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Confira 5 motivos para você oferecer serviços de consultoria em TI

publicado por Luís Montanari

Figura - Motivos para oferecer consultoria

Oferecer uma consultoria de TI para os clientes pode ser uma ótima forma de melhorar a rentabilidade da empresa e conquistar mais espaço no mercado. Com a transformação digital e adoção de tecnologia por muitas organizações, estão surgindo cada vez mais oportunidades de negócio.

Boa parte das pequenas e médias empresas não contam com uma equipe especializada em tecnologia e acaba sofrendo com isso. Você pode aproveitar essa lacuna para chamar o público e prestar serviços de TI, seja oferecendo seus profissionais, seja assessorando colaboradores do cliente.

Neste post, reunimos alguns motivos pelos quais é interessante investir na prestação de serviços de TI, além de como estabelecer a sua consultoria. Continue conosco e boa leitura!

O que é a consultoria de TI

A demanda por tecnologia e conhecimento especializados aumenta a todo dia. Por outro lado, nem todas as empresas têm orçamento suficiente para a contratação de uma grande equipe de TI e outras atendem apenas demandas pontuais, o que inviabiliza tal contrato.

Diante desse cenário, as organizações buscam por uma solução de prestação de serviço, a chamada consultoria de TI. Uma empresa que atua externamente, apenas oferecendo serviços, atua de forma incisiva na resolução de problemas e pode firmar uma parceria a longo prazo.

O olhar externo de um profissional experiente pode levar até o cliente uma série de boas ideias sobre como desenvolver melhor o negócio por meio da aplicação de soluções tecnológicas, mostrando o caminho da transformação digital.

A TI está presente em todas as empresas, de todos os ramos, sendo algo fundamental para o funcionamento de qualquer organização. Ao visualizar o mercado dessa maneira, é possível entender as oportunidades de prestar consultoria de TI.

A figura do consultor tem o papel de ajudar no desenvolvimento do negócio, contribuindo com novas propostas, ferramentas, tecnologias e demais pontos ligados ao setor de TI que possam automatizar processos e garantir resultados.

Além disso, é papel da consultoria prestar todo o suporte de TI que o cliente precisa na implantação de novas tecnologias, assim como a formação de treinamentos para os colaboradores. Isso significa que os consultores apoiam a empresa do cliente durante toda a mudança.

Outro ponto é importante é entender a principal diferença entre vender serviços de TI e prestar uma consultoria de TI. Na venda de serviços, não há envolvimento com o negócio do cliente, apenas a aplicação das ferramentas exigidas. Na consultoria, no entanto, busca-se adequar os serviços oferecidos às demandas corporativas do cliente.

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Quais são os motivos para prestar consultoria de TI

A seguir, separamos os 5 principais motivos pelos quais você deve não só prestar serviços de TI, mas também focar na consultoria desse setor. Acompanhe!

1. Cada cliente terá um diagnóstico

Prestar uma consultoria de TI permite entender melhor o negócio do cliente e os seus pormenores. Com as suas demandas em mãos e um diagnóstico fino de todas as suas necessidades, torna-se muito mais prático entender quais são as ferramentas ideais para atender determinado caso.

Para isso, é preciso ficar atento a vários pontos, como o tipo de armazenamento de dados realizado pelo cliente, os seus sistemas de defesa, softwares e atualizações, infraestrutura de TI, entre outros pontos. A partir desse diagnóstico individual, pode-se apresentar um projeto completo para as mudanças.

Dentro desse documento, é preciso constar todas as questões de melhoria identificadas, cronograma de ações e um fluxograma com os custos de implantação. A sua empresa pode lucrar duas vezes, realizando a consultoria e implantando as soluções.

2. Separação dos serviços por especialista

A consultoria em TI pode buscar alcançar várias empresas, em segmentos de mercado diferentes, como o agronegócio, comércio varejista, saúde, entre outros. Contudo, como é necessário um conhecimento não apenas de tecnologia, mas também de negócio, é preciso realizar uma separação por especialista.

Ou seja, dentro do seu leque de profissionais, é possível designar um responsável para cada área, aumentando o alcance da sua empresa, já que os seus colaboradores estarão prontos para lidar com os desafios de TI de qualquer área, gerando mais oportunidades de fazer negócio. O objetivo é facilitar o trabalho de consultoria e alcançar um número cada vez maior de clientes. utilizando-se de propostas semelhantes.

3. Estimula a indicação

Ao focar em consultoria de TI, a sua empresa passa a se diferenciar no mercado, deixando de ser apenas uma prestadora de serviços para se tornar uma referência na transformação digital no mercado. Dessa forma, as indicações surgirão com o tempo de forma natural, aumentando o fluxo de negócios.

Embora o investimento em marketing mostre-se cada vez mais importante no cenário tecnológico atual, ele não é o único fator responsável pela reputação de uma empresa. A qualidade dos serviços ainda é o principal fator na atração de mais clientes. Por isso, obter excelência na consultoria e garantir a satisfação do seu público traz indicações importantes para parcerias futuras.

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4. Traz maiores resultados

Quando se apenas presta serviços de TI, a empresa foca nas soluções que o cliente, sejam elas adequadas ou não para obter melhores resultados. Ao prestar a consultoria de TI para o seu cliente, os seus colaboradores poderão encontrar as melhores soluções de acordo com a real necessidade do contratante, evitando desperdícios e garantindo resultados tangíveis para o seu negócio.

5. Aumenta a rentabilidade

Ao investir na consultoria de TI, a empresa começa a comercializar dois produtos distintos, os serviços de tecnologia e o aconselhamento tecnológico. Isso potencializa a oportunidade de negócios, pois não se oferece apenas uma solução, já que existe potencial para muito mais.

Ao fechar um acordo de consultoria, a sua empresa pode demonstrar as melhores ferramentas para os problemas do cliente e ofertar a implantação dessas soluções junto com os seus colaboradores, lucrando duas vezes. Além disso, a consultoria pode ser pontual, somente em determinado caso, ou contínua.

Recorrer a serviços especialistas vem sendo a melhor solução em segmentos cada vez mais competitivos do mercado. Diante dessa realidade, prestar consultoria de TI é uma forma de diversificar as suas ações, aumentar rentabilidade da empresa e melhorar a satisfação dos clientes.

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Autor

Pai, Marketeiro, Gestor e Vendedor, é um profissional apaixonado por tecnologia, churrasco e cerveja. Possui mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo os últimos 10 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, se especializou no mercado MSP e contribuiu para que dezenas de empresas redesenhassem seus negócios, processos, serviços e ofertas. Atua como líder do time de Marketing, Eventos e Conteúdos da ADDEE, trabalhando para Revolucionar o Mercado de Gestão de TI.

Luís Montanari

Comentários

1 Comment

  • Luís, parabéns pelo conteúdo de seu artigo. O texto é um bom direcionador para quem pretende se inserir no mercado de consultoria de TI, além de ser também motivador.

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