Carreira

Ξ 3 comentários

Apenas uma reflexão sobre Tolerância…

publicado por Marlon Tosi

Em primeiro lugar, quero agradecer ao Senhor Augusto Vespermann pelo convite e oportunidade de escrever a este Site. Tenho lido os artigos de outros colunistas e, realmente, é um prazer e uma honra poder fazer parte desta equipe.

Neste artigo inicial, falarei sobre uma reflexão que li em um site recentemente que tenho também o hábito de consultar e recomendo (http://www.ordemlivre.org/) e o texto em questão é “A constante redução do espaço do debate” de Adolfo Sachsida (autor do blog http://bdadolfo.blogspot.com/) que expressa à preocupação sobre a liberdade de expressão.


Como Gestor na área de Informática, e independe da área que estamos atuando, nós precisamos nos preocupar em como e quando colocar as nossas convicções/crenças, sejam elas pessoais e/ou profissionais, em questões que vão contra o que a “maioria” acha ser o correto.  Em outras palavras, como devemos agir quando estamos em uma posição de politicamente incorreto? É complicado eu sei, pois depende sempre de cada situação, assim como de cada tema e participante, até porque ao lado do seu chefe, você pode ser mal interpretado e até se explicar, você já “queimou o seu filme”.

Para citar como exemplo, será que não posso dizer que sou a favor do aborto? Não posso dizer que sou contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo? Não posso dizer que sou contra o atual governo e a sua postura assistencialista? Lógico que eu e você podemos, desde que meu caro leitor, respeitemos o próximo. E neste caso, a nossa posição hierárquica é a que menos importa.  Sendo Gestor ou não, o mais importante é o respeito ao próximo, mas que fique claro que isso não quer dizer que nós não possamos expressar a nossa posição sobre determinados assuntos.

E é neste ponto que quero levá-lo a refletir: Até onde você está disposto a aceitar a posição do próximo? Atuando já há alguns anos na área de gestão, já não me surpreendo com a postura de algumas pessoas sobre a ação de discordar do próximo. Seja por apenas discordar do assunto, sem ao menos acrescentar algo novo ou mesmo interessante, agindo apenas por ser “o do contra”, ou aqueles ainda que discordem porque não gostam do fulano, ou melhor, (e essa desculpa é boa mesmo) por não “vão com a cara do fulano” (ir? Para onde?).

É de nossa natureza discordar, e aqui valem muitos motivos para isso, mas quantos motivos nós temos para defender a posição do outro, mesmo que a idéia seja muito, muito melhor que a nossa? (E já diziam que a inveja mata) Quantas vezes você, caro leitor, elogiou o trabalho do seu concorrente? Quantas vezes você já fez alguma crítica construtiva? (e sendo Gestor de equipe, isso é mais do que dever)

Os temas para qualquer discórdia são muitos, mas a postura que devemos ter é apenas uma. A de SEMPRE respeitar o próximo. Seja seu funcionário, amigo, parceiro de chopp ou mesmo do jogo de futebol (e este é um tema onde a intolerância realmente é muito grande – É impossível aceitar que alguém possa cometer um ato criminoso contra o outro somente porque gosta de um time diferente) a postura deverá ser a mesma.

E como Gestor ou mesmo parte de uma equipe, funcionário ou amigo, como você tem respeitado a liberdade de expressão do outro?

Então, esta foi a minha primeira reflexão que compartilho com todos vocês e espero pode fazer isso mais vezes. E deixo aqui o meu e-mail para qualquer crítica, desde que seja construtiva: marlontosi@oi.com.br

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional com mais de 10 anos de experiência em gestão de Projetos e Processos em áreas Operacionais e de TI, atuando como Desenvolvedor, Analista, Líder e Coordenador de Projetos. Graduado em Análise de Sistemas pela Unicarioca. Pós-graduado com Especialização em Engenharia de Software pela Escola Politécnica da UFRJ, Pós-graduação com Especialização em Gerência de Projetos pela PUC Minas e Mestrando em Informática na UFRJ (DCC/IM). Profissional Certificado ITIL V3 e Cobit 4.1 Mas acima de tudo, um carioca apaixonado pela família, pela leitura, por uma boa música e tudo que está atrelado a tecnologia. LinkedIn: http://br.linkedin.com/in/marlontosi

Marlon Tosi

Comentários

3 Comments

  • Nossa!!! Parabéns!!!É verdade…e vc tem sido um exemplo disso!!!Uma pessoa que respeita o próximo. É difícil…não é mole não!!! Respeitar…em um mundo onde poucos sabem valorizar esse tipo de atitude!Gde bjo!

  • Muito bom artigo.
    Sua posição é fundamental para a área na qual atua e essa preocupação pelo direito do próximo à liberdade de expressão é fundamental para bem manter os relacionamentos que ocorrem nos diversos níveis dentro de qualquer empresa. Um abraço e parabéns.

  • Ótima reflexão. Infelizmente a discordância sem argumentação atinge altos níveis nas empresas. É necessário se colocar no lugar do outro, entendê-lo, e então argumentar utilizando um contraponto sensato. Acredito que seja questão de pensar fora da caixa, na busca de uma discussão inteligente e que traga resultados.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.