Às vezes nós nos deparamos no decorrer do desenvolvimento de um Projeto algumas “certas dificuldades” principalmente em alguns momentos a falta de “tolerância” por parte da equipe de desenvolvimento e do próprio Gerente de Projetos. Segundo informações no dicionário a palavra ‘tolerância” do latim tolerare (sustentar, suportar), é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física. Seria a capacidade de aceitação que difere das normas de seu grupo de idéias.
Segundo o dicionário o conceito de tolerância se aplica em diversos domínios de abrangências:
- Tolerância social: atitude de uma pessoa ou de um grupo social diante daquilo que é diferente de seus valores morais ou de suas normas.
- Tolerância civil: discrepância entre a legislação e sua aplicação e impunidade.
- Tolerância segundo Locke : «parar de combater o que não se pode mudar».
- Tolerância religiosa: atitude respeitosa e convivial diante das confissões de fé diferentes da sua.
- Tolerância farmacológica ou medicamentosa: diminuição da responsividade a um fármaco, ou seja, a diminuição do efeito farmacológico com a administração repetida da substância.
- Tolerância técnica: margem de erro aceitável, ou capacidade de resistência a uma força externa.
- Tolerância: em gestão de riscos constitui o nível de risco aceitável normalmente definido por critérios pré-estabelecidos.
A parte mais difícil seria a intolerância técnica de uma outra solução.
O papel do Gerente de Projetos neste momento é fundamental quando estiver neste “acontecimento”. O GP precisa rapidamente administrar e procurar obter uma solução, contudo, a tolerância é não apenas o centro como também o paradoxo no desenvolvimento de Projetos. Isto é assim porque no desenvolvimento dos Projetos isto se impõe a tolerância de perspectivas opostas e permite-lhes expressarem-se, deixando que a democracia das idéias decida qual deve prevalecer, é necessário este princípio para a continuidade dos trabalhos. O resultado é frequentemente a morte da própria tolerância, pois aqueles que se orientam por princípios rígidos e perspectivas intransigentes nestas questões silenciam sempre — se lhes for dada a menor oportunidade — uma vez que os desenvolvimentos dos projetos, devido à sua própria natureza, ameaçam a hegemonia que desejam impor. Precisamos sempre procurar na equipe expor o seu ponto de vista técnico até o seu esgotamento e não forçar as outras pessoas da equipe em aceitá-los. Tem que haver sempre um esforço para argumentação o que seria a única obrigação de um raciocínio honesto. Pode haver no decorrer do projeto uma demora na aceitação nas argumentações e assimilações, mas quando se “acha o caminho” deste consenso de idéias, a equipe trabalha mais unida e com uma desenvoltura e rapidez no âmbito geral das atividades do Projeto.
A tolerância e o seu oposto não são apenas formas, nem sequer sempre, de aceitação e rejeição, respectivamente. É possível tolerar uma prática sem a aceitar. O que subjaz à tolerância é o reconhecimento de que o mundo é suficientemente vasto para permitir a coexistência de alternativas e propostas, e se nos sentimos ofendidos pelo que os outros fazem é porque já nos deixamos envolver demasiado. Toleramos melhor os outros quando sabemos como tolerar-nos a nós mesmos; aprender a fazê-lo constitui um objetivo da uma melhor aceitação no desenvolvimento dos Projetos.
Seguem abaixo algumas frases de Tolerância
“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.” Mahatma Gandhi
“Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância.” Dalai Lama
“O sucesso torna as pessoas modestas, amigáveis e tolerantes; é o fracasso que as faz ásperas e ruins.” William Maugham
“O hábito de tudo tolerar pode ser a causa de muitos erros e de muitos perigos.” Marcus Cícero
“Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para esculpir a serenidade. Usar a dor para lapidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.” Augusto Cury
“A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena. Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!” Chico Xavier
Referências Bibliográficas
http://ateus.net/artigos/miscelanea/tolerancia/ – Acessado em 30/07/2011.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Toler%C3%A2ncia – Acessado em 30/07/2011.
http://pensador.uol.com.br/frases_de_tolerancia/ – Acessado em 30/07/2011