Não existe melhor ou pior tecnologia, e sim a mais adequada ao planejamento, processos e pessoas da empresa. Dito isso, quando se procura uma ferramenta de trabalho corporativo que integre uma corporação, auxilie no relacionamento com o cliente e estreite parcerias, as quantidades são grandes.
A Futurum, empresa especializada em CRM e Sharepoint, atende o cliente com toda a fidelidade e atenção possível. O diretor de novos negócios e parcerias da Futurum, Paulo Fernandes, explica que cada empresa, dentro do seu segmento de mercado, deve compreender qual é a melhor estratégia de relacionamento com o cliente.
“Baseada em práticas com o objetivo de manter o cliente fiel a sua empresa por estar satisfeito com o atendimento dedicado, produtos e serviços oferecidos”, explica Fernandes. Além do atendimento, deve-se considerar o valor do cliente, custo de atenção, potencial e outras variáveis fundamentais para se definir a melhor estratégia.
Customer Relationship Management
O Customer Relationship Management – CRM – trata das estratégias que colocam o cliente no centro dos processos do negócio, sendo desenhado para perceber e antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais, de forma a supri-las da melhor forma. Sendo assim, pode ser considerada solução tecnológica e software. É responsável também, por colocar em prática as estratégias de vendas, marketing e pós-venda, criando uma relação favorável, tanto para o cliente como para a empresa.
Busca-se a satisfação total do cliente através do atendimento das necessidades e expectativas dele, baseado logicamente nas informações colhidas. Desde que implantado bem, as vantagens são inúmeras. Fernandes cita algumas como: aumento da eficácia em vendas, melhor serviço ao cliente, melhor previsão de vendas, melhora do processo de comunicação e aumento da colaboração entre as áreas de negócios.
Outra plataforma que facilita o trabalho em conjunto é o Microsoft SharePoint. Com o uso dele, os colaboradores de uma empresa podem configurar sites da Web para compartilhar informações, gerenciar documentos e publicar relatórios que ajudam a decidir qual melhor caminho a ser seguido.
Para Fernandes, a utilização da ferramenta SharePoint permite um trabalho inteligente, de forma integrada e colaborativa. “Com esse sistema, vários cenários são possíveis, como uma área de marketing em São Paulo lançar um novo catálogo de produtos que será aprovada por um diretor que está em outro país e que será disponibilizado a um vendedor que esta em uma terceira localidade”.
Por ser uma plataforma de trabalho colaborativo acessível para todos os colaboradores de uma empresa, a integração é muito mais eficiente como, por exemplo, ao integrar um software CRM compatível, pode-se analisar a taxa de transformação na ficha do cliente ou efetuar projeções a partir dos elementos que o formam.
“São duas ferramentas de grande sinergia, por exemplo, todos os documentos utilizados por uma área comercial ou documentos enviados ao cliente podem ser integrados ao CRM a partir do SharePoint”, explica Fernandes que com isso é possível uma visão integrada do cliente.
Excelente artigo Paula! Muito legal! A explanação das diversas ferramentas disponíveis no mercado agrega e muito no atendimento a consumidor final!
abraços
Uilson