Carreira

Ξ Deixe um comentário

Empreendedorismo e Coaching – Aonde eles se cruzam

publicado por Roberto Carvalho

Bom dia à todos,

Realizei nos últimos dias cursos intensivos nas duas disciplinas – Coach e Empreendedorismo, e pude perceber e identificar os pontos de complementaridade entre ambas.

As experiências foram muito ricas, não só pela absorção de conhecimento como também pela alegria de ter conhecido tanta gente legal. É impressionante como existe uma linha dorsal comum a tantas pessoas. Em todos os casos, percebi e encontrei com pessoas que estão em busca de mudanças. Sejam elas pessoais ou profissionais, todas estão atrás de mudanças. É natural e evidente de que este processo não seja fácil para ninguém, o que faz com que muitas vezes escolhamos caminhos mais árduos e tortuosos para alcançar estes objetivos, sejam eles quais forem.

Encontrei também algumas pessoas – várias, por sinal, que queriam mudar, mas não haviam ainda identificado para qual caminho pretendiam percorrer, para qual objetivo deveriam canalizar suas energias.

O processo de empreendedorismo potencializa e fornece mecanismos e ferramentas para que um determinado negócio seja viabilizado. Olha com firmeza para suas habilidade, competências e comportamentos para que este objetivo seja alcançado. O ponto é que este processo em momento algum te pergunta se é DE FATO isso que te fará feliz e alcançar um objetivo maior. É eficiente no processo, mas corre o risco de ser ineficaz.

Já o processo de Coaching está focado no indivíduo. É uma disciplina que facilita com que voce descubra e veja seus potenciais (que muitas vezes não o percebemos), ajuda com que VOCE mesmo estabeleça uma meta que seja – assim como prega o empreendedorismo – desafiadora, emocionante e apaixonante. A grande diferença é que o Coaching entende que todo este processo passa antes pelo individuo, que precisa buscar em si mesmo suas potencialidades, identificar seus pontos de melhoria e traçar o seu caminho. Acredito fielmente que depois disto feito, qualquer empreendedorismo terá mais sucesso. Tanto para o empreendimento quanto para o indivíduo e aqueles que o cercam.

Obrigado pela leitura!

@carva45

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Profissional de desenvolvimento humano. Atua com Coaching, mediação de grupos e de suas dinâmicas. Analista de perfil comportamental, com larga experiência no mercado corporativo. Co-autor do livro "Condicionados para o sucesso - Mudando Paradigmas"

Roberto Carvalho

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade


Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.