Por um longo tempo, especialistas e desenvolvedores de soluções para Computação em Nuvem deixaram órfãos os Setores ligados a Educação e, não faz muito tempo, eram raras as soluções para este segmento. Mas os tempos mudam e agora o panorama é outro. Atualmente as vantagens de utilizar tecnologias Cloud Computing ficaram bem mais evidentes. A tecnologia evoluiu e agora é válida e aplicável tanto para o setor educacional como para qualquer outro segmento de mercado.
A busca das instituições de ensino que foram pioneiras na adoção de soluções de treinamento na nuvem levaram as mesmas a conviver com a melhoria da qualidade do ensino vs. redução de custos. Durante algum tempo a perspectiva de crise econômica tornou investimentos neste ambiente supérfluos. No entanto, as inúmeras vantagens da utilização de Cloud Computing penderam a balança a seu favor e, atualmente, a tecnologia vem sendo considerada uma alternativa viável em várias instituições de ensino.
Surgiram inúmeras soluções para este segmento. Algumas são pouco confiáveis e de eficácia questionável, no entanto, a Google se destaca por ter altos padrões de confiabilidade e acessibilidade. Ela é a principal referência em buscas na Internet e trabalha continuamente inovando, além de ser pioneira na tecnologia de Computação em Nuvem. Por conta disto tudo, ela está na dianteira desta tecnologia e criou uma versão do Google Apps para atender às necessidades do setor de educação, o Google Apps for Education.
Google Apps for Education
O Google Apps for Education é gratuito. O número de usuários que podem ser criados não é limitado, no entanto, a entidade deve atender a alguns pré-requisitos para adquirir esta condição. Normalmente isto é permitido para instituições de ensino que não visem lucros. Elas devem comprovar esta atividade com documentos apropriados enviados à Google. Instituições particulares que cobrem por suas atividades devem adquirir a solução Google Apps Business.
Componentes do Google Apps for Education
O Google Apps for Education é composto dos mesmos aplicativos disponíveis na versão Google Apps Business com exceção apenas do Google Video. São incluídos neste pacote o Gmail, Agenda, Docs e Sites. Existe uma limitação no tamanho da caixa de mensagens da versão Google Apps for Education que é de 10GB por usuário.
Independente da organização, milhões de estudantes em escolas, faculdades e outras instituições de ensino já perceberam as vantagens da nuvem na sua vida acadêmica, e contam com o Google Apps para lutar contra os desafios propostos no seu dia-a-dia.
Vantagens do Google Apps for Education
Para as Instituições de Ensino, não há a preocupação de custos e manutenção com nenhum hardware ou aplicação de patches (correção de software). Entidades de ensino que fizeram a transição para o Google Apps têm se beneficiado da significativa redução de custos (TCO). O resultado disto é que agora elas estão canalizando suas forças para inovar nos seus próprios sistemas.
Comunicação e Colaboração
De todas as vantagens do Google Apps na área educacional, a colaboração é claramente a mais perceptível. A comunidade educacional encontra em seus componentes, especialmente no Google Talk e Google Docs, muitas vantagens com compartilhamento/colaboração edifusão de conhecimento, criando inclusive redes colaborativas.
Google Sites
Um componente notável do Google Apps que ainda não é muito utilizado é o Google Sites. Ele permite aos estudantes e docentes configurar Intranets específicas por área de interesse, facilitando assim a difusão de assuntos e conteúdos de forma fácil e descomplicada para acomunidade acadêmica.
A tecnologia Cloud Computing, é o foco do Google Apps, por isso, ele oferece um ambiente dinâmico e descomplicado como características de utilização fácil e intuitiva. Atualmente ele vem sendo reconhecido por várias instituições de ensino em todo mundo como a solução para reduzir custos com infraestruturas e contratação de pessoal especializado para desenvolvimento, simplificando e democratizando o acesso as informações e a difusão de conhecimento.