E-Commerce

Ξ Deixe um comentário

Desvantagens do Comércio Eletrônico

publicado por Marcelo Goberto Azevedo

Falta de um Toque Pessoal
O relacionamento humano é extremamente fundamental para a maioria das pessoas. O resultado das compras em lojas virtuais é um processo unilateral, onde os clientes estão praticamente sozinhos e não interagem fisicamente com ninguém, no máximo digitalmente. Uma vez que diferentes pessoas cantam musicas diferente, a falta de toque pessoal em transações online é uma desvantagem.

Atrasos de Mercadorias
A grande maioria dos sites de comércio eletrônico oferece muito tempo para entregar os bens em suas mãos, na melhor das condições é o “amanhã”. Por exemplo, se você quiser comprar uma caneta para escrever algo agora, com certeza não poderemos comprá-la online, da mesma forma um doce que você quer comer agora, um livro para ler à noite. Existem as exceções que são os produtos digitais (e-books, games, músicas), neste caso a experiência é completa e perfeita.

Muitos Bens não Podem ser Comprados Online
Apesar de muitos itens estarem disponíveis para compra, ainda existem bens que não podem ser comprados online. A maioria deles está nas categorias “perecíveis” ou “frete desproporcional”. Pense nisso, você não pode pedir um picolé. Ou ainda um item cujo valor seja muito ínfimo em relação ao frete para transportá-lo até você, inviabiliza a transação online.

Não Permitir Experimentação do Produto antes da Compra
Você não pode tocar o tecido da roupa que você quer comprar. Você não pode verificar o quanto o sapato se ajusta aos seus pés. Você não pode “testar” o perfume que você deseja comprar. Comércio eletrônico não permite isso.

Qualquer um Pode Criar um Site de Comércio Eletrônico
Vivemos em uma época em que os prestadores de plataformas de loja virtuais conferem a capacidade de criar uma loja dentro de minutos. É possível criar uma loja básica em menos de 10 minutos. Porém, se é possível criar uma loja, como saberemos que a loja que estamos comprando é genuína? As baixas barreiras para entrada nos negócios virtuais podem ser uma grande atração para os aspirantes empreendedores. Entretanto, para o comprador, a confiabilidade pode ser um problema. Isso pode levar os clientes a restringir suas compras on-line para sites de comércio eletrônico famosos.

Conclusão
Embora possamos ser entusiastas sobre o comércio eletrônico, é preciso reconhecer que há desvantagens também. Só quando aceitamos nossas limitações vamos trabalhar para superá-las.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo Ecommerce. Atualmente como Diretor na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Marcelo Goberto Azevedo

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes