CarreiraEntrevista de emprego: “Eu adoro desafios!”

Entrevista de emprego: “Eu adoro desafios!”

-

Publicidade

Há frase melhor que essa numa entrevista de empregos?

Ela é boa para o entrevistador que “finalmente se vê diante de um profissional que resolverá problemas que há tempos aguardam por um cara desses”. E boa para o candidato, pois mostra “o quão disposto é, que não é de escolhas, que é capaz, e que é O cara!”.

Ótimo, não?

Mas o que é desafio para um, nem sempre é para o outro. O desafio de hoje, não foi o de ontem, e nem será o de amanhã. E, com o tempo, o verbo “adorar” talvez não seja mais conjugado, e sim desconjurado. Talvez suavizado pelo verbo “aceitar”.

Segundo o Houaiss, o verbete “Desafio” tem as seguintes acepções no sentido figurado:

  • Ato de incitar alguém para que faça algo, além de suas possibilidades.
  • Situação ou grande problema a ser vencido ou superado; tarefa difícil de ser executada.

Bom, desafio é o “ato de provocar alguém para duelo”. Que não é o caso do nosso entrevistado, ao menos durante a entrevista… Quem sabe daqui a alguns meses.

Em meus artigos anteriores eu frisei a necessidade dos profissionais de TI em buscar na leitura a solidificação de sua carreira. Segundo o número de visitas, postagens e e-mails que recebi, a recepção foi boa. Alguns dos comentários citavam com orgulho o trabalho realizado por alguns pais de cultivar, incentivar e apoiar seus filhos em manter um livro às mãos. Esses filhos terão a sorte que de iniciar o vício da leitura logo na infância.

Mas e se você não estiver mais na infância, e sim na juventude ou meia idade? O que fazer? Como vencer um novo desafio? Como começar, como se incitar, como ir além de suas possibilidades, tenha você 20, 30, 40, 50 ou 60 tenros anos de idade? E como diz Rosely Saião, 50 anos só é meia idade se você crê viver até os 100 anos – no mínimo.

Vamos lá!

  • A leitura é só um desafio.
  • Entender sua empresa, seus porquês de decisões por vezes contrários aos seus, é outro.
  • Realizar certas tarefas chatas ou corriqueiras que poderiam – Claro! – ser executadas “por qualquer outro profissional”, é o que chamamos poeticamente de desafios árduos.
  • Deixar de realizar atividades que podemos delegar, é quase um ato de descompressão.
  • Manter seu idioma em dia é necessário. Como nos atenta o artigo de Renata Vezzetti – (veja link ao final).
  • Entender onde e como você está agora, e para onde e como quer estar amanhã é um trabalho hercúleo.

Fazer o que tem de ser feito é o desafio.

E ele é:

  • Diário, permanente, valoroso,
  • Entediante, excitante, chato às pampas,
  • Trabalhoso, fácil que faço até com um pé nas costas – não importa de quem,
  • Repetitivo como trabalho de prisioneiro,
  • Incerto como crash de servidor no domingo à tarde,
  • Delicioso como BUG na segunda-feira,
  • Consumido completamente pela parcela prevista de risco.

Desafio é o trabalho. E já que falamos em trabalho, é bom esclarecer que ele só tem esse nome porque dá trabalho!

A avaliação de considerar seu trabalho um desafio é naturalmente relativa à sua senioridade. Segundo Laura Carstensen, e sua “teoria da seletividade socioemocional”, “à medida que os horizontes de tempo vão ficando mais curtos, as pessoas priorizam determinados objetivos emocionais”. A senioridade nos permite uma melhor escolha, uma visão mais clara e um julgamento mais assertivo de um desafio. Os mais jovens transitam entre a pouca experiência e o saboroso apetite ao risco.

E aí, lembra-se da sua entrevista? Pois é, seu chefe gravou isso na memória.

“Não quero atingir a eternidade com meu trabalho, mas sim não morrendo.”

Woody Allen

Fontes:

Grande Dicionário Houaiss da língua portuguesa: http://Houaiss.uol.com.br/.

TI Especialistas – Renata Vezzetti – “Proficiência na língua inglesa e a empregabilidade na área de TI”: https://www.tiespecialistas.com.br/2012/03/proficiencia-na-lingua-inglesa-e-a-empregabilidade-na-area-de-ti/

Folha de São Paulo Equilíbrio – Ricardo Bolanume Neto – “Da crise da meia-idade ao mundo cor-de-rosa”: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq1309201105.htm.

Ramon J M Gonzalezhttp://migre.me/4ypzs
IT Director 25 Years Systems Development 10 Years as a Team Leader KPI´s: - OGSM - Objectives, Goals, Strategies and Measures - BSC - Business Scorecard Softwares Development - Application Life Cicle - IT Systems Development - IT Business Mapping, Modeling and Notation - IT Strategic Planning Microsoft Gold Certified Partner -ISV/Software Solutions -Networking Infrastructure Solutions Especializações Business and Systems Analyst Services Management Systems Project Manager ITIL V3 and CobiT 4.1 Foundation Trainer, Teacher and Pre Sales. Clients: Unilever, Procter & Gamble, Cadbury Adams, WEG, Valeo, Petrobrás, Brazilian Government, Camargo Correa, Mahle, Odebrecht, Bunge, Louis Dreyfus Commodities, EBX e TAM. Twitter: Ramon_JMG LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/ramonjmgonzalez

Latest news

A Regulamentação da Inteligência Artificial: Entre o Progresso e o Controle Global

Entenda a regulamentação da inteligência artificial e suas implicações. O AI Act da União Europeia é um marco na governança global da IA.

Pesquisa de Concorrência e Clientes: o atalho para crescer no mercado de TI  

Sim, uma pesquisa de mercado bem realizada gera informações vitais para quem quer ter uma noção total do mercado de TI, da concorrência, do público-alvo e as tendências do mercado. Leia agora e aprenda a realizar pesquisar eficientes para grandes resultados na sua empresa!

Desvendando o Poder da IA no Excel: Dicas Práticas para Iniciantes e Intermediários

Descubra como a IA revolucionou o Excel. Aprenda como automatizar tarefas, analisar dados e otimizar seu fluxo de trabalho.
Publicidade

Azure VM vs Amazon EC2 vs Google CE: Saiba escolher a melhor cloud para você

3 maiores sistemas de nuvem são: Amazon Elastic Cloud 2, o Google ComputeEngine e Microsoft Azure Virtual Machines.

Inteligência Artificial e Cibersegurança: Os Novos Desafios da Era Digital

%%excerpt%% Descubra os riscos da Inteligência Artificial na cibersegurança, como ataques adversariais, phishing 2.0 e deepfakes, além de desafios éticos e legais.

Must read

00:00:08

A Regulamentação da Inteligência Artificial: Entre o Progresso e o Controle Global

Entenda a regulamentação da inteligência artificial e suas implicações. O AI Act da União Europeia é um marco na governança global da IA.

Pesquisa de Concorrência e Clientes: o atalho para crescer no mercado de TI  

Sim, uma pesquisa de mercado bem realizada gera informações vitais para quem quer ter uma noção total do mercado de TI, da concorrência, do público-alvo e as tendências do mercado. Leia agora e aprenda a realizar pesquisar eficientes para grandes resultados na sua empresa!
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you