Oferecer uma consultoria de TI para os clientes pode ser uma ótima forma de melhorar a rentabilidade da empresa e conquistar mais espaço no mercado. Com a transformação digital e adoção de tecnologia por muitas organizações, estão surgindo cada vez mais oportunidades de negócio.
Boa parte das pequenas e médias empresas não contam com uma equipe especializada em tecnologia e acaba sofrendo com isso. Você pode aproveitar essa lacuna para chamar o público e prestar serviços de TI, seja oferecendo seus profissionais, seja assessorando colaboradores do cliente.
Neste post, reunimos alguns motivos pelos quais é interessante investir na prestação de serviços de TI, além de como estabelecer a sua consultoria. Continue conosco e boa leitura!
A demanda por tecnologia e conhecimento especializados aumenta a todo dia. Por outro lado, nem todas as empresas têm orçamento suficiente para a contratação de uma grande equipe de TI e outras atendem apenas demandas pontuais, o que inviabiliza tal contrato.
Diante desse cenário, as organizações buscam por uma solução de prestação de serviço, a chamada consultoria de TI. Uma empresa que atua externamente, apenas oferecendo serviços, atua de forma incisiva na resolução de problemas e pode firmar uma parceria a longo prazo.
O olhar externo de um profissional experiente pode levar até o cliente uma série de boas ideias sobre como desenvolver melhor o negócio por meio da aplicação de soluções tecnológicas, mostrando o caminho da transformação digital.
A TI está presente em todas as empresas, de todos os ramos, sendo algo fundamental para o funcionamento de qualquer organização. Ao visualizar o mercado dessa maneira, é possível entender as oportunidades de prestar consultoria de TI.
A figura do consultor tem o papel de ajudar no desenvolvimento do negócio, contribuindo com novas propostas, ferramentas, tecnologias e demais pontos ligados ao setor de TI que possam automatizar processos e garantir resultados.
Além disso, é papel da consultoria prestar todo o suporte de TI que o cliente precisa na implantação de novas tecnologias, assim como a formação de treinamentos para os colaboradores. Isso significa que os consultores apoiam a empresa do cliente durante toda a mudança.
Outro ponto é importante é entender a principal diferença entre vender serviços de TI e prestar uma consultoria de TI. Na venda de serviços, não há envolvimento com o negócio do cliente, apenas a aplicação das ferramentas exigidas. Na consultoria, no entanto, busca-se adequar os serviços oferecidos às demandas corporativas do cliente.
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A seguir, separamos os 5 principais motivos pelos quais você deve não só prestar serviços de TI, mas também focar na consultoria desse setor. Acompanhe!
Prestar uma consultoria de TI permite entender melhor o negócio do cliente e os seus pormenores. Com as suas demandas em mãos e um diagnóstico fino de todas as suas necessidades, torna-se muito mais prático entender quais são as ferramentas ideais para atender determinado caso.
Para isso, é preciso ficar atento a vários pontos, como o tipo de armazenamento de dados realizado pelo cliente, os seus sistemas de defesa, softwares e atualizações, infraestrutura de TI, entre outros pontos. A partir desse diagnóstico individual, pode-se apresentar um projeto completo para as mudanças.
Dentro desse documento, é preciso constar todas as questões de melhoria identificadas, cronograma de ações e um fluxograma com os custos de implantação. A sua empresa pode lucrar duas vezes, realizando a consultoria e implantando as soluções.
A consultoria em TI pode buscar alcançar várias empresas, em segmentos de mercado diferentes, como o agronegócio, comércio varejista, saúde, entre outros. Contudo, como é necessário um conhecimento não apenas de tecnologia, mas também de negócio, é preciso realizar uma separação por especialista.
Ou seja, dentro do seu leque de profissionais, é possível designar um responsável para cada área, aumentando o alcance da sua empresa, já que os seus colaboradores estarão prontos para lidar com os desafios de TI de qualquer área, gerando mais oportunidades de fazer negócio. O objetivo é facilitar o trabalho de consultoria e alcançar um número cada vez maior de clientes. utilizando-se de propostas semelhantes.
Ao focar em consultoria de TI, a sua empresa passa a se diferenciar no mercado, deixando de ser apenas uma prestadora de serviços para se tornar uma referência na transformação digital no mercado. Dessa forma, as indicações surgirão com o tempo de forma natural, aumentando o fluxo de negócios.
Embora o investimento em marketing mostre-se cada vez mais importante no cenário tecnológico atual, ele não é o único fator responsável pela reputação de uma empresa. A qualidade dos serviços ainda é o principal fator na atração de mais clientes. Por isso, obter excelência na consultoria e garantir a satisfação do seu público traz indicações importantes para parcerias futuras.
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Quando se apenas presta serviços de TI, a empresa foca nas soluções que o cliente, sejam elas adequadas ou não para obter melhores resultados. Ao prestar a consultoria de TI para o seu cliente, os seus colaboradores poderão encontrar as melhores soluções de acordo com a real necessidade do contratante, evitando desperdícios e garantindo resultados tangíveis para o seu negócio.
Ao investir na consultoria de TI, a empresa começa a comercializar dois produtos distintos, os serviços de tecnologia e o aconselhamento tecnológico. Isso potencializa a oportunidade de negócios, pois não se oferece apenas uma solução, já que existe potencial para muito mais.
Ao fechar um acordo de consultoria, a sua empresa pode demonstrar as melhores ferramentas para os problemas do cliente e ofertar a implantação dessas soluções junto com os seus colaboradores, lucrando duas vezes. Além disso, a consultoria pode ser pontual, somente em determinado caso, ou contínua.
Recorrer a serviços especialistas vem sendo a melhor solução em segmentos cada vez mais competitivos do mercado. Diante dessa realidade, prestar consultoria de TI é uma forma de diversificar as suas ações, aumentar rentabilidade da empresa e melhorar a satisfação dos clientes.
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2:06:09 pm
Luís, parabéns pelo conteúdo de seu artigo. O texto é um bom direcionador para quem pretende se inserir no mercado de consultoria de TI, além de ser também motivador.