Carreira

Ξ 1 comentário

Competitividade e criatividade

publicado por Roberto Carvalho

O mundo dos negócios é de fato interessante e intrigante. Seu dinamismo nos impõe mantermos atenção constante sobre o comportamento de nossos consumidores, competidores, colaboradores, mercado financeiro, tributário, melhores práticas de mercado, mix de produto, gestão de custos, e por ai vai. É sem dúvida um conjunto complexo de variáveis que se misturam e se combinam e que resultam em um jogo executivo interessante.

Em um determinado momento, voce tem à sua frente um “painel” com vários botões. Como em um video-game, (aliás, existem excelentes jogos de simulação de ambientes competitivos), voce aperta aqui, solta ali, e vai vendo os resultados de suas ações. Isso em curto, médio e longo prazos, com variáveis mensuráveis e controláveis, e também com as variáveis intangíveis, como ambiente motivacional, espírito de equipe, foco nos resultados e colaboração.

Evidentemente, as Empresas pautam-se principalmente nos resultados de curto prazo, e mensuráveis. Querem – e precisam – obter lucro. O problema vem após esta fase. Paradoxalmente, o problema vem também quando voce tem dinheiro em caixa, pois é à partir desta condição que normalmente as definições estratégicas e portanto de longo prazo são definidas, e é aonde justamente as margens de erro são maiores, e quando então todos os movimentos externos se aquecem, afinal todos estão te observando. Sabem que a empresa cresceu, ganhou mercado, aumentou seu market-share, mas isso trás também um grande desafio: O comodismo corporativo. Não é raro haver uma acomodação da Empresa, quando se acostuma com o presente positivo….esquece-se não só do amargo passado, mas também, e pior, do futuro ameaçador.

Por isso, planejar sempre, olhar constantemente para os lados, para dentro e fora da Empresa são papéis fundamentais para nos mantermos vivos.

Obrigado pela leitura!

@carva45

Autor

Profissional de desenvolvimento humano. Atua com Coaching, mediação de grupos e de suas dinâmicas. Analista de perfil comportamental, com larga experiência no mercado corporativo. Co-autor do livro "Condicionados para o sucesso - Mudando Paradigmas"

Roberto Carvalho

Comentários

1 Comment

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes