Tecnologia Social

Ξ Deixe um comentário

Deficientes e Tecnologia

publicado por Denis Katko

Deficientes e TecnologiaPor muitos anos da minha vida, fiquei tentando juntar em um lugar só a maior gama de assuntos voltados à tecnologia e pessoas com deficiência.

Porém, ficava bem chateado quando, por exemplo, um cego só escrevia artigos voltados a deficientes visuais.

Ironicamente, tenho alguns amigos que são cegos e os próprios me disseram que cada um puxa sardinha pro seu lado. Não concordando com isso, aqui vai um artigo que não é sobre deficiência física.

Vamos falar nesse artigo sobre um programa de computador para deficientes visuais.

JAWS

JAWS (acrônimo para Job Access With Speech) é um “screen reader”. Um programa de computador para usuários com deficiência visual que lê a tela para o usuário, produzido pelo Blind and Low Vision Group da empresa Freedom Scientific, de Saint Petersburg, Flórida, Estados Unidos.

JAWS foi lançado originalmente em 1989 por Ted Henter, um ex-piloto de motos que perdeu a visão em um acidente de automóvel de 1978. Em 1985, Henter, juntamente com um investimento de USD Bill Joyce $ 180.000, fundou a Henter – Joyce Corporation, em St. Petersburg, na Flórida. Joyce vendeu sua participação na empresa de volta para Henter em algum momento de 1990. Em abril de 2000, Henter – Joyce, Blazie Engenharia e Arkenstone , Inc. fundiram para formar Freedom Scientific .

JAWS foi criado originalmente para o sistema operacional MS- DOS. Ele foi um dos vários leitores de tela dando aos usuários cegos o acesso a aplicativos em modo texto do MS-DOS. Uma característica única de JAWS na época era o uso de menus em cascata, no estilo do popular aplicativo Lotus 1-2-3. O que configurar o JAWS para além de outros leitores de tela da época era o uso de macros que permitiu aos usuários personalizar a interface do usuário e trabalhar melhor com várias aplicações.

Ted Henter e Rex Skipper escreveu o código JAWS original, nos meados da década de 1980, lançando a versão 2.0 em meados de 1990. Skipper deixou a empresa após o lançamento da versão 2.0, e depois de sua partida, Charles Oppermann foi contratado para manter e melhorar o produto. Oppermann e Henter adicionados regularmente características menores e maiores e freqüentemente lançados novas versões. Freedom Scientific JAWS oferece agora para o MS -DOS como um download gratuito a partir de seu web site.

Em 1993, Henter – Joyce lançou uma versão altamente modificada do JAWS para as pessoas com dificuldades de aprendizagem. Este produto, chamado WordScholar, já não está disponível.

[Crédito da Imagem: Tecnologia – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Autor

Denis Katko, 41, atua na área de desenvolvimento web com foco em sites gerenciáveis em Wordpress. É proprietário do site (Professor Denis Katko) onde aplica seus conhecimentos de WebDesign & Comércio Eletrônico pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2007). Com pós-graduação em nível de especialização MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Estratégica de Negócios.

Denis Katko

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade


Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes