Em tempos difíceis nos EUA, na Europa e, por que não no mundo todo, esse é um teste decisivo de liderança, principalmente quando os eleitores têm menos paciência para oratória e simples promessas e valorizam a capacidade de realização de seus representantes. Em sua exibição de competência na sua reeleição, Obama atingiu 6 características essenciais para os empreendedores.
1. Foco
Obama mostrou que tem capacidade de suportar os seus objetivos e trabalhar até conseguir atingí-los.
Um grande exemplo foi a busca de Bin Laden.
- Querer agradar todo mundo é exemplo de falta de foco.
- Acreditar que empreendedorismo é fazer tudo ao mesmo tempo é mais um exemplo de falta de foco.
- Não escolher uma fatia – mesmo que seja minúscula – do mercado para dedicar a sua ideia é muita falta de foco.
- Não entender as necessidades do seu público é também falta de foco.
2. Consistência
O presidente foi capaz de manter a consistência mesmo em questões que ele mudou de opinião, para conectar as metas de governo e manter uma linha de governo dentro do seu estilo de presidência. Ser consitente significa fazer uma ponte entre as ideias e trabalhá-las até o final. Todas as tarefas na vida de um empreendedor precisam estar conectadas a uma ideia maior, que precisa ser o centro – ou o core business – do negócio. Comprometa-se em realizar algo grandioso e mantenha a consistência das suas ideias nisso. Mudar de opinião é natural e normal durante a vida de qualquer pessoa. Por isso, mesmo quando mudar de opinião, mantenha a ideia original e melhore-a com as suas novas opiniões.
3. Maestria
Obama mostrou que domina o conhecimento necessário para a realização do seu trabalho. E é justamente isso que todo empreendedor precisa. Empresas precisam de pessoas generalistas e especialistas. O empreendedor precisa ser mais do que um especialista. Precisa ser um expert. Seja um expert naquilo que você faz. Entenda o mercado, a concorrência, os consumidores e tudo que rodeia a sua ideia melhor do que qualquer pessoa. Domine o conhecimento necessário para fazer o seu negócio acontecer.
4. Resiliência
Em 2010 Obama sofreu uma perda considerável no congresso e perdeu forças. Além disso, no primeiro debate, Obama estava fragilizado e, por alguns segundos, algumas pessoas pensaram que ele tinha entregado os pontos. Mas, Obama mostrou ter a qualidade necessária para dar a volta por cima e ser o líder que os americanos precisam, principalmente no segundo debate, quando mostrou ser ainda o Obama que sabe o que precisa ser feito. Se o primeiro debate foi uma isca, ou se ele realmente estava fragilizado, não sabemos. Sabemos que empreendedorismo é sinônimo de obstáculos. E são justamente esses obstáculos que vão mostrar o verdadeiro potencial do empreendedor. Cada obstáculo vencido é um novo aprendizado e, um ponto a mais na capacidade de continuar firme em seu propósito. Não ouse falar em empreendedorismo se você apenas não quer ter chefe a cobrança de fazer as coisas acontecerem é bem mais rigorosa do que qualquer chefe que existe.
5. Estabilidade
Os eleitores ficaram convictos de que o presidente estava no caminho certo e que a semente do progresso havia sido plantada. O seu negócio precisa levar estabilidade para as pessoas, as pessoas têm um problema, ou ignoram que tenham um problema. Mas têm. E quando alguma coisa leva solução para esse problema, e cria uma estabilidade o negócio cumpriu o seu papel.
6. Experiência
Obama aproveitou o seu conhecimento e experiência em política externa e sobre os fatores que prejudicam os EUA para mostrar como foi um executivo eficiente, mostrando como o seu antecessor não tinha sido, e com isso mostrar que sabe o que precisa ser feito. A sua vida é a sua maior fonte de aprendizado. Diálogos, recortes, livros, pessoas, família e amigos, tudo isso é um fator de aprendizado na vida de um empreendedor. É justamente essa capacidade de ser autodidata e aprender facilmente com tudo que nos rodeia que separa os empreendedores do resto do mundo.
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Este texto foi inspirado no original “Why He Won: A Lesson in What People Really Want in a Leader“, da revista Inc.
Autor
Enrico Cardoso – escreveu 39 posts no Jornal do Empreendedor.
Apaixonado por marketing e branding digital, Enrico Cardoso é profissional de storytelling e acredita que toda empresa tem uma única oportunidade de se transformar em uma grande marca: contando histórias e cativando os consumidores com seus sonhos e pretensões.
Texto modificado/original por: Imar da Conceição Martins