Os Indicadores de TI são importantes itens que ainda envolvem algumas dúvidas por parte de quem precisa gerá-los e aplicá-los. Isso porque há uma imensa variedade de indicadores. Alguns indicadores de TI são mais adequados para a área de suporte e outros para gestão de projetos, por exemplo.
No entanto, há ainda os que podem ser utilizados para englobar todo o cenário de TI da empresa. Por isso, é importante que não apenas o gestor, mas toda a equipe envolvida, perceba quais são os indicadores de TI que poderão agregar valor às suas estratégias de trabalho.
Pensando nisso, trouxemos para você esse artigo! Saiba o que são indicadores de TI e veja dicas de indicadores para o melhor proveito dessas ferramentas para seu negócio. Acompanhe o artigo e mãos na massa!
Quem trabalha com TI sabe o quanto os Indicadores de TI são importantes. Eles demonstram o quanto a gestão não apenas dos projetos, mas da área de TI como um todo, está sendo eficiente ou não. Outro ponto, é que são ferramentas de grande valor para demonstrar alguns pontos-chaves para apoiar as estratégias de gestão, como:
Os indicadores de TI permitem que você trace metas e objetivos com mais objetividade. Além disso, permitem que você acompanhe a evolução dos resultados; podendo assim, identificar desvios e propor ajustes.
Porém, nada disso tem sentido ou é fácil de conciliar, se não houver um alinhamento estratégico bem feito. Indicadores de TI e alinhamento estratégico andam juntos. O alinhamento entre toda a equipe envolvida é fundamental. Os indicadores precisam demonstrar uma visão o mais realista e completa possível do cenário que está sendo analisado, seja de um projeto apenas ou uma área completa.
Dessa forma, note que os indicadores de TI são fundamentais para que haja um acompanhamento mais efetivo. Além de proporcionar ainda mais assertividade nas decisões estratégicas da empresa.
Demonstrar que o departamento de TI agrega valor ao negócio da empresa, muitas vezes, acaba sendo um tremendo desafio. Quem trabalha nesse departamento sabe disso. Por isso, é imprescindível que o gestor embase bem as suas decisões, apresentando números e dados realistas. Isso é possível através da definição dos indicadores ou KPIs (Key Performance Indicators), como também são conhecidos.
Os indicadores de TI demonstram algumas variáveis que após serem definidas, mensuradas e monitoradas, acabam resultando em dados decisivos para permitir o acompanhamento efetivo do progresso da empresa, seja de um área específica, de um projeto ou das metas estipuladas.
Devido todos os benefícios em utilizá-los, uma vez que permitem uma visão realista de qualquer cenário atual, os indicadores podem ser (e costumam ser) utilizados nas mais diversas finalidades e das mais diversas áreas.
Há muitos tipos de indicadores, sendo alguns mais adequados para determinados cenários, do que outros. Portanto, é importante entender um pouco mais sobre cada modelo de indicador, e assim, usufruir melhor das informações e dados obtidos.
Há alguns modelos mais utilizados pelo departamento de suporte. Eles costumam ser essenciais para dar visibilidade à eficiência do departamento (e que inclusive são sugeridos pela metodologia ITIL). São eles:
A correria da área e muitas vezes o desenvolvimento simultâneo de projetos, costuma ocasionar alguma dificuldade para estabelecer, gerar e acompanhar indicadores. No entanto, como essa costuma ser uma área mais propensa a desvios de processos, a utilização de indicadores é fundamental.
Os modelos mais utilizados para apoiar a gestão de projetos são, mas não limitam-se a:
A utilização dos indicadores para gestão da área de TI como um todo, costuma ser muito eficiente para demonstrar a importância da área para a empresa. Além disso, esse acompanhamento costuma ser o mais importante, sejam os demais (por projeto, do departamento de suporte, etc.) realizados ou não.
Nesse caso, os indicadores do BSC (Balanced Scorecard) são uma excelente opção. O PmBok sugere a utilização dessa metodologia para a definição das atuações estratégicas da empresa, como um todo. Essa metodologia oferece indicadores que demonstram, a tendência dos resultados e os resultados da empresa.
O BSC TI merece um artigo a parte, se tiver interesse inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades!
Informe-se sobre quais indicadores de TI podem apoiar, de fato, as melhorias das suas atividades. Reúna-se com a sua equipe para defini-los e colocá-los em prática. Vale lembrar sempre, a importância de estar alinhado com as estratégias da empresa. Afinal, essa prática visa a busca da melhoria contínua dos processos da empresa.
Além disso, a melhor maneira de saber se está ou não seguindo o caminho certo, é observando um “termômetro” que demonstre os resultados obtidos por seguir esse caminho. Por isso, aproveite a utilização dos indicadores como esse termômetro e obtenha mais objetividade na sua gestão.
Se você gostaria de obter mais alguma informação que não encontrou aqui, escreva nos comentários. Buscaremos a resposta para você! Além disso, não esqueça de deixar os seus comentários sobre o que achou do artigo. E também, compartilhe quais indicadores de TI você utiliza ou pretende utilizar.
You must be logged in to post a comment.