, e o cadastro na loja virtual. No modelo estoque terceirizado, a inserção do produto é praticamente instantânea, visto que uma vez que produto foi autorizado à comercialização por parte do fornecedor, já se torna possível oferecê-lo através do comércio eletrônico.

Exploração de Novos Mercados

Será possível negociar novas linhas de produtos com novos fornecedores e criar canais únicos e integrados dentro da loja virtual para efetuar a experiência de aceitação, além de ser mais proveitoso, não será necessário nenhum investimento em inventário para realização desse ensaio de aceitação.

Redução de Investimento

Sem a necessidade de criação de locais físicos, demanda de recursos humanos para separação e despacho dos pedidos fisicamente, os custos operacionais serão drasticamente reduzidos. E dependendo da negociação com os estoques terceirizados o investimento inicial para a criação de uma loja virtual pode ser praticamente zero do ponto de vista logístico.

Agora existem algumas desvantagens em relação a esse modelo, sendo algumas delas:

  • Efetuar atendimento sobre os produtos, sem completo domínio das informações especificas;
  • Pedidos com produtos de múltiplos fornecedores;
  • Processo de devolução e troca de mercadoria;
  • Margem de lucro dos produtos reduzida;
  • Perca do controle completo sobre a cadeia de logística.

Em resumo a escolha do modelo de estoque terceirizado, com certeza deverá levar em consideração o nicho, os produtos e principalmente o público alvo que deverá ser atingido, e obviamente a satisfação dos clientes em relação ao processo completo desde o momento da venda até o recebimento da mercadoria.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo Ecommerce. Atualmente como Diretor na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Marcelo Goberto Azevedo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes