As organizações hoje entendem a gravidade dos riscos para a reputação corporativa, a boa vontade e a perda da confiança do cliente e, como boas práticas comerciais passam a potencializar investimentos em segurança da informação para proteger de maneira eficaz os dados e a privacidade de seus clientes.
Tais investimentos, passam também por selecionar colaboradores especializados, sabendo que aqueles profissionais que estarão envolvidos na segurança, precisam ter qualificações diferenciadas e avançadas, onde sua importância é tão relevante quanto a escolha da melhor tecnologia que para a mitigação dos riscos.
Com divulgações de violações de segurança, invasões e perda de dados que atingem as notícias todos os dias, os clientes exigem que seus fornecedores e provedores de serviços garantam a segurança adequada de seu ambiente, produtos e serviços, sendo imprescindível um time qualificado.
Por outro lado, o desafio é amplificado, motivado pela notória escassez de profissionais de Segurança, a baixa qualificação, ou mesmo pouca informação para novos interessados, o Brasil possui um número de profissionais em CyberSecurity aquém da capacidade para atendimento a alta demanda. Uma série de situações que potencializam um verdadeiro caos, se não tratado, e ao mesmo tempo uma enorme oportunidade para o desenvolvimento de uma nova geração de profissionais no segmento.
As empresas já sentem a necessidade de mão de obra qualificada, e sem uma ação coordenada, serão impactadas na mitigação dos riscos as quais estão expostas. No contexto da Gestão de Pessoas, estruturar um processo adequado para Recrutamento e Seleção de um segmento tão especializado, Cyber Security, pode tirar o sono de qualquer executivo.
Caminhos diversos ao longo do tempo, tem sido experimentados, onde alguns passam a incorporar na estrutura de Segurança, com o apoio da área de Recursos Humanos o papel de Business Partner, ou o mais conhecido por aqui, Consultor interno de RH, outros com a contratação de empresas generalistas em Recrutamento e Seleção, porém na sua maioria sem o conhecimento adequado do segmento e suas peculiaridades, levando a erros, turnover voluntário e sem dúvida o impacto imediato na operação de segurança da empresa.