Cloud Computing

Ξ 1 comentário

Cloud Computing e Serviços Gerenciados

publicado por Eduardo Marques

A crise americana e recentemente a crise europeia trouxeram tendência negativas também nas áreas de tecnologia, mas contrariando outras áreas econômicas, os serviços gerenciados continuam com crescimento positivo.

 Uma grande tendência nos Managed Services é a Computação em Nuvem, que tem demonstrando forte crescimento. Segundo o blog do The Wall Street Journal a perspectiva é de um crescimento de 41 bilhões de dólares em 2011 para 241 bilhões de dólares até 2020, sendo que a Gartner projeta que esse mercado vai gerar 148 bilhões de dólares até 2014.

 De olho neste mercado bilionário, as grandes companhias que ainda não tem a Computação em Nuvem consolidada, estão correndo atrás. A SAP avançou recentemente com a aquisição da SuccessFactors em uma operação de 3,4 bilhões de dólares, para que possa acompanhar as rivais neste setor. A Oracle, por sua vez, adquiriu o controle da RightNow Technologies em Outubro, para aumentar a oferta de serviços ao consumidor através de sofwares instalados na Nuvem.

 A própria crise econômica pode, por um lado, ter influenciado algumas escolhas por Serviços Gerenciados, nomeadamente Cloud Computing, visto que se torna atraente pelo seu menor custo de propriedade e pela escalabilidade, ou seja, adaptação à demanda. Não é mais necessário ter servidores sobredimensionados, e na hora que necessitar maior demanda computacional, a solução de Cloud pode ser escalada para atender essas necessidades.

 Entretanto espera-se um crescimento desta tecnologia em torno de 4% em Portugal para 2013 – o que é ótimo, tendo em conta a conjuntura econômica – e de cerca de 19% no Brasil, para 2014.

 Se sua empresa não usa ainda Cloud Computing, é bem provável que vá usar nos próximos anos. Além disso, o aumento da concorrência pode vir a reduzir ainda mais os preços.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Eduardo Marques, 21 anos de experiência, é Consultor de T.I. atuando nas áreas de Gestão de TI, Projetos, Infraestrutura e Segurança. Possui formação em Tecnologia da Informação e em Administração, com especialização em segurança de sistemas da informação e administração de redes de computadores. Veja mais artigos do autor, aqui. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/eduardoluismarques Email: emarques@progere.com

Eduardo Marques

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes