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Em Marketing Digital, o pequeno pode ser grande

publicado por Mateus Rosa

Em Marketing Digital, o pequeno pode ser grandeNão é mais novidade que a sociedade esta cada vez mais tecnológica, e este comportamento não têm mais volta. A proliferação dos novos canais de mídia possibilitou uma ampla competitividade entre as empresas.

Este fato propiciou uma empresa local tornar-se global e trazer uma contribuição relevante para a sua região. Martha Gabriel (2010, pg.10 5) comenta no seu livro Marketing na Era Digital que “a proliferação de tecnologias e plataformas digitais oferece um cenário fértil para as mais diversificadas ações de marketing.” Ou seja, multiplicação das novas mídias proporcionou um cenário macro ambiental para elaboração de novas estratégias, direcionadas ao público alvo. Mas para que uma pequena empresa consiga se sobressair no ambiente digital é importante ter um bom planejamento estratégico e utilizar das ferramentas de forma correta e eficiente. No ambiente digital o conteúdo é base e engajamento é essencial para o sucesso.

Veja algumas dicas básicas para suas ações de marketing digital:

  1. Crie e fundamente suas estratégias a partir de pesquisas;
    A partir do seu planejamento de marketing, estabeleça seus objetivos e pesquise a melhor forma para atingir seu público alvo. Mapeie seus consumidores e identifique seus perfis, suas expectativas, desejos e utilize das ferramentas gratuitas de mensuração que potencializaram as ações de marketing
  2. Crie seu próprio conteúdo;
    Este é um grande diferencial para marca produzir seu próprio conteúdo, ir além do que o consumidor espera. O marketing de conteúdo é peça fundamental para o digital, pois é a base de toda a estratégia no ambiente, sendo que o marketing digital engloba todas as práticas de promoção do produto e serviços através dos canais on-line.
    Não esqueça é importante ter um bom design e uma identidade visual padronizada;
  3. Tenha domínio do segmento;
    É muito importante conhecer o mercado, em que a marca está inserida, o que está em alta e o que pode vir agregar para o produto.
  4. Monitore a concorrência
    Saiba o que a concorrência está fazendo e como está se relacionando, gerando seus conteúdos, descubra quem é o favorito no digital pelos internautas e se antecipe nas tendências, trazer o novo é sempre uma boa estratégia.
  5. Seja capaz de identificar o surgimento de novas tecnologias;
    Estar nas mídias que são relevantes para sua marca e onde o seu consumidor está inserido é o básico. Mas ser o pioneiro em um novo meio digital é muito importante, além de ser bem visto aos olhos dos consumidores e da massa crítica.

Dentro deste contexto, lembre-se que a internet foi mais um meio facilitador de comunicação, é bastante importante integrá-la com os outros meios. O marketing dentro das mídias digitais é focado a partir da relação e comportamento dos internautas, que passam a ter voz ativa, e são capazes de impactar com apenas um texto ou vídeo grandes corporações. O consumidor moderno também é um grande aliado midiático, pois, relatando algum fato positivo ou negativo que tenha vivenciado em sua página pessoal, proporciona que todos possam ver, sendo capaz de mobilizar diversas pessoas. Tornar o consumidor mídia é um fenômeno bastante positivo para marca e este fato ocorre bastante nas mídias sociais.

Isso é fazer marketing, é foco no cliente no internauta. São atitudes que não requerem nenhum grande investimento, somente conhecimento e vontade em fazê-lo. Afinal, sabemos que Marketing é toda atividade dirigida para a satisfação das necessidades e desejos do consumidor.

[Crédito da Imagem: Marketing – ShutterStock]

Autor

PR Digital, Professor e Co-Founder Encontro de Influenciadores Digitais RS. Especialista em Comunicação Estratégica e Marketing.

Mateus Rosa

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