BI

Ξ Deixe um comentário

Ferramentas de Data Discovery: o futuro das aplicações de BI?

publicado por Priscila Papazissis Matuck

Ferramentas de Data Discovery: o futuro das aplicações de BI?De acordo com o Gartner, no ano de 2013, os CIOs (Chief Information Officers) tinham o Business Intelligence (BI) como prioridade tecnológica número um em seus investimentos. Estudos dessa natureza comprovam que na atualidade, são poucos os executivos que desconhecem o poder e o potencial de melhoria na gestão do negócio que as ferramentas de BI podem prover às organizações. E apesar do BI ser uma tecnologia já conhecida e amadurecida no mercado em geral – considerando pequenas, medias e grandes empresas, muitas inovações vem ocorrendo também nessa área. A mais recente delas é a aplicação conhecida como Data Discovery (DD), ou ferramenta de descoberta de informação.

Uma das principais características dessas aplicações é a possibilidade que as áreas de negócio têm de utilizarem dados relevantes em modo “self-service” e em todo lugar – a ferramenta fornece ao usuário flexibilidade na composição e utilização das informações, acessados de tablets e smartphones, sem a necessidade de relatórios pré-definidos e estáticos, que normalmente demoram muito tempo para serem desenvolvidos e que criam uma alta dependência do setor de TI. Essa característica é boa para a TI e boa para a área de negócio, pois diminui a dependência da área de tecnologia e aumenta a autonomia de quem de fato faz uso da informação. Sistemas de BI tradicionais levam tempo amadurecer e se tornam verdadeiros gargalos para o departamento de TI, pois retratam informações dinâmicas e “vivas”, que sofrem um grande número de modificações e ajustes ao longo do tempo. Ao deixar sob o domínio dos usuários um vasto volume de dados e proporcionar a ampliação de sua capacidade de análise, eles mesmos conseguirão extrair as informações de que precisam.

Outra vantagem dessas ferramentas é sua característica “in memory”. Trabalhar com dados armazenados em memória, ao invés de bancos de dados tradicionais, pode aumentar drasticamente a velocidade de acesso da aplicação, otimizando o tempo de consulta, visualização e manipulação dos dados. Além disso, outra importante contribuição reside no fato de que tais aplicações são rápidas de se implementar. Em recente projeto desenvolvido em uma empresa do setor de saúde de Minas Gerais, pôde-se averiguar uma redução de tempo de implementação da ordem de 62%. Um projeto, que em ferramentas de BI tradicional levaria cerca de um ano e meio para ser finalizado foi realizado em aproximadamente sete meses. Apesar de muitas vantagens, as organizações também devem ficar atentas aos possíveis desafios que as tecnologias de DD apresentam. Um estudo do Gartner de 2013 aponta alguns desses entraves. Um deles é quando a área de negócio se sente livre para implementar, customizar e regular as ferramentas de DD, cometendo o engano de se distanciar da área de TI. Pesquisas comprovam que muitas vezes esse comportamento trás consigo um isolamento departamental, já que a TI consegue manter uma visão da integração entre as aplicações (dentro e fora do BI). As áreas de negócio podem apresentar dados de fontes alternativas ou obsoletas em relação às informações que podem estar circulando oficialmente pela empresa, causando impactos diretos na gestão dos processos do negócio.

A partir das análises de aspectos positivos e negativos, verifica-se que as ferramentas de Data Discovery estão prontas para assumirem um papel importante na tomada de decisões corporativas para os próximos anos. Ferramentas, processos e recursos humanos envolvidos (de TI e de negócio) são ainda itens de análise relevantes que as organizações têm que fazer para seguir na implantação de tais ferramentas, pois o investimento financeiro pode ser bem alto, dependendo da tecnologia escolhida e da forma como ela será desenvolvida (consultoria interna, externa ou ambas). Apesar disso, acredita-se que a estreita colaboração entre as áreas de TI e negócio ainda é a chave que irá garantir o sucesso dessas iniciativas.

[Crédito da Imagem: Data Discovery – ShutterStock]

Autor

Profissional de tecnologia e gestão de projetos, com 14 anos de experiência no mercado, atuando em empresas de diversos segmentos (indústria, tecnologia, educação, saúde). Especialista em sistemas de Business Intelligence e Workflow. Com ampla experiência no ensino, já lecionou nos cursos de Ciência da Computação, Administração e Tecnólogos em Gestão de TI.

Priscila Papazissis Matuck

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes