TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Criação Colaborativa do Software para Startups – Brainstorming

publicado por André Almeida

Olá Pessoal, aqui iniciamos então com o 1º dos 9 passos para Criação colaborativa de Software: O Brainstorming, segundo o Guia que eu criei e defendi recentemente:

0 - 9 passos introducao

  1. Brainstorming – o que é?
    É uma Técnica para desenvolvimento de novas ideias ou resolução de problemas, baseada numa discussão em que várias pessoas fazem muitas sugestões para que sejam escolhidas as melhores ou uma fusão delas. (PRIBERAM,2015).O Brainstorm não ocorre de forma espontânea, aqui o princípio está na aceitação de todo tipo de ideias e sugestões por mais absurdas que possam parecer. Isso faz com que os participantes, preferencialmente em reunião presencial, liberem todo seu conhecimento sem barreiras, temores ou restrições. Na ausência de julgamentos ou autocrítica é que surgem as ideias que logo mais serão filtradas e selecionadas em concordância com os participantes.Essas ideias devem ser dispostas em formato visual (pode ser anotação em quadro branco, post-its, de preferência algum meio físico) possibilitando o acompanhamento futuro da continuidade da execução das ideias que aqui são propostas
  2. Reunião PRESENCIAL de Brainstorming para geração de ideias
    Dada a necessidade de uma clara definição do que exatamente será desenvolvido, os objetivos dos quais o grupo ou empresa almejam alcançar, é muito comum e sugerido o uso de técnicas de para que a criatividade seja expandida sem limites e todo tipo de ideia e vontade possa ser considerada.

    Equipe no Brainstorming
    Equipe no Brainstorming

    Equipe em Reunião de Brainstorming (eu não apareço na foto pois sou quem fotografou)

    A utilização desta técnica deve ser a primeira ação a se fazer por facilitar a escolha das melhores ideias.É importante destacar que TODOS os envolvidos devem participar e repito: sim, devem participar todos presencialmente deste Brainstroming, afim de que cada um possa contribuir com suas ideias.

    Nosso time era formado por 1 Gerente de Projetos (Eu), 1 Arquiteta da Informação (Minha Esposa) e 2 programadores (Colegas de Pós Graduação).

  3. Brainstorming e seus resultados
    Uma das primeiras atividades dessas reuniões é a necessidade de uma clara definição do que exatamente será desenvolvido, os objetivos dos quais o grupo ou empresa almejam alcançar. Para isso, uma vez já definido o tipo de aplicação a ser desenvolvida (Comercial, Educacional, Entretenimento, etc.), deve-se delimitar o melhor caminho e as funcionalidades que o projeto irá ter de forma clara e objetiva para todos os envolvidos.Para efetividade da comunicação em fase inicial de um projeto, além da reunião de brainstorming ser presencial (Normalmente é feita apenas uma) ela deve ser registrada, seja por Email, ATA, Resumo ou qualquer que seja conveniente, sendo o E-Mail o recurso de registro mais simples para essa atividade. Este registro será como um guia para todo o projeto.

Nesta primeira etapa já se obtém melhor entendimento do que cada integrante ou departamento envolvido irá executar de fato, sendo necessário o registro e criação de um cronograma e escopo para acompanhamento das evoluções que seguirão.

O profissional de Criação e Design possui mais ferramentas para guiar a equipe e formatar as ideias que são apresentadas ou seja, na possibilidade da existência desta pessoa com este perfil e habilidade na 1ª etapa fará com que os caminhos a serem trilhados tornem-se mais claros efetivamente.

Os profissionais de Desenvolvimento devem estar profundamente envolvidos neste Brainstorming pois a forma lógica de pensar e o conhecimento das limitações e possibilidades tecnológicas trarão ótimas ideias.

Já para o profissional de Gerência em Projetos, aqui já será possível visualizar ao menos um rascunho de uma WBS que logo em seguida será visualmente, de fácil entendimento de todos.

O diferencial está justamente na aplicação desta técnica em conjunto com todos os envolvidos, variando do formato padrão em que é definido algum tipo de necessidade ou objetivo de forma sintética sem antes mesmo observar as contribuições que cada tipo de profissional pode dar. Esta dinâmica será muito positiva para o início de qualquer projeto.

[Crédito da Imagem: Brainstorming – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

André Luiz de Almeida. Atua a mais de 10 anos na área de tecnologia e Consultoria. Empreendedor, sonhador, leitor, estudante, amante das descobertas da vida.(Profissionais e pessoais) Iniciou muito cedo como curioso e com muita leitura sobre computadores e tecnologias do início dos anos 2000. Acredita que mesmo atualmente deve-se ler muito também. Formado em Sistemas de Informação (2011) e Pós-Graduado em Gerência de Projetos (2014). O Pensamento é de que podemos chegar mais longe trabalhando todos juntos por objetivos Iguais, em Colaboração e divisão de atividades. Nunca pára de estudar. A tecnologia e facilidades da internet e MOOCS possibilitam as pessoas estarem sempre atualizadas e aprendendo novas coisas. Hobbies: Viajar, Ciclismo, Motociclismo e Automobilismo. Contate no LinkedIn: http://bit.ly/andrepmgr

André Almeida

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes