TecnologiaMobileAcesso remoto, para quem?

Acesso remoto, para quem?

-

Publicidade

Os programas e sistemas de acesso remoto oferecem muitas vantagens a empresas de qualquer tamanho e setor, entre elas a gestão remota de seus equipamentos de TI, economia de tempo e custos, a possibilidade de realizar suporte remoto e uma maior produtividade no trabalho ao facilitar a mobilidade

Essas soluções permitem que os profissionais com alta mobilidade geográfica acessem e controlem computadores conectados à internet de qualquer parte do mundo, como se estivessem em seus escritórios.

Também admitem a organização de mini-reuniões, o gerenciamento e supervisão de sistemas e servidores de difícil acesso de forma segura e até a impressão de documentos de um computador remoto.

Enquanto um número crescente de profissionais sente-se cada vez mais confortável no trabalho remoto, algumas áreas ainda apresentam problemas.

Diretores de empresas, por exemplo, preocupam-se com a produtividade de seus funcionários fora do escritório; em como a ausência do escritório impacta a formação do time da corporação e, é claro, em quanto seus dados estão seguros.

Não são apenas os líderes das equipes e as empresas propriamente ditas que buscam melhoria no trabalho remoto.
Aspectos regulatórios como a CLT, vem trazendo implicações no que se refere ao acesso remoto, com a evolução tecnológica e novas formas de organização da sociedade, o chamado teletrabalho está cada vez mais presente, criando situações não previstas pela legislação e, portanto, demandando um esforço do empregador, do empregado e da Justiça, quando houver a necessidade, para resguardar todos os direitos dos envolvidos.

Atualmente, muitas decisões são calcadas basicamente no artigo 6º da CLT, que versa sobre o trabalho em domicílio. Ele diz que “não se distingue entre o trabalho feito no estabelecimento do empregador e o executado no domicílio do empregado, desde que esteja caracterizada a relação de emprego”.

Diante das formas de relação trabalhista que se estabeleceram ao longo dos anos, esta redação pode ser considerada muito simples.

No entanto, o Projeto de Lei 4.505/2008, tem o objetivo de atualizar a legislação e estabelecer os novos parâmetros deste tipo de trabalho.

O texto conceitua a questão como “todas as formas de trabalho desenvolvidas sob controle de um empregador ou para um cliente, por um empregado ou trabalhador autônomo de forma regular e por uma cota superior a 40% do tempo em um ou mais lugares diversos do local de trabalho regular, utilizando tecnologias informáticas e de telecomunicações”.
Entre as medidas previstas no projeto de lei, o artigo 6º diz que o teletrabalhador tem basicamente os mesmos direitos e garantias estipulados na CLT, como proteção ao salário, férias, filiação sindical etc.

Critério de concessão do acesso:
Para obtenção do acesso remoto, deve-se estabelecer quem , como, e quando poderá ser realizado o acesso remoto.
Este controle pode ser feito inicialmente por uma política de concessão de acessos, na qual situações como o uso indevido e não autorizado devem estar previstos.

O acesso devera ser concedido somente a uma pessoa expressamente autorizada, podendo ser de um “de acordo” por email ou uma autorização formal em um IDM.

Porem outras medida podem ser adotadas, como por exemplo: o controle de acesso por ACL’s que permitem ao usuário remoto que se conecte apenas aos endereços previamente liberados, aumentando a segurança e diminuindo os riscos.
Também podemos adotar outras medidas técnicas como o uso de token’s, aumentando ainda mais a segurança.
Lembrando que não há nenhuma medida política, ou técnica que substitua a conscientização do usuário.

E então, vai um acesso remoto ai?

Até a próxima!

Evandro Ribeirohttp://www.nseg.com.br
Analista de Segurança da Informação, 7 anos de experiencia. Graduado em redes de computadores, Pós Graduado em Segurança da Informação.MCP, ISO27002, COBIT 4.1 RISK MANAGER

Latest news

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.
Publicidade

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Must read

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you