Segurança da Informação

Ξ Deixe um comentário

5 riscos de ficar sem antivírus

publicado por Equipe da Redação

Um dos assuntos mais em voga atualmente é a proteção de dados na internet. Contudo, ainda que de suma importância, não são todas as pessoas que estão atentas para isso, e tão-pouco que sabem como manter tais informações seguras. Pensando nisso, confira 5 riscos de ficar sem antivirus.

Porque você não deve ficar sem antivirus

O cibercrime não para de crescer mundo afora, contudo, mesmo com a divulgação das suas consequências as pessoas não se atentaram para tal necessidade. Para que você entenda o quão prejudicial é abrir mão de um antivírus, confira os 5 itens que pontuamos a seguir.

  1. Uso indevido de dados
    Pare e pense em todas as informações que estão armazenados no seu computador: acesso à redes sociais, senhas bancárias, dados de cartões de crédito, documentos, além de dados compartilhados nos e-mails.
    Bastante coisa, não é mesmo? Quando não há uma proteção, você acaba permitindo que os cibercriminosos acessem tais informações, o que facilita o roubo de identidade.
  2. Prejudica o desempenho da máquina
    Um dos sinais mais comuns de que o seu computador está sendo invadido por vírus é que o desempenho cai. Isso porque, dependendo do tipo e da ação desejada pelo invasor, ele pode ocupar todo espaço disponível no disco, bem como bloquear a ação de programas e, inclusive, negar acesso à Internet.
  3. Perda de arquivos
    Ainda que hoje as pessoas tenham o costume de fazer o armazenamento de dados nas nuvens, existem arquivos que ficam nos discos de armazenamentos do computador. Contudo, quando não há um sistema de antivírus, os invasores podem zerar todos os seus dados, e até mesmo impedir o acesso por meio de criptografia, para que tais informações sejam recuperadas mediante pagamento de resgate.
  4. Você não fica imune à sites suspeitos
    Uma das formas mais comuns de pegar vírus é acessando sites suspeitos. Quando um bom antivírus está instalado no computador, o programa avisa a respeito do perigo iminente e evita que a invasão de cibercriminosos.
  5. Atrapalha a gestão de processos da empresa
    Se a proteção de dados é importante em aparelhos domésticos, imagina só em ambientes corporativos onde o compartilhamento de dados é muito maior – e que, na maioria das vezes contém informações confidenciais.

É imprescindível que a empresa tenha um antivírus de confiança, pois assim, a gestão de processos passa a ser mais simplificada, uma vez que em apenas uma tela é possível garantir a segurança de todos os dispositivos instalados na mesma rede, o que consequentemente evita a aproximação de ameaças virtuais.

Como escolher um bom antivírus

Para encontrar um bom antivírus é necessário ficar atento se o modelo em questão de fato atende todas as suas necessidades. Primeiramente, é importante saber se o modelo funciona corretamente na sua máquina, visto que existem diversos sistemas operacionais, como é o caso do Mac, Windows, Android e Linux.

Caso você não tenha expertise no assunto, o ideal é que leia sites especializados – dê preferência para aqueles de fontes seguras e que não utilizam termos técnicos, pois assim, facilitará a sua compreensão do assunto. 

Fique atento a todos os recursos que são oferecidos, e ao grande diferencial que é o suporte prestado em momentos de urgência. Além disso, o equilíbrio entre o desempenho e a segurança oferecida é fundamental para que as tarefas a serem realizadas não sejam prejudicadas por lentidão.

Antivírus gratuito X pago: qual o melhor?

O modelo gratuito oferece uma cobertura básica o que combina melhor com a rede doméstica. Contudo, é necessário ter em mente que existem pontos importantes que não terão a segurança necessário, como é o caso de alertas para sites suspeitos, por exemplo, ou até mesmo, de programas desinstalados que nesse caso facilitam o acesso de cibercriminosos.

Já os antivírus pagos oferecem mais recursos, o que é extremamente vantajoso tanto para a proteção de dados de pessoas físicas, como também, de ambientes corporativos. Além disso, há o diferencial do suporte que é necessário para momentos de urgência, e que evitam que o aparelho, assim como os dados sejam prejudicados.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Equipe da Redação

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes