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Acompanhe suas campanhas, e análise dos dados de forma simplificada e obtenha resultados

publicado por Carol Merten

Qualquer empresa que queira ser bem-sucedida precisa saber quais técnicas de marketing são eficazes para seus clientes, membros e público-alvo. Sem esse conhecimento, é impossível saber se suas campanhas de marketing são eficazes ou se estão simplesmente desperdiçando seu tempo e dinheiro.

O que significa que o acompanhamento de campanhas é uma parte fundamental dos relatórios de marketing digital e, se você não estiver fazendo isso ou realizando incorretamente, poderá acabar usando seus orçamentos para atividades que não oferecem retorno sobre o seu investimento (ROI).

Muitas empresas, gastam muito tempo trabalhando com equipes de marketing e educando-os sobre a maneira correta de configurar campanhas para que eles possam rastrear os orçamentos investidos, conversão e resultado.

É preciso entender, que ao mensurar uma campanha, você pode “encontrar os pontos brilhantes”, aprender, monitorar e garantir que está atingindo o impacto certo. Da mesma forma, quando uma determinada campanha não funciona como esperado, você pode agir, melhorar a campanha, parar ou então focar em uma nova, economizando tempo e orçamento.

Para muitos clientes, especialmente a grande proporção que usa o Google Analytics, o conselho inicial é o mesmo: trabalhe nas tags de rastreamento de campanha. Mesmo agora é surpreendente como as equipes não conseguem implementar o básico corretamente; e quando eles precisam apresentar seus números de volta, eles não podem produzir resultados consistentes e raciocínio para fazer controle de seus relatórios.

É preciso configurar suas tags de UTM do Google Analytics corretamente e como garantir que você está seguindo as práticas recomendadas.

Os parâmetros UTM são o padrão de rastreamento usado pelo Google Analytics. Ao adicionar parâmetros UTM à URL em links, ele substitui os próprios esforços do GA e fornece os dados sobre o local de origem das visitas. Ao adicionar parâmetros a cada campanha, você pode coletar informações sobre a eficiência geral.

Isso permite que você acompanhe a campanha por origem de canal, nome, meio de marketing, tempo e conteúdo da campanha. Adicionar parâmetros UTM é relativamente fácil, embora seja mais difícil garantir que você seja consistente.

Enquanto isso, aqui estão cinco recomendações principais para garantir que suas campanhas de marketing sejam marcadas e acompanhadas corretamente:

  1. Seja claro em quais campanhas serão rastreadas e monitoradas
  2. Decidir sobre os termos de origem, mídia e campanhas
  3. Ao postar uma nova campanha com um link, crie um URL de monitoramento
  4. Analise o impacto da campanha no Google Analytics
  5. Ajuste quaisquer exibições do painel de acordo para garantir que você tenha a visão mais relevante

Em todas as minhas consultorias que venho realizando, tento sempre mostrar para o cliente sobre dois indicadores:

  • Indicadores de Vaidade
  • Indicadores de Resultado

E explico a importância destes dois indicadores, os de vaidade são aqueles que representam milhares de curtida, mas geralmente não trazem tráfego para o site ou não realizam uma venda, enquanto o indicador de resultado realiza vendas.

Percebo que cada vez mais as empresas estão olhando mais para os dados ao criar uma estratégia para sua comunicação digital, e não trabalhando mais através de feeling. É preciso acompanhar os dados em tempo real, entender como o usuário está performando em sua campanha, qual caminho está percorrendo pelo seu site. Quando você entende os dados e utiliza de forma equilibrada os indicadores de vaidade e de resultado, você certamente conseguirá construir uma campanha mais eficaz para Reconhecimento de Marca e também para gerar resultados.

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Autor

Sou uma profissional orientada para resultados, com visão sistêmica e foco em planejamento estratégico. Atuo como consultora de negócios digitais e ofereço aos meus clientes todo conhecimento e know-how adquirido em 17 anos de mercado, provendo serviços e soluções para web com estratégia direcionada em marketing digital. Proporciono as pequenas e médias empresas posicionamento mercadológico no ambiente digital, sempre com foco em resultados, para que o cliente consiga atingir seus objetivos e sua presença online resulte em mais negócios.

Carol Merten

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