Gestão de Processos

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A diferença entre ITIL e ISO/IEC20000

publicado por Eliel Genilhu
 ITIL ISO/IEC20000

Gostaria de estrear nossa coluna neste site com um tema bastante curioso que quase sempre sou questionado em sala de aula. Apesar de não ter aqui a intenção de entrar em detalhes de cada uma das ferramentas, gostaria de esclarecer a diferença por traz de cada uma delas.

Quem é da década de 80 ou 70 deve se lembrar que o cinto de segurança não era obrigatório em muitos carros, era um opcional de segurança.

Pois bem, após vários testes as montadoras provaram que na maioria dos acidentes o cinto de segurança poderia salvar vidas. Então surgiu a melhor prática o uso do cinto de segurança. Por alguns anos ele não era obrigatório mais todo mundo que comprava carros novos queriam este acessório.

Com o estabelecimento da prática do cinto de segurança, em 1998 o Conselho Nacional de Transito estabeleceu a obrigatoriedade de seu uso em todos os veículos de passageiros. Isto gerou uma nova norma de trânsito conhecida e respeitada até hoje.

O ITIL (Information Technology Infrastructure Library) nada mais é do que um conjunto de melhores praticas criadas pelas indústrias de tecnologia de todo o mundo e empacotadas em uma biblioteca ou framework, que não necessariamente precisa ser seguida ou implementada.

Já a ISO/IEC 20000 tem carácter diferente é uma norma, uma lei, precisando ser seguida e implementada ao pé da letra. Assim como no trânsito as normas são baseadas em melhores práticas. Sendo assim a ISO/IEC 20000 é toda baseada em ITIL mais especificamente no ITILv2.

Antes do surgimento de qualquer norma temos o descobrimento das melhores práticas, sendo assim uma empresa que quer ser certificada em ISO/IEC 20000 precisa seguir as normas e implementar as melhores práticas, já as empresas que somente querem melhorar seus processos podem ir direto para a implementação das melhores práticas e assim ter sucesso.

Vale apena mencionar que as melhores práticas de hoje não serão as mesmas daqui a dez anos, principalmente se falando de tecnologia e que as normas ou leis não vão acompanhar tão rapidamente esta mudança. Então temos a tendência das normas serem mais rígidas e estáveis enquanto as melhores práticas mais flexíveis e atuais.

A pergunta meu amigo não é qual a diferença de ITIL ou ISO/IEC 20000 mais sim  qual a diferença de norma e melhores praticas.

Na próxima semana vamos falar mais sobre ITIL e sua diferença de Cobit.

Abraços e até a próxima.
Eliel Genilhu

Autor

Mais de 15 anos de experiência em Tecnologia sendo metade como Gestor. Atualmente CIO e IT manager em uma industria Farmacêutica, Professor de pós-graduação nas universidades UNIBH e IETEC. Especialista em gerenciamento de projetos com MBA pela FGV. Certificados em ITIL e COBIT. Contatos: Twitter: @genilhu Email: leogenilhu@gmail.com Linkedin: http://www.linkedin.com/profile/view?id=52264155&trk=tab_pro Facebook: https://www.facebook.com/leogenilhu

Eliel Genilhu

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